Sandano, WilsonCamargo, Márcio José Pereira deCamargo, Márcio José Pereira de2023-05-092023-05-092022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1101Com interesse na história da educação no Brasil do início do século XX, contada pelo viés literário de cunho memorialístico, esta pesquisa buscou explorar as interfaces em que dialogam literatura e história, tendo como objetos de estudo as obras Balão cativo: memórias/2 e Chão de ferro: memórias/3, lançadas respectivamente em 1973 e 1976, como volumes da série memorialística do médico e escritor Pedro da Silva Nava (1903-1984). Visando compreender as representações da escola presentes no relato do memorialista acerca de seus anos como aluno interno, objetivou-se descrever as relações entre literatura e história da educação; investigar as condições sociais e históricas que constituíram a educação escolar do período; explicar como o contexto histórico e as relações familiares e sociais contribuíram no percurso de formação do escritor; analisar e interpretar, nos volumes escolhidos, os modos como o memorialista representa as mediações entre a escola e o educando, em sua trajetória formativa e de socialização. Ancorando-se nos estudos realizados por Chartier (2002) e Burke (2005) no campo da História Cultural e, com fulcro nos postulados de Pêcheux (1995) sobre a noção de discurso, optou-se pela investigação exploratória, de abordagem qualitativa, seguindo-se os procedimentos da pesquisa bibliográfica, conforme Gil (2002) e Minayo (2009), bem como da vertente materialista da Análise de Discurso. À luz das transformações político-educacionais vividas no país entre o Império e a República e levando em conta o percurso formativo de Pedro Nava, procedeu-se à análise e interpretação das representações sobre a escola nas obras Balão cativo: memórias/2 e Chão de ferro: memórias/3, nas quais o memorialista relata suas experiências de internato vividas entre os anos de 1914 e 1920, primeiramente no Ginásio Anglo-Mineiro, em Belo Horizonte, e depois no prestigiado Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Como resultado, evidenciou-se um estilo pessoal do escritor, com o qual ele destaca o caráter pitoresco da escola e seus personagens e põe em relevo as contribuições das experiências de internato para seu processo formativo. As representações de Nava sobre a escola são reveladoras de que seu discurso é atravessado por outros discursos, de cujos sentidos depende a legitimação de outros tantos discursos que se fizerem no âmbito das instituições das quais emergem.With an interest in the history of education in Brazil at the beginning of the 20th century, told by the literary bias of a memorialistic nature, this research sought to explore the interfaces in which literature and history dialogue, having as objects of study the books Balão cativo: memórias/2 and Chão de ferro: memórias/3, published respectively in 1973 and 1976, as volumes of the memorialistic series of the doctor and writer Pedro da Silva Nava (1903-1984). In order to understand the representations of the school present in the memorialist's account about his years as an internal student, the objective was to describe the relations between literature and the history of education; to investigate the social and historical conditions that constituted the school education of the period; explain how the historical context and family and social relationships contributed to the writer's formative path; to analyze and interpret, in the chosen volumes, the ways in which the memorialist represents the mediations between the school and the student, in his formative trajectory and socialization. Based on the studies conducted by Chartier (2002) and Burke (2005) in the field of Cultural History and, with fulcrum in Pêcheux's postulates (1995) on the notion of discourse, we opted for exploratory research, with a qualitative approach, following the procedures of bibliographic research, according to Gil (2002) and Minayo (2009), as well as the materialistic aspect of Discourse Analysis. In the light of the political-educational transformations experienced in the country between the Empire and the Republic and considering the formative path of Pedro Nava, the representations about the school in the works Balão cativo: memórias/2 and Chão de ferro: memórias/3 were analyzed and interpreted, in which the memorialist recounts his experiences of boarding school lived between 1914 and 1920, first at the Ginásio Anglo-Mineiro in Belo Horizonte, and then at the prestigious Colégio Pedro II, in Rio de Janeiro. As a result, a personal style of the writer was evidenced, with which he highlights the picturesque character of the school and its characters and highlights the contributions of boarding school experiences to his formative process. Nava's representations of the school reveal that his speech is crossed by other discourses, whose meanings depend on the legitimation of so many other discourses within the institutions from which they emerge.Educação na literaturaEducação - HistóriaRepresentações sobre a escola na obra memorialística de Pedro NavaTese