Aranha, NorbertoTeixeira, Isabella FrançaTeixeira, Isabella FrançaTeixeira, Larissa FrançaTeixeira, Larissa FrançaAranda, Rafael Santana deAranda, Rafael Santana de2024-05-062024-05-062023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1430https://doi.org/10.22482/dspace/151Este estudo aborda a reutilização de pneus como uma solução ambientalmente amigável. A quantidade considerável de resíduos de pneus no Brasil, gerenciada por organizações como a Reciclanip, destaca a importância da sustentabilidade na construção civil. A pesquisa proposta visa avaliar a viabilidade do uso de pneus reciclados na composição de blocos de pavimento intertravado, com foco na resistência mecânica. Os objetivos incluem revisão bibliográfica, fabricação de blocos, ensaios de resistência e classificação dos materiais. A produção dos corpos de prova foi iniciada a partir do ensaio de peneiramento, necessário para definir a granulometria dos materiais de partida. Após este ensaio, foram montados corpos de prova para analisar a resistência mecânica de um piso contendo borracha de pneu em sua composição, seguindo a ABNT NBR 5738:2018. Foram testados inicialmente dois diferentes traços antes da moldagem, sendo o Traço 2 (1:0,25:0,50:0,25:0,47) o escolhido para os testes. Foram moldados dois corpos de prova para cada porcentagem de borracha adicionada (0%, 5%, 10%, 15%), substituindo o pó de pedra. A pesquisa visou analisar a substituição parcial de agregados por borracha de pneu inservível no concreto, comparando desempenhos. Usando o cimento CP V-ARI, além do concreto de referência. Aos 7 dias, 5% e 10% tiveram desempenho próximo ao padrão, enquanto 15% foram inferiores. Aos 14 dias, 5% e 10% atingiram resistência adequada, e aos 28 dias, todas ultrapassaram os 35 MPa, exceto 15%. A resistência diminui com substituições acima de 10%. O uso de borracha de pneu na produção de pisos intertravado mostrou-se viável e traz vantagens ambientais, mas desafios incluem custos elevados, falta de práticas comuns no Brasil e regulamentação.This study addresses tire reuse as an environmentally friendly solution. The considerable amount of tire waste in Brazil, managed by organizations such as Reciclanip, highlights the importance of sustainability in construction. The proposed research aims to evaluate the feasibility of using recycled tires in the composition of interlocking pavement blocks, with a focus on mechanical resistance. The objectives include literature review, block manufacturing, resistance tests and material classification. The production of the test specimens began with the sieving test, necessary to define the particle size of the starting materials. After this test, test specimens were assembled to analyze the mechanical resistance of a floor containing tire rubber in its composition, following ABNT NBR 5738:2018. Two different traces were initially tested before molding, with Trace 2 (1:0,25:0,50:0,25:0,47) being chosen for the tests. Two specimens were molded for each percentage of rubber added (0%, 5%, 10%, 15%), replacing the stone powder. The research aimed to analyze the partial replacement of aggregates with unusable tire rubber in concrete, comparing performances. Using CP V-ARI cement, in addition to the reference concrete. At 7 days, 5% and 10% performed close to the standard, while 15% were inferior. At 14 days, 5% and 10% reached adequate resistance, and at 28 days, all exceeded 35 MPa, except 15%. Resistance decreases with replacements above 10%. The use of tire rubber in the production of interlocking flooring proved to be viable and brings environmental advantages, but challenges include high costs, lack of common practices in Brazil and regulation.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEngenharia Civil - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCUtilização de pneu como parte de agregado na elaboração de um protótipo de piso intertravadoMonografia / TCC