Britto, Luiz Percival LemeDacar, Maria Antonia TavernariDacar, Maria Antonia Tavernari2023-05-092023-05-091999https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/245Neste trabalho a autora procurou estudar a especificidade dos cursos superiores de língua estrangeira em relação aos chamados cursos livres das escolas de idioma. Embora tenha enfocado o caso específico do processo ensino/aprendizagem do Espanhol, estendeu suas considerações às demais línguas estrangeiras estudadas nos cursos superiores. Buscando analisar tal especificidade, a autora realizou um trabalho analítico sobre diversos tópicos: importância das línguas no panorama mundial, formação do usuário e do especialista, distinção entre educação formal e informal, características dos cursos universitários e dos cursos livres de idiomas, currículo e interdisciplinaridade, inserção cultural como elemento de aprendizagem, dupla habilitação, facilidades e dificuldades de aprendizagem do Espanhol e realizações lingúísticas dos alunos. Um questionário realizado junto aos alunos permitiu a coleta de dados que ofereceram subsídios para as questões propostas. Os dados resultantes desse questionário e a reflexão sobre os problemas detectados, levaram a autora a sugerir que os cursos superiores de língua estrangeira estão estruturados sobre um modelo ultrapassado, que se distancia das tendências e da realidade atual, precisando ser rediscutido.In this work the authoress aimed to study the specificity of graduation courses in foreign language in relation to free courses of language schools. Although she had focused the specific case of Spanish teaching/learning questions, she expanded her thinking on other languages taught in graduation courses. Aiming to evaluate that specificity, the authoress made an analytical study on several topics: importance of languages in the international scenery, user and specialist formation, distinction between formal and informal education, features of university language courses and free language courses, curriculum and interdisciplinarity, cultural insertion as a learning element, double certification, facilities and difficulties in learning the Spanish language, and linguistic students performance. A questionnaire filled by students brought important data which were used as elements for the discussion of the questions proposed for this work. The data from the questionnaire analyzed under the light of linguistic theories led the authoress to suggest that the graduation courses in foreign language are structured on surpassed models which are away from the tendencies and the present reality, deserved more reflection.Espanhol - Ensino universitárioLíngua espanhola - Estudo e ensinoLíngua espanhola - Ensino superiorPueco, pero no mucho: percalços no ensino do espanhol na universidadeDissertação