Silva, Míriam Cristina CarlosMartins, Maria de Lourdes AlencarMartins, Maria de Lourdes Alencar2023-05-092023-05-092010https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/498Este trabalho de dissertação tem como objetivo, de modo geral, estudar os processos de comunicação do corpo no cotidiano, no contexto das culturas, mediante suas múltiplas manifestações, como mídia e como texto, mais notadamente, sua linguagem artística, por meio da dança contemporânea. Entre nossos objetivos específicos estão discutir o corpo presente no espetáculo Casa, da Cia. Déborah Colker, que incorpora os movimentos do dia a dia, complexificando-os, fazendo com que trabalhe em constante superação, o que significa também problematizar seu papel como o de um produtor de textos poéticos na comunicação. Para tanto, primeiramente, pretendeu-se fundamentar teoricamente o corpo como objeto de pesquisa da comunicação e da cultura, a partir de sua relação com as teorias da comunicação, com o ambiente urbano, com o espaço e com a educação, na medida em que este se apresenta em cena constantemente rompendo limites físicos, quando se assume como “corpo poético”, aquele que, mais do que se preocupar com detalhes técnicos formais da dança, valoriza a exploração dos movimentos, das habilidades, do resgate de gestos espontâneos. Além disto, refletimos sobre a reconfiguração das posturas corporais, num contexto em que o ser humano se expressa, também, por meio das tecnologias. Assim, o corpo, físico, mas inteiro, integral, não dicotomizado (corpo e alma) é entendido em seus movimentos, sob o ponto de vista da comunicação, com sua linguagem, expressa por signos não verbais. Nossas ponderações dialogam com as reflexões de autores como Foucault, Santaella, Campello, Lotman, entre outros. Em Campello (1997), especialmente, o corpo é entendido como texto, de acordo com Lotman (1978). Buscamos a leveza da escrita poética, por supormos que assim solicita nosso objeto, ainda que com isto assumamos alguns riscos. Porém, cremos no além mais profundo das “linhas e entrelinhas”, nas quais se pressupõe a emergência de novas posturas corporais, em busca do ser humano, pensante, que opina, participa, cria, modifica, enfim, que se expressa mediante as transformações globais que nos envolvem nos dias de hoje.Este trabajo de disertación objetiva, de modo general, estudiar los procesos de comunicación del cuerpo en el cotidiano, en el contexto de las culturas, mediante sus múltiples manifestaciones, como media y como texto, sobre todo, su lenguaje artístico, por medio de la danza contemporánea. Entre nuestros objetivos específicos, discutir el cuerpo presente en el espectáculo Casa, de Cia Déborah Colker, o cual incorpora los movimientos del cuotidiano, que se hacen complexos y que son trabajados en constante superación, o que significa, además, problematizar su papel como o de productor de textos poéticos en la comunicación. Para tanto, discutimos el cuerpo como objeto de pesquisa de la comunicación y de la cultura, a partir de su relación con las teorías de la comunicación, con el ambiente urbano, con el espacio y con la educación, en la medida en que este se presenta en cena constantemente rompiendo los límites físicos, cuando se asume como “cuerpo poético”, aquel que, además de preocuparse con detalles técnicos formales de la danza, valoriza la exploración de los movimientos, de las habilidades, del rescate de gestos espontáneos. Estudiamos la reconfiguración de las posturas corporales, en el contexto en lo cual el ser humano se expresa por medio de las tecnologías. Por eso, el cuerpo, físico, mas entero, integral, es entendido en sus movimientos, desde el punto de vista de la comunicación, con su lenguaje, expresa por signos no verbales. Dialogamos con las reflexiones de autores como Foucault, Santaella, Campello, Lotman, entre otros. En Campello (1997), especialmente, el cuerpo es entendido como texto, de acuerdo con Lotman (1978). Buscamos la delicadez de la escrita poética, por suponer que esto solicita nuestro objeto, aun que con esto asumamos riscos, puesto que creemos en el más profundo de las “líneas y entrelineas”, en las cuales se presupone la emergencia de nuevas posturas corporales, en busca del ser humano, pensante, que opina, participa, modifica y que se expresa mediante las transformaciones globales que nos envuelven en los días de hoy.Corpo humanoDançaComunicação não verbal (Psicologia)Comunicação e culturaLinguagem corporalO corpo no cotidiano: movimentos na comunicação, na cultura e na dançaDissertação