Nogueira, Eliete JussaraKariya, Ana Marta RaphaelKariya, Ana Marta Raphael2023-05-092023-05-092005https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/294Esta dissertação teve como objetivo conhecer a educação inclusiva nas escolas da Rede Municipal de Itapetininga, utilizando para tanto uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa. Foram utilizados para este estudo, documentos oficiais, questionário e entrevistas com professores e diretores do ensino fundamental; investigou-se principalmente a inclusão do Deficiente Mental nas salas de aula regular. Como resultados gerais, a opinião de professores e diretores não difere significativamente, eles consideram importante a inclusão, benéfica aos alunos, embora admitam que as escolas especiais seriam melhores para os deficientes mentais. Ocorre participação dos deficientes mentais em atividades extra-aula, se a família permitir. Os sujeitos entrevistados argumentam que não basta colocar as crianças no mesmo espaço para que ocorra inclusão, mesmo assim a socialização é benéfica. Dentro de uma perspectiva de educação inclusiva, os conhecimentos, habilidades e valores a serem alcançados pelos alunos com necessidades educativas especiais, incluídos nas turmas do ensino comum, devem ser os mesmos propostos para os seus colegas. O que varia é o apoio que cada aluno deve receber em função de suas peculiaridades e os critérios de aquisição que forem mais convenientes a serem considerados nos processos de avaliação educacional.That dissertation had as objective to know the inclusive education in the schools of the Municipal Net of Itapetininga, using for so much a field research, with a qualitative approach, they were used for this study, official documents, questionnaire and interviews with teachers and directors of the fundamental teaching, investigating mainly the mental inclusion of the deficient in the regular class rooms. As general results, the teachers' opinion and directors don't differ significantly, both consider important the inclusion, beneficial to the students, although they admit that the special schools would be better for the mental deficient. It happens mental participation of the deficient in activities extra class, depending more on the family to allow. The people interviewees argue that is not enough to place the children in the same space so that it happens inclusion, even so the socialization is beneficial. Inside of a perspective of inclusive education, the knowledge, abilities and values be reached by the students with special educational needs, included in the groups of common teaching, they should be the same ones proposed for its colleagues. What varies it is the support that each student should receive in function of its peculiarities and the acquisition approaches that are more convenient to they be considered in the processes of evaluation educational.Educação inclusiva - Itapetininga (SP)Inclusão em educaçãoEducação do deficiente mentalA educação inclusiva nas escolas de Itapetininga: um estudo sobre os portadores de deficiência mentalDissertação