Martinez, MonicaAlmeida, Helbert RogerAlmeida, Helbert Roger2023-05-092023-05-092018https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/871Esta pesquisa inscreve-se no território da Comunicação, na interface entre mídia e religião. Interessa-nos como objeto de estudo, as narrativas produzidas no programa de entrevistas 180 Graus O Ponto da Virada, da TV Novo Tempo. O objetivo geral consiste em verificar o que as narrativas dizem; o que elas reproduzem? São objetivos específicos descobrir se o programa recebe influência da midiatização da religião, se as narrativas reproduzem um substrato ideológico e doutrinário, se há correlação entre o sagrado/profano e mídia/religião, além de investigar se há uma relação entre a Jornada do Herói, de Campbell, e a conversão cristã, na busca pelo ponto central e o momento crucial nas histórias de vida do novo converso. Esta pesquisa se torna relevante porque cada vez mais percebemos as interferências midiáticas no cenário religioso. Não é mais possível estudar comunicação no Brasil sem considerar os processos comunicacionais da religião e como ela interage com a mídia. Metodologicamente, dois caminhos são trilhados: O primeiro, trilhou por teorias, pertinentes ao tema na busca de compreensão do cenário religioso atual e as implicações da midiatização da religião. Ancorados na esteira de teóricos que abordam a questão do sagrado-profano e do impacto da modernidade na religião, pudemos adentrar na outra faceta do trabalho de pesquisa exploratória: a compreensão da estrutura narrativa mítica da Jornada do Herói e o monomito campbelliano. O segundo caminho construído na pesquisa, foi a análise de conteúdo com foco em um estudo subjetivo e qualitativo. Procurou-se analisar seis programas levados ao ar entre os anos 2012 e 2017, no canal do programa no YouTube, além de entrevista realizada com Creriane Lima apresentadora do referido programa.This research is inscribed in territory of communication, at the interface between media and religion. We are interested in study of the narratives produced in the program of interviews 180 Graus O Ponto da Virada, of the TV Novo Tempo. The overall goal is to check what the narratives say, what do they reproduce? The specific objectives are to find out if the program is influenced by the mediatization of religion, if the narratives reproduce an ideological and doctrinal substratum, if there is a correlation between the sacred and the profane, between media and religion, besides investigating if there is a relation between the Campbell’s Hero’s journey and and Christian conversion, in search of the central point and the turning point in the new convert's life stories.This research becomes relevant because we more and more perceive the media interference in the religious scenario. It is no longer possible to study communication in Brazil without considering the communicational processes of religion and how it interacts with the media. Methodologically, two paths are traced: The first one was guided by theories pertinent to the theme in the search for an understanding of the religious scenario nowadays and the implications of the mediatization of religion. Anchored in the wake of theorists who approach the question of the sacred / profane and the impact of modernity on religion, we were able to enter into the other facet of the exploratory research work: the understanding of the mythical narrative structure of the hero's journey and the Campbellian monomyth. The second path built in the research was content analysis focused on a subjective and qualitative study. We tried to analyze six programs taken to air between 2012 and 2017, in the channel of the program on YouTube, in addition to an interview with Creriane Lima presenter of mentioned program.Comunicação de massa em religiãoTelevisão na religiãoComunicação de massa - Aspectos religiososReligiãoNarrativas midiáticas televisivas evangélicas: o programa 180 Graus O Ponto da Virada da TV Novo TempoDissertação