Navegando por Orientador "Oliveira, Édison Trombeta de"
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- Monografia / TCCA experiência da dança-teatro no ensino fundamental: anos iniciais(2023) Fonseca, Ingrid StefanyEsta pesquisa foi realizada com duas turmas de Ensino fundamental – anos iniciais e tem como objetivo levar o ensino da dança-teatro para a escola de forma acessível, didática e lúdica, se adequando às normas e exigências da Base Nacional Comum Curricular e tornando a experiência dos estudantes mais interativa e divertida. Esta proposta sugere que os conceitos e estética da dança-teatro de Pina Bausch sejam aplicados no contexto escolar através das metodologias de Rudolf Laban, com mímica, e de Viola Spolin, com jogos teatrais.
- DissertaçãoA influência da criação de jogos no ensino fundamental : contribuições para os processos de aprendizagem e desenvolvimento interpessoal(2024) Zamparoni, Samuel CalianiEsta dissertação trata de uma pesquisa cujo tema é o ensino de elementos da geometria plana por meio de jogos criados pelos estudantes, em uma turma de 9º Ano do Ensino Fundamental, através da Aprendizagem Baseada em Projetos, uma Metodologia Ativa de Ensino. A pergunta norteadora do trabalho é: como a criação dos jogos educativos e temáticos por parte dos alunos pode contribuir para a sua aprendizagem em aulas de matemática? O objetivo geral parte de duas investigações: “se” e “de que maneira” a criação de jogos temáticos e educativos pode contribuir para a aprendizagem em geral; e os específicos são: interpretar os resultados das avaliações pré-jogo e pós-jogo; observar a participação individual dos alunos envolvidos e intervenções necessárias durante o processo; explicitar os relacionamentos entre os participantes de um determinado grupo e como os grupos se relacionam entre si durante o desenvolvimento da pesquisa; identificar o grau de interesse demonstrado pelos alunos por esse tipo de abordagem, para que outros trabalhos com a mesma temática possam vir a ser realizados. Para fundamentar esta pesquisa foi abordado o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal pois, na perspectiva de Vigotski, as atividades realizadas em colaboração podem criar possibilidades para o desenvolvimento, assim como a afetividade, sob a perspectiva de Wallon, no sentido de contribuir com desenvolvimento do indivíduo. Os dados analisados foram coletados por meio de diários de bordo, desenvolvidos pelos grupos e pelo professor, por um questionário aplicado ao início e ao término da criação dos jogos e por meio da aplicação de um teste pré e pós-jogo. Os dados foram sistematizados de acordo com o nível de satisfação dos grupos na realização do trabalho, assim como a contribuição dele nas relações interpessoais. A relevância desta pesquisa está no fato de verificar se é possível que os processos de aprendizagem ocorram através da criação de jogos educativos e temáticos, averiguando de que maneira isso ocorre, assim como identificar de que forma essa abordagem pode contribuir nas relações interpessoais dos envolvidos.
- Monografia / TCCA influência da mídia em composições coreográficas dentro do ambiente escolar(2023) Montoya, Bianca PetruceA presente pesquisa foi desenvolvida no curso de Licenciatura em Dança da Universidade de Sorocaba (UNISO) por meio do Programa de Residência Pedagógica da CAPES. Como residente bolsista no programa, foram desenvolvidas práticas docentes na escola pública, a partir da Base Nacional Comum Curricular, por meio da Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa, sendo ela composta por: a contextualização, apreciação e prática. Foi utilizada a metodologia da pesquisa ação com abordagem qualitativa na Escola Estadual Maria Helena Gazzi Bonadio, com os alunos do 6° ano do ensino fundamental – anos finais. A pesquisa teve como proposta, criação de vídeo com técnicas de Coreologia e criação coreográfica de dança. A proposta de apresentar os fatores de movimento, criação coreográfica tem como intuito de contribuir com o ensino de arte para no ensino fundamental – anos finais, levando o conhecimento sobre Coreologia para os alunos, aumentando o repertório de movimentos, promovendo expressividade, criatividade e também descontração dentro do ambiente escolar sem perder o foco no aprendizado. Resultando em observações de como a mídia é a maior influenciadora no repertório de movimentos, e o grande receio em movimentar o corpo dentro do ambiente escolar.
- DissertaçãoA integração entre teoria e prática : reflexões sobre a identidade e formação de docentes no ensino técnico(2025) Oliveira, Luís Cláudio deEsta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e ao Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Escola, Inovação e Aprendizagem – TEIA, da Universidade de Sorocaba. O tema dessa pesquisa é o processo de construção da identidade profissional do docente. que é guiada pela seguinte questão: como os docentes não licenciados do curso técnico profissionalizante do SENAC-SP — Itapetininga relacionam a sua trajetória com a construção da sua identidade profissional. Deste modo, o objetivo geral é compreender a relação entre a trajetória do docente, seus saberes e o processo de construção da identidade profissional no contexto do ensino técnico no SENAC-SP Itapetininga, enquanto: Identificar elementos da trajetória pessoal e profissional; Explicitar os conhecimentos adquiridos formalmente e as experiências práticas que influenciaram a identidade do professor; Avaliar a importância da união entre as experiências práticas no mundo do trabalho e a formação acadêmica no desenvolvimento dos saberes docentes são os objetivos específicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se vale de Tardif e Imbernón para tratar de saberes docentes e de entrevistas com seis docentes da unidade de ensino mencionada, que foram analisadas na perspectiva de Minayo. Entre os resultados destacamos que alguns docentes enfatizaram a aplicação direta da prática profissional para a formação do conhecimento técnico dos estudantes, enquanto outros priorizam a fundamentação teórica, ainda que apondo suas vivências profissionais como complementos à prática pedagógica. E ainda, as análises confirmaram que o aprimoramento da prática docente no ensino técnico está intrinsecamente ligado à articulação contínua entre os saberes disciplinares, pedagógicos e as experiências profissionais. A pesquisa é relevante porque lança luz sobre um contexto da construção da identidade profissional de docentes não licenciados atuando no ensino técnico-profissionalizante. Ao focar no SENAC-SP de Itapetininga, a investigação contribui para a compreensão de como esses professores oriundos, em sua maioria, do mundo do trabalho, constroem suas práticas pedagógicas e seus saberes docentes, mesmo fora das rotas tradicionais de formação em licenciatura. A relevância também se manifesta na valorização dos saberes da experiência; Contribuição para políticas de formação continuada; Reconhecimento da diversidade de trajetórias; impacto na qualidade do ensino técnico.
- DissertaçãoA ressignificação da biblioteca universitária: uso de espaços educativos em instituições de ensino superior de Sorocaba/SP(2024) Rosa, Ana Claudia MartinsEsta dissertação de mestrado tem como foco o espaço físico e as ações educacionais da biblioteca universitária como locus de ensino. A intenção é analisar o espaço físico da biblioteca universitária na perspectiva do novo paradigma da biblioteca física como espaço ativo de aprendizagem e suas funções multivariadas sob a perspectiva do bibliotecário. A pesquisa é baseada em revisão bibliográfica, livros, artigos científicos, teses e dissertações, além de entrevista com bibliotecários de instituições de ensino superior de Sorocaba-SP. A pergunta norteadora é: Que espaços e profissionais são necessários para que a biblioteca universitária seja dedicada à convivência e à troca de experiências para a comunidade local? Com as mudanças significativas nos últimos anos, observa-se que a biblioteca universitária é muito mais que emprestar livros. Elas funcionam como um espaço de lazer e entretenimento, promovendo ações culturais, eventos, networking e coworking, sendo consideradas espaços de convivência e de troca de experiências pela comunidade local. Assim, é necessário refletir se esses espaços e profissionais estão preparados para este novo momento. Como justificativa,acredita-se que a biblioteca universitária possa contribuir para a inserção do aluno no mercado de trabalho, visto que pode ajudar a desenvolver competências relevantes a a fim de auxiliá-lo a entrar e manterse no mercado de trabalho. Para esta pesquisa foram utilizados autores das áreas de biblioteconomia e de educação escolar com foco no ensino superior.
- Monografia / TCCArte contemporânea no aprendizado de adolescentes(2023) Silva, Maria Julia Aranha eEm vista da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o estudo da Arte é dividido em quatro linguagens específicas, sendo elas; Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. É exposto pelo documento a necessidade de desenvolver as habilidades propostas de acordo com os objetivos do conhecimento, além de trabalhar a reflexão (crítica, imaginativa e sensível) e autonomia dos alunos, embasadas nas próprias experiências pessoais de contato com a arte. Não obstante, no ensino de arte dentro de escolas, principalmente estaduais ou municipais, a leitura de imagens ainda é ignorada, junto aos objetos de arte presentes no consumo midiático dos alunos; que sem um respaldo sobre como operar no mar de informações visuais para reconhecer as origens e motivações do mundo artístico, deixam de aliar o processo da autossuficiência ao acúmulo de conhecimento teórico e imagético, proveitoso não só para o estudo das Artes Visuais como outras áreas de conhecimento. Em vista dessa concepção, a abordagem triangular se apresenta como um dos possíveis modos de facilitar o aprendizado. Assim, no presente trabalho foi dedicado um estudo em Artes Visuais, a partir de uma releitura da Abordagem Triangular e investigação da correlação entre consumo midiático e aprendizado pela leitura de imagens, por meio do preparo dos alunos para um olhar artístico crítico.
- Monografia / TCCFé na TV: a representação das religiões nos telejornais regionais da TV Tem Sorocaba(2025) Leite, Ana Carolina CirulloEste estudo teve como objetivo analisar como as religiões são abordadas nos principais telejornais veiculados pela emissora afiliada da Rede Globo na cidade de Sorocaba no interior de São Paulo, a TV TEM. Utilizando-se da metodologia de análise de conteúdo, a pesquisa se propôs a investigar num intervalo de seis meses, como as diferentes religiões, suas práticas, representantes e eventos religiosos foram incluídos nos programas “Tem Notícias 1ª Edição” e “Tem Notícias 2ª Edição”. Passando por uma apresentação das relações entre religião, sociedade, mídia e televisão, se construiu a base teórica que fundamentou este trabalho para que a análise fosse realizada. Nesta trajetória, a falta de diversidade na cobertura jornalística ficou evidente com os resultados encontrados, surgindo um alerta para a necessidade de avaliar e discutir os princípios jornalísticos que não estão sendo contemplados neste contexto. Também vale a observação em torno desta influência midiática na construção de imaginários sociais relacionados à religiosidade no espaço sorocabano e os conflitos que este imaginário provoca.
- DissertaçãoFormação continuada docente da rede pública estadual de São Paulo: o uso das ferramentas digitais durante o ensino remoto(2024) Pinto, Cláudia ReginaO presente estudo integra a linha de pesquisa "Cotidiano escolar, práticas educacionais e formação de professores" da Universidade de Sorocaba (UNISO). O objetivo da pesquisa foi compreender em que medida os cursos de formação continuada oferecidos pela EFAPE para o uso de tecnologias digitais contribuíram para o desenvolvimento docente em suas práticas pedagógicas durante a pandemia de Covid-19. O objetivo secundário buscou mapear a percepção dos professores em relação à formação continuada e à fluência no uso de tecnologias digitais aplicadas às suas práticas no ensino-aprendizagem durante o ensino remoto. A pesquisa foi feita com docentes que atuaram na cidade de Sorocaba/SP durante o fechamento temporário das escolas, durante o ensino remoto (2020-2021). Como metodologia, foi feita uma pesquisa de métodos mistos, valendo-se tanto do método de abordagem quantitativa quanto qualitativa descritiva, exploratória com análise de conteúdo, usando como principal instrumento de coleta de dados: o questionário. Nas perguntas fechadas foram elaboradas respostas de acordo com a escala de Likert, para compreender a percepção do participante quanto ao uso das tecnologias digitais e a sua própria aprendizagem na formação continuada. Nas perguntas abertas, foram aplicados a análise de conteúdo. Foi realizado, também, a análise dos cursos, voltados para o uso das tecnologias, disponibilizados aos docentes pela EFAPE, e o quanto eles foram relevantes. O aporte teórico trouxe Gatti (2003), Tardif (2011), Bates (2016), Sampaio e Leite (1999), Kenski (2012; 2013), Bardin (2021) além de outros que serviram de suporte no decorrer desta dissertação. Por meio deste estudo, pode-se pontuar a necessidades de uma formação continuada dos professores para o uso das ferramentas tecnológicas com a finalidade de alcançar e/ou ampliar uma fluência digital, além de apontamentos referentes às políticas públicas nessa área e sugerir melhorias para a formação docente e suas práticas pedagógicas.
- Monografia / TCCRegência coral e protocolo de aquecimento vocal para crianças do 4° ano do ensino fundamental: do laboratório à escola(2023) Valentim, Debora Ramos; Amaral, Letícia Helfenstens; Campos, Raphael Victor LeonO trabalho de conclusão de curso aborda a experiência prática e teórica da regência de coral infantil em um contexto escolar. Realizado por estudantes universitários na Escola Dom Aguirre, em Sorocaba, o estudo mergulha na transição do conhecimento acadêmico para a aplicação prática, enfrentando desafios reais, como gestão do tempo, adaptação a diferentes grupos de alunos e inclusão de crianças com necessidades específicas. Os relatórios detalhados dos estudantes destacam a evolução ao longo dos ensaios, ressaltando melhorias na abordagem didática e adaptação às variadas condições de ensaio. A orientação valiosa do professor é enfatizada como essencial para o aprimoramento contínuo. O trabalho busca não apenas descrever os desafios enfrentados, mas também salientar os aprendizados significativos obtidos durante a jornada de regência do coral infantil.
- Monografia / TCCRelato de experiência: pesquisa de movimentações corporais com base nas intensidades musicais(2023) Buzatto, Nicolle De OliveiraEste Relato de Experiência é uma Pesquisa Ação sobre o processo de desenvoltura de uma aula vinculada à linguagem da Dança, com registros e análises pessoais de acordo com os resultados experienciados durante o programa de Residência Pedagógica financiado pela CAPES1 para a UNISO2. Atuando como residente bolsista por este programa, as aulas foram realizadas na Escola Estadual Izabel Rodrigues Galvão3, aos cuidados da preceptora Jessica Molina4. Por conta de algumas divergências na organização escolar, as aulas ocorreram entre as turmas do 1° ano e, por fim, o 4° ano, tendo como estrutura principal a BNCC5 e a Abordagem Triangular6 como sistema de aplicação para os conteúdos em aula.