Navegando por Orientador "Sandano, Wilson"
Agora exibindo 1 - 20 de 36
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA criação da escola Senai “Gaspar Ricardo Junior” em Sorocaba: 1930-1962(2020) Spim, Nikolas VieiraEsta pesquisa tem como tema o ensino profissional, e como objeto, a criação da escola Senai “Gaspar Ricardo Júnior” no município de Sorocaba/SP. A pergunta que norteia esse estudo assim se faz: o porquê a criação da escola Senai na cidade de Sorocaba? Com isso, contribuir para a compreensão do que motivou a vinda da escola para esta cidade, torna-se o objetivo geral. São específicos os objetivos de registrar os principais acontecimentos políticos que influenciaram o contexto industrial e o ensino profissional brasileiros nos anos de 1930 a 1962; apresentar o contexto industrial sorocabano de 1930 a 1962; apresentar a história de fundação da escola Senai no Brasil; explicitar o processo da vinda e instalação da escola Senai Gaspar Ricardo Júnior na cidade de Sorocaba. A pesquisa bibliográfica foi utilizada como metodologia para esse estudo. Essa pesquisa tem sua relevância baseada na escassez de informações explícitas encontradas para fundamentar e basear a história dessa escola renomada no mercado de ensino profissional.
- DissertaçãoA criação e a instalação do Ginásio Ciências e Letras de Sorocaba (SP)(2013) Michel, Ediléa Cristina BarrosEsta dissertação investiga as razões que levaram à criação e à instalação do Ginásio Ciências e Letras na cidade de Sorocaba, uma instituição privada, que oferecia o ensino secundário no ano de 1943.A intenção da pesquisa foi verificar qual clientela seria de interesse para essa instituição.A hipótese lançada com relação à criação e instalação dessa instituição foi a de que o poder público não priorizou a oferta gratuita do ensino secundário no país, havendo a necessidade de a instituição privada ofertá-lo, desde que houvesse clientela para pagar por ele.A metodologia de pesquisa utilizada para atingir o objetivo proposto na dissertação a fim de verificar essa hipótese foi a pesquisa bibliográfica sobre os conflitos ocorridos no início da década de 1940: a Segunda Guerra Mundial, que ocupava asnações em temas como a centralização do poder, a priorização da política de armamentos e o abastecimento da mão de obra para a indústria e para o sistema capitalista adotado e disseminado no Brasil. Em nosso país,o regime de governo ditatorial priorizou o ensino primário e militar, enquanto que a indústria se responsabilizou pelo ensino profissional e o ensino secundário ficou a cargo da iniciativa privada.Na pesquisa documental,foi constatado na cidade de Sorocaba quea demanda de pessoas habilitadas para o curso era maior que a oferta de vagas, o que se explica pelo fato de haverapenas duas instituições que ofereciam o ensino secundário, uma pública e outra privada. Os resultados mostraram que a hipótese lançada foi confirmada ao se verificar que a instituição privada criada e instaladaofertou o ensino secundário com vagasdestinadas às pessoas que tinham condições de pagar por ele e dispunham de horário para cursá-lo, enquanto que o poder público não ofereceu o ensino secundário com vagas gratuitas suficientes para essa população habilitada.
- DissertaçãoA educação como um direito: da efervescência social da década de 1920 à constituição brasileira de 1934(2018) Sanches, Greiciane de OliveiraA presente dissertação teve como enfoque o tratamento destinado à educação na Constituição brasileira de 1934. Elaborada num período de ebulição social, marcado por mudanças de ordem política, econômica e cultural, a Constituição de 1934 teve o mérito de ser a primeira no país a reconhecer a educação como um direito de todos e que deveria ser objeto de investimento estatal. Este texto fora resultado de um amplo debate havido na sociedade e que teve por polarização dois grupos sociais relevantes: de um lado, um grupo conservador, representado pela Igreja Católica e, de outro, um grupo renovador, formado por liberais, comumente conhecidos como Pioneiros da Educação Nova. Neste cenário, o trabalho visou identificar a influência e contribuição de cada um destes grupos no texto final da Constituição. Para isso foi adotada uma pesquisa de revisão bibliográfica e documental que teve como referenciais teóricos as obras de CURY (1988), NAGLE (2001) e SAVIANI (2007), além da análise dos Anais da Assembleia Constituinte de 1933, em que constam os debates parlamentares. Conclui que na tentativa de satisfazer o projeto de governo que pretendia implantar anos mais tarde, o governo de Getúlio Vargas fomentou o conflito ideológico entre conservadores e renovadores e, de forma a agraciá-los, fez inserir na Constituição reivindicações de ambos, tornando o texto um marco na educação brasileira.
- DissertaçãoA educação em Sorocaba: do final do século XIX até a criação da Escola Normal Livre de Sorocaba em 1929(2005) Lima, Ana Lucia de AlmeidaEste trabalho é o resultado das pesquisas realizadas no intuito de compreender a educação escolarizada em Sorocaba existente no final do Império e início da República até os motivos que levaram o município a criar e instalar a Escola Normal Livre de Sorocaba, primeira escola normal da cidade, dentro de uma análise histórica e cultural, que permitiram registrar aqui um pouco da história dessa instituição escolar. Tendo a Escola Normal Livre de Sorocaba como foco principal, a autora faz um estudo sobre a escola normal desde a sua criação no Brasil e em especial no Estado de São Paulo, destacando os avanços e retrocessos da escola normal paulista, a fim de entender qual a ligação de “Livre” no nome original da escola. Outros questionamentos como a que público ela se destinava, bem como, qual a formação inicial que propunha na época, fizeram parte das análises empreendidas, buscando entender dentro do período de implantação da República, mais especificamente as duas primeiras décadas, a sua real necessidade de funcionamento, relacionando-a com a expansão do ensino público, diante do desenvolvimento e nova estrutura urbana que remodelava a cidade. No decorrer do trabalho, a autora descreve um pouco da história da cidade, desde a sua formação até o final da década de vinte, com a finalidade de dar maior substância à formação e caracterização da população, até a inserção da Escola Normal, revendo a educação escolarizada existente como um todo, integrando-a aos aspectos políticos, sociais e educacionais que demonstram a evolução desta comunidade
- TeseA formação do trabalhador ferroviário: o caso da escola profissional mixta de Sorocaba (1929-1942)(2013) Garcia, José RobertoEsta pesquisa objetiva explorar a maneira como os programas educacionais, serviços e relações com a comunidade refletiam as estratégias dos gestores em preparar o trabalhador para suprir mão de obra à nascente indústria sorocabana, através de uma das oito escolas profissionais mais antigas do estado de São Paulo - a Escola Profissional Mixta de Sorocabadurante o período de 1929-1942. Para o desenvolvimento deste trabalho foram efetuadas consultas periódicas aos arquivos históricos existentes no acervo disponibilizado pelo Centro de Memória da instituição. Destacam-se nas pesquisas os diários oficiais; os livros de registros de matrículas; os boletins; os livros dos diplomados. As análises em jornais da época, anais da Câmara de Vereadores, almanaques e livros históricos, retratam as articulações existentes entre a instituição escolar e a Estrada de Ferro Sorocabana. Estes documentos encontram-se na Biblioteca Pública Municipal, na Biblioteca Pública Infantil Municipal, no Museu Histórico de Sorocaba, no Gabinete de Leitura Sorocabano e na Biblioteca da Universidade de Sorocaba – Uniso. Pesquisas efetuadas no Museu Ferroviário existente na cidade de Sorocaba/SP forneceram, entre outros, dados sobre os funcionários e pensionistas da empresa, que, posteriormente, foram comparados com os registros dos egressos da instituição; aqueles constam do Livro de Registros de Funcionários e Pensionistas com data de 1965. Dois ex-ferroviários foram entrevistados contribuindo para melhor compreensão da prática do educando/trabalhador no âmbito escolar e no cotidiano da fábrica. O estudo das 8.476 matrículas efetuadas durante o período analisado revela que 80% dos alunos não concluíam os cursos; a maior evasão ocorria entre as 1ªs e 2ªs séries, entendendose que com apenas seis meses iniciais do curso os alunos estariam minimamente preparados para pleitear vagas no mercado de trabalho. A análise dos diplomados conclui que acima de 55% dos egressos tinham como destino final de emprego a Estrada de Ferro Sorocabana; revela ainda que acima de 3/4 dos cursos oferecidos, mesmo aqueles destinados às mulheres, forneciam mão de obra para a ferrovia. Percebe-se, nos cursos fornecidos pela Escola Profissional Mixta de Sorocaba, viés industrializante, consoante às concepções propostas pelos métodos Della Vos, da Escola Técnica de Moscou e do método Slojd. Observa-se, também, que no processo de ensino e aprendizagem a instituição fez uso das séries metódicas, inaugurando um novo tempo nos métodos do ensino profissional no país atendendo aos interesses do capital.
- DissertaçãoA formação profissional no curso de Administração de Empresas da Uniso(2003) Leite, Osmil Sampaio
- DissertaçãoA municipalização do ensino entre a utopia e a indução: Itu - um estudo de caso(2009) Marson, Lúcia Elena da LuzEste trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa “História e Historiografia Políticas e Práticas Escolares” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, aborda questões relacionadas à municipalização do ensino. Realizado mediante procedimentos de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, o trabalho analisa o processo de municipalização do ensino desencadeado no Estado de São Paulo, considerando a Legislação Federal aprovada a partir do ano de 1996 e as medidas educacionais dela decorrente. Mostra que o FUNDEF/FUNDEB, fruto desta legislação, induziu claramente a municipalização do ensino no Brasil, principalmente em São Paulo, onde até então predominavam as escolas administradas pelo Estado. Em particular, analisa o processo de municipalização do ensino desenvolvido em Itu-SP, explicitando sua história e as razões que levaram o município a se interessar por esta maneira de gerenciar a escola pública. Demonstra que a municipalização do ensino em Itu-SP tem características semelhantes à maioria dos municípios paulistas. O financeiro foi o motivo que gerou o interesse, preferência pelo ensino das séries iniciais de gestão menos complexa, coexistência de duas redes públicas de atendimento ao ensino fundamental, e, materialização da municipalização do ensino fundamental predominantemente por meio da assinatura do convênio de parceria Estado/Município.
- DissertaçãoA participação democrática na escola pública: caminhos e descaminhos(2009) Souza, Cezar Luiz deEste trabalho busca fazer uma análise da administração/gestão escolar pública quanto à participação e atuação do sujeito-professor nas tomadas de decisão. A pesquisa, de caráter qualitativo, se propõe a discutir a democratização da escola pública, tendo como foco as concepções de administração e de gestão escolar que, teoricamente, apresentam essa proposta. Considerando a importância do debate a respeito da gestão democrática da escola pública e por não entendermos a administração como um fim, a participação do sujeito docente nos processos de tomadas de decisões foi escolhida como eixo orientador da discussão, cujo objetivo principal é apontar caminhos que favoreçam a prática democrática com vistas ao processo de transformação social.
- TeseAntonieta de Araújo Cunha e os significados de uma vida como diretora do Ginásio de São Roque (SP) 1958 a 1982(2020) Lenk, Tarina Unzer MacedoO objetivo desta pesquisa foi analisar as ações sociais de Antonieta de Araújo Cunha, através de uma investigação dirigida para a compreensão dos significados atribuídos às ações conduzidas por ela, como diretora, durante o período de 1958 a 1982, que resultaram na constituição e desenvolvimento do ginásio de São Roque, no interior do Estado de São Paulo. Em uma pesquisa exploratória, as constantes menções da comunidade de São Roque sobre a imagem, a ética e a firme postura das ações de Antonieta, representaram os primeiros indícios para a construção do tema deste trabalho. Partiu-se da hipótese que ela singularizou ações racionais, norteadas em valores com base em convicções pela obrigação, pelo dever ou por sua própria ética e, compatibilizadas com os interesses de segmentos da classe média em formação na cidade de São Roque. Utilizou-se a fundamentação teórica baseada na sociologia compreensiva de Max Weber norteada pela captação do sentido da conduta humana, que se revela em ações sociais. A metodologia utilizada foi a História Oral temática, que contribuiu para captar os elementos das ações sociais desempenhadas pela diretora. Foram entrevistados seis participantes, entre estes ex-diretores, professores e estudantes, que consentiram participar desta pesquisa oferecendo elementos significativos de suas vidas passadas e de convivência com a diretora Antonieta. Identificou-se que as ações da diretora estiveram relacionadas com categorias de ordem, controle, hierarquia, autoridade, obediência, padrões estéticos e higiênicos. Concluiu-se que as ações sociais desempenhadas por Antonieta, entre os anos de 1958 a 1982, são frutos de valores constituídos e construídos ao longo de sua vida pessoal e profissional, bem como pela percepção das circunstâncias da comunidade em que atuou. Constatou-se também que a importância das ações sociais dessa diretora ainda permanece, atualmente, no imaginário social na comunidade de São Roque.
- DissertaçãoAs contribuições da Fundação Dom Aguirre à educação no município de Sorocaba: de 1963 a 2021(2022) Barros, Helenice deA pesquisa analisa, historicamente, os fatos que deram origem à criação e trajetória da Fundação Dom Aguirre, com a intenção de identificar e descrever as contribuições e o legado da instituição na educação no município de Sorocaba e região. A pergunta norteadora da presente pesquisa é: qual o papel e as contribuições da Fundação Dom Aguirre na educação sorocabana? A hipótese da pesquisa estabelece que a Fundação Dom Aguirre contribui, tanto para a oferta, quanto para o desenvolvimento da educação no município de Sorocaba e região. O objetivo geral é identificar as principais contribuições da Fundação Dom Aguirre, e seus reflexos na educação sorocabana. Os objetivos específicos são: a) descrever os contextos: nacional, regional e local, nas décadas de 1950 a 2021 referente à educação; b) descrever os aspectos históricos da Fundação Dom Aguirre; c) identificar e descrever as contribuições da Fundação Dom Aguirre no município de Sorocaba e região. O caminho metodológico da pesquisa se constitui em uma abordagem descritiva da história da Fundação Dom Aguirre. Dessa forma, utilizamos como procedimento técnico, a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados mais importantes são encontrados por meio das contribuições que a Fundação Dom Aguirre forneceram e fornecem à cidade de Sorocaba, que são: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba; a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Sorocaba – FACCAS; a Classe Experimental de Jardim de Infância “ Maria Montessori”; o Colégio Dom Aguirre; o Projeto “Nossa Creche”, a Universidade de Sorocaba; os Projetos de Extensão; a Universidade da Terceira Idade e a Cultura Escolar.
- DissertaçãoAs origens da educação superior em Sorocaba: a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras(2015) Rossini, Leonardo de LimaEsta pesquisa analisa, historicamente, a formação e a institucionalização do processo de educação superior em Sorocaba com as instalações da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras e da Faculdade de Medicina. Contribuindo para a historiografia local, este trabalho lança a hipótese de como essas primeiras instituições de educação superior foram resultado de uma série de articulações políticas envolvendo o poder público municipal, o setor industrial e a Igreja Católica. Apesar dessas articulações resultarem concretamente com a instalação de dessas duas faculdades é de se ressaltar que os resultados foram surpreendentes se considerarmos que no final do Estado Novo, em 1945, encontrara uma Sorocaba numa situação bastante desfavorável às tentativas de se afirmar como um centro de educação superior. A ideia da instalação das primeiras faculdades da cidade de Sorocaba, começou a ser constituída com o prefeito Gualberto Moreira, o industrial José Ermínio de Moraes e o Cônego André Pieroni Sobrinho. Esta pesquisa ainda destacou Pe. André Pieroni: professor e político que foi um dos grandes responsáveis pela criação das primeiras Faculdades de Sorocaba, porém, nunca se juntou esses fatos para a elaboração de um trabalho que discuta a história da educação superior na cidade e a sua participação nesse processo. Três expressões da materialidade histórica se configuram como ferramentas de pesquisa: as fontes documentais localizadas, organizadas, examinadas e sistematizadas criando o corpo metodológico. Os procedimentos de análise, potencializados, por meio da produção historiográfica sobre a história da educação superior no Brasil, no período da década de 1950.
- DissertaçãoAs salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Sorocaba: a ótica das famílias dos alunos com deficiência(2020) Tomé, Lucimeire Prestes de OliveiraNesta dissertação a autora analisa a percepção das famílias dos alunos com deficiência, transtornos e superdotação sobre as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e a Política de Educação Inclusiva da Prefeitura Municipal de Sorocaba, no período entre os anos 2010 – 2020. Os objetivos específicos se pautaram em: a) compreender os conceitos que sustentam a inclusão escolar; b) conhecer as diferentes concepções de deficiência e suas especificidades; c) reconhecer as normas e práticas que embasam o funcionamento das SRM; d) identificar a percepção e significação, sob a ótica dos familiares, da prática do Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas SRM da rede municipal de ensino de Sorocaba. Como procedimentos foram utilizados: pesquisa bibliográfica de autores reconhecidos na área, análise de dispositivos legais que regem os princípios da educação especial inclusiva, além da pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo foi realizada a análise qualitativa do questionário aplicado aos familiares dos alunos com deficiência, transtornos e superdotação que frequentam as SRM nas escolas da rede municipal de ensino. A análise da pesquisa revelou que as famílias demonstram satisfação com os serviços realizados e o perfil do professor das SRM é algo notado e valorizado pelos familiares. Concluiu-se através dos dados mencionados pelas famílias, que faltam ao município de Sorocaba políticas educacionais a respeito da educação especial inclusiva, em específico ao AEE e SRM, a fim de estabelecer consonância e alinhamento das ações públicas educacionais e disseminação e fortalecimento das práticas educativas inclusivas no contexto escolar.
- TeseDiário de uma menina: escola, família e sociedade na educação feminina oitocentista na obra de Helena Morley(2021) Ataíde, Sâmara Rodrigues deEsta tese, vinculada à linha de pesquisa de História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, apresenta como tema o diálogo entre História da Educação e Literatura tendo como objeto de pesquisa a obra Minha vida de menina (2016), de Helena Morley, pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant. O estudo realizado parte dos questionamentos de como se caracterizava a educação oitocentista feminina formal ofertada pela Escola Normal de Diamantina e de que forma ocorreu sua imbricação com a educação informal fornecida pela tradicional família diamantinense, com a Igreja Católica e com a Protestante, tomando como embasamento os registros diários de Helena Morley entre 1893 e 1895. Constatou-se nesta pesquisa empreendida que o cotidiano vivido por Morley na Escola Normal de Diamantina, no último quartel do século XIX, permite encontrar evidências de uma singular experiência formativa e que a escola, a família e a sociedade contribuem para a instrução e para a construção da jovem, influências comprovadas nos registros do diário atestando o olhar abrangente e crítico da menina em uma época de transição sociopolítica, cultural e econômica. O principal eixo investigativo deste estudo foi o da relação entre a religião e a tradicional família católica e mineira, em recorte de análise quanto à estrutura da família diamantinense em sua imbricação com a educação feminina, pois tanto a igreja quanto a família funcionaram como aparelhos de regulamentação e de cerceamento moral da diarista, influenciando diretamente na construção e na reafirmação da identidade pessoal, moldando-lhe o caráter e o temperamento, proporcionando-lhe a comparação com o outro, em exercício de alteridade, além da persistente reflexão sobre si mesma. Morley problematiza, nas páginas de seu diário pessoal, questões pertinentes ao final do século XIX que não constam, necessariamente, em documentos oficiais. Sendo assim, a obra transcende a ideia de um diário de uma menina provinciana, nos confins mineiros, ao revisitar histórias não contempladas nos registros de História academicamente legitimados. A escola funciona como a conjunção destes dois eixos norteadores, religião e família, ao reproduzir, em seu microcosmo, a sociedade oitocentista arraigada às normas religiosas e aos denominados bons costumes perpetuados pela sociedade constituída, por sua vez, em torno de regras de conduta e de premiação caso se permanecesse em consonância com o comportamento normatizado pelo patriarcado. Em relação às metodologias utilizadas neste estudo, valeu-se das referências bibliográficas, sobretudo quanto à historiografia, em perspectiva analítico-reflexiva, bem como à Análise de Discurso embasada nas obras de Eni Orlandi (2020) e de Sírio Possenti (2009) e à Análise de Conteúdo, encontrada na obra de Lawrence Bardin (2016).
- DissertaçãoEducação especial na rede pública do Estado de São Paulo: o processo de inserção no ensino de libras(2020) Fogaça, Isabel Cristina AlmeidaO trabalho aborda a inserção da LIBRAS no Atendimento Educacional Especializado e a influência na construção do currículo bilíngue em escolas estaduais no Estado de São Paulo. Recupera a história das perspectivas sobre a deficiência no mundo e no Brasil, igualmente a constituição da educação especial como uma modalidade. O objetivo geral deste trabalho é analisar os resultados que a introdução da LIBRAS no atendimento especializado gerou no restante do sistema educacional a qual está inserido. Os caminhos metodológicos envolveram uma natureza básica e aplicada, a abordagem do problema foi qualitativa e descritiva utilizando como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica. Por meio deste trabalho foi possível observar que a projeção e a efetivação do currículo bilíngue dependem de muitos personagens que compõe a escola inclusiva.
- DissertaçãoEducação profissional nas escolas públicas municipais em Sorocaba (1970-2000)(2017) Mirim, Fernanda Isaura MedeirosEsta dissertação, vinculada à linha de História e Historiografia: políticas e práticas escolares do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, tem como tema a investigação da trajetória da educação profissional nas escolas públicas municipais de Sorocaba. Assim são abordadas as instituições escolares municipais Dr. Getúlio Vargas e Dr. Achilles de Almeida, desde a implantação dos cursos profissionais na década de 1970 até a sua extinção, em razão do Decreto Federal nº 2.208 de 17 de abril 1997. Para tanto, investiga à formação profissional e integral dos estudantes egressos de escolas municipais nas décadas de 1970, 1980 e 1990, visando assim identificar o cumprimento da meta de se formar jovens para o mercado de trabalho, e concomitantemente proporcionar a posterior continuidade de seus estudos em nível superior. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental ancorada na análise de dados obtidos por meio de questionário eletrônico e de relatos orais. Para subsidiar este estudo, a pesquisa embasou-se em autores tais como Saviani (2008), Ciavatta, Frigotto e Ramos (2005), Ferretti (1997) de modo a apresentar singularidades do contexto sócio histórico e político das instituições educativas profissionais municipais de nível médio em suas principais características, como sua grade curricular, carga horária, projeto pedagógico, regimento, clientela, e suas respectivas demandas, de forma a entender os processos que levaram à criação e posterior extinção dos cursos profissionalizantes da rede municipal de Sorocaba. A pesquisa chegou ao resultado que as escolas municipais formaram nos cursos técnicos cerca de 5000 alunos. Em relação ao perfil dos egressos, constatou-se que o propósito principal dos cursos era o de preparar os alunos para o mercado de trabalho, porém em função de seu nível elevado, principalmente na área técnica, acabou cumprindo o papel de facilitar o ingresso desses alunos no nível superior.
- DissertaçãoEntre os fios e o manto: tecendo a inclusão : a experiência municipal de educação inclusiva em Amparo/SP(2012) Piletti, Ana Cristina da CostaO trabalho "Entre os fios e o manto: tecendo a inclusão" apresenta a experiência municipal de educação inclusiva em Amparo/SP com o objetivo de entender se as permanências e transformações culturais acontecem em determinado tempo e espaço. Como um "manto" que é tecido com fios e retalhos, a dissertação foi construída com subsídios teóricos metodológicos do campo da Nova História e da História Cultural e com reflexões sobre os conceitos de cultura e educação inclusiva. O processo de apropriação, representação e prática dos sujeitos no interior das escolas municipais de educação de Amparo foi analisado por meio de dados coletados em 1044 questionários aplicados no ano de 2008 aos profissionais da rede. A Inclusão, como uma nova forma de pensar o ensino rompendo com os "formalismos da racionalidade" e os padrões classificatórios da escola moderna pressupõe que a diversidade faça parte do cotidiano escolar – e que o sentimento e a empatia construam novas relações entre alunos e professores. Assim, cada país, cada estado, cada município, cada escola, cada sujeito deve ser analisado em seu contexto e particularidades. Na pesquisa, verificou-se que houve mudança na cultura educacional da rede de Amparo. Talvez não a mudança radical em que todos os sujeitos passaram a "vestir a camisa da inclusão", mas nenhuma mudança cultural é imediata e total. Desta maneira, a educação na abordagem inclusiva possibilita transformações culturais relevantes já que considera as relações e conflitos existentes em cada escola considerando suas especificidades políticas, sociais, administrativas e pedagógicas assim como a forma como os sujeitos da rede se apropriam, representam e transformam o seu cotidiano escolar.
- DissertaçãoEscola Altina Júlia: entre história e memórias...(2012) Arruda, Aparecida Luvizotto Medina MartinsNesta dissertação o objetivo principal foi fazer uma reflexão acerca da gênese da implantação do ensino secundário no município de Mairinque, no Ginásio Estadual “Professora Altina Júlia de Oliveira”, em 1963, e as modificações na cidade e na comunidade: quais os motivos da implantação do Ensino Secundário em Mairinque? Quem participou da sua implantação? Qual a relação entre a escola e a comunidade (analisando: pontos de vista, papéis e pessoas)? Quais as consequências da implantação da escola na vida da comunidade, e por quanto tempo isso reverberou? Para desenvolver a pesquisa foram analisados livros e artigos de autores que pesquisam/pesquisaram sobre o assunto. Também foram utilizados documentos escolares e fotos encontrados no arquivo da escola, legislações e colhidos depoimentos de grupo focal (pessoas que tiveram alguma ligação com a escola, como ex-diretores, ex-professores, ex-funcionários e ex-alunos, além dos que ainda continuam na escola), realizando um mosaico de diversos olhares. A intenção foi proporcionar uma leitura de história local, vivenciada no período de 1958 (quando foi iniciado o processo de criação do Ginásio em Mairinque, então distrito de São Roque), até 1982 (período que abrange, ainda, a autorização para o Curso Colegial, em 1970 e a Habilitação Específica de 2º Grau para o Magistério, com aprofundamento na área da Pré-Escola, em 1980). A implantação do ensino secundário no município de Mairinque, em 1963 atendeu a uma demanda de alunos oriundos do curso primário, que precisavam se deslocar aos municípios vizinhos (São Roque e Sorocaba) para darem continuidade aos estudos e trouxe uma série de transformações sociais, políticas e econômicas na cidade.
- DissertaçãoEscola de tempo integral no Estado de São Paulo: sua implementação na E. E. Prof. Renato Sêneca de Sá Fleury, em Sorocaba(2008) Chanes Junior, José GarciaA presente pesquisa tem como tema principal o projeto das escolas de tempo integral do estado de São Paulo (ETIs), implantado em Sorocaba. O objetivo deste trabalho é sistematizar as informações que envolveram toda a implantação e funcionamento das ETIs dessa cidade, principalmente a escola estadual Prof. Renato Sêneca de Sá Fleury localizada no jardim Europa no município de Sorocaba. Vale destacar, que uma das motivações do trabalho é tentar compreender a concepção, a aceitação e a implantação do projeto, iniciado no final de 2005 em 500 unidades que fizeram a adesão. E buscar pistas de se a proposta de tempo integral para a escola púbica no Brasil pela lógica neoliberal pode ser um avanço sem se submeter lógica do controle e da segregação social? Trata-se de um texto que procura contribuir para o estudo das políticas públicas implantadas no país e das escolas de tempo integral.
- DissertaçãoEscola Municipal de Primeiro Grau e Ensino Supletivo Matheus Maylasky: a municipalização desejada(2005) Ferraz, Elen Cristina de Oliveira FerreiraEste trabalho procurou analisar o processo de municipalização da Escola Municipal de Primeiro Grau e Ensino Supletivo “Matheus Maylasky”, ocorrido no município de Sorocaba, Estado de São Paulo, ano de 1996. A análise se desenvolveu, através de quatro perspectivas que se entrelaçam ao longo do trabalho: um estudo sobre elementos da Escola Pública, enfocando sua origem e crise atual; uma conceituação de municipalização que dialoga com a produção já existente; um breve histórico do município de Sorocaba enfocando a Fundação da Escola Primária Ferroviária e o panorama educacional sorocabano de 1996 relacionando elementos da escola pública estadual e municipal sorocabana; uma análise dos acontecimentos que marcaram o processo de municipalização da escola em questão, objetivando apanhar o fazer concreto dos homens na sua constituição enquanto sujeitos históricos.
- DissertaçãoEstudo da percepção dos gestores das escolas estaduais de Piedade sobre o curso de gestão educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP (2005/2007)(2010) Rodrigues, Cecília Lopes GodinhoEste estudo desvela a percepção das gestoras das escolas estaduais de Piedade, por meio de reflexão sobre o conteúdo, os exercícios e a práxis de apropriação dos mesmos, no decorrer do “Curso de Pós-Graduação com Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional” em que participaram, entre novembro de 2005 a março de 2007, quando da sua oferta pelo Governo do Estado e a referida Secretaria, ambos em parceria com a FE-UNICAMP que o desenvolveu. Para tanto, descreveu-se o curso em todas as suas etapas, analisou-se os principais pontos focados e discutidos no mesmo, bem como, revelou-se a ótica dessas profissionais que dele participaram, evidenciado em pesquisa de campo, pela categorização de dois instrumentos de pesquisa, um escrito e outro por entrevista direta e pessoal entre as envolvidas nesse percurso. Este período denotou as inquietações das alunas gestoras participantes no sentido de apreenderem as novas propostas e visões da práxis gestora, despertando-as a se preocuparem com a própria formação continuada, destacando a importância da Gestão Democrática na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico e o envolvimento e a aplicação da educação comunitária na comunidade local. Percorreu-se com elas o caminho da transposição didática em suas escolas, até o ponto de chegada das suas conclusões, sobre o referido curso e a interferência do mesmo e seus fazeres em suas próprias práticas gestoras e respectivas Unidades Escolares. Após reflexões e análises sobre alguns paralelos entre as respostas recolhidas, percebeu-se uma preocupação geral entre as gestoras de atualização profissional, bem como, da consciência da necessidade de formar em serviço seus docentes.