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Navegando Graduação por Orientador "Garcia, Rafael Eras"
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- Monografia / TCCAtuação da terapia ocupacional na síndrome de Williams-Beuren: relato de caso(2023) Megid, Luísa; Simões, Nicole Maria da SilvaINTRODUÇÃO: O presente estudo discute a importância da autonomia e independência na vida da pessoa com Síndrome de Williams-Beuren (SWB), sobretudo na fase de transição da infância para a adolescência. Discorre sobre as características evidentes na síndrome, o contexto perante a inserção no mercado de trabalho, a contribuição da terapia ocupacional neste contexto no que diz respeito aos papéis ocupacionais na vida escolar e social, a partir do reconhecimento de suas potencialidades a fim de ressignificar e readaptar seu cotidiano. MÉTODO: Para este relato foi utilizado um estudo de caso desenvolvido no componente curricular de Terapia Ocupacional na Saúde do Trabalhador no primeiro semestre de 2022. Desenvolveu-se uma entrevista qualitativa descritiva e com base em um roteiro próprio de anamnese visou coletar informações relativas à identificação pessoal da jovem, seu conhecimento do trabalho, suas respectivas funções e avaliar os aspectos psicomotores. RESULTADOS: Participaram desse estudo uma mãe e sua filha de 14 anos com SWB, cuja jovem está vivenciando o momento de transição e inserção no mercado de trabalho como jovem aprendiz em uma microempresa familiar. DISCUSSÃO: Partindo dos objetos de avaliação, observou-se as possíveis intervenções da terapia ocupacional no contexto da vida cotidiana das participantes, com influência positiva nos aspectos abordados. CONCLUSÃO: Os déficits impostos por uma síndrome rara não impedem a promoção da participação social e inserção sociocultural. Destaca-se a complexidade que existe no cuidado da jovem no que se refere principalmente ao contexto escolar, os impactos psíquicos subjetivos provocados e as implicações que reverberam nas relações familiares.
- Monografia / TCCInterface cérebro-máquina e a terapia ocupacional: revisão integrativa de literatura(2023) Menck, Thalita GabrielyA melhora na qualidade de vida de indivíduos com sequelas no membro superior pós acidente vascular encefálico é abordada na Terapia Ocupacional através de diversos recursos e técnicas com o objetivo de proporcionar independência e autonomia nas atividades de vida diária. Diante da grande incapacidade que essas sequelas causam, a tecnologia avança com novos recursos que possibilitam a eficácia na reabilitação com o uso da comunicação direta do cérebro humano com um dispositivo externo, denominada interface cérebro-máquina. Diante desta abordagem, a presente pesquisa buscou analisar a intervenção da Terapia Ocupacional com o uso da interface cérebro-máquina em indivíduos com comprometimentos no membro superior pós acidente vascular encefálico e analisar o repertório científico sobre o assunto, através de uma revisão integrativa de literatura. Pode-se concluir que o uso da interface cérebro-máquina associado a outras tecnologias, assim como a intervenção da Terapia Ocupacional convencional é benéfica e promissora no processo de reabilitação. Entretanto, barreiras socioeconômicas são premissas a serem analisadas, além de estudos com maior rigor metodológico e capacitações profissionais.
- Monografia / TCCO impacto da tecnologia assistiva na realização de AVDs na afasia pós AVE: relato de caso em terapia ocupacional(2023) Campos, Eduarda Gouveia; Paulo, Flavia de JesusContextualização: A pesquisa trata-se de um relato de caso retrospectivo sobre paciente de sexo masculino, 53 anos, hemiparético no hemicorpo direito e com afasia de Broca. Atendido no componente “Prática I” do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba, pelas acadêmicas autoras do presente estudo. A pesquisa busca relatar as intervenções da Terapia Ocupacional no contexto de vulnerabilidade social. Processo de intervenção: A atuação da Terapia Ocupacional teve como objetivo o resgate da autonomia e independência do participante, através da tecnologia assistiva e de estratégias de cuidado em saúde mental. Resultados: Através das intervenções realizadas pelas alunas com o participante do estudo, foi possível observar diferentes aspectos relacionados ao cotidiano de uma pessoa com afasia, dentro do seu contexto sociocultural. Os resultados evidenciam a importância do recurso como mediador nos ganhos funcionais de pessoas afásicas, bem como sua melhor qualidade de vida, sendo necessário discutir estratégias de apoio do recurso.