Dissertações e Teses
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Drigo, Maria Ogécia"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAbordagens da metodologia de resolução de problemas: valores da matemática que as permeiam(2005) Santos, Paulo dosEsta pesquisa, de caráter predominantemente teórico, busca relatar algumas abordagens da metodologia de Resolução de Problemas no ensino de matemática – metodologia proposta por Polya, modelagem matemática e formulação de problemas - e avaliar o quanto elas contemplam os valores utilitário, formativo, social, cultural e estético da matemática. O objetivo deste estudo é obter indícios de quais valores da matemática permeiam as diferentes abordagens da metodologia de Resolução de Problemas e de explicitar fundamentos teóricos para professores de matemática redimensionarem as suas práticas em aula, notadamente as que envolvem tal metodologia. Para atingir tal objetivo a investigação foi desenvolvida em várias etapas: estudos sobre a metodologia da Resolução de Problemas, no ensino de matemática; estudos sobre a matemática como ciência e análise das diferentes abordagens, tendo como fundamento os valores da matemática explicitados por D’Ambrósio (1993). Nossa análise fez emergir a idéia de que, independentemente das especificidades da metodologia de Resolução de Problemas, os valores da matemática se apresentam com maior ou menor intensidade devido ao contexto construído pelo professor, a partir do texto do problema – quer seja, à primeira vista, matemático ou não. A relevância desta pesquisa está no fato de que ela indica a importância da busca de referenciais teóricos, para o professor, no caso de matemática, principalmente em relação ao (re)pensar na e sobre a sua prática nas salas de aula.
- DissertaçãoCompetências midiáticas: perspectivas advindas das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de matemática/licenciatura(2022) Bellucci, Joceélem Diana FogaçaEsta pesquisa1 tem como tema o desenvolvimento de competências midiáticas na formação de professores de matemática e é guiada pela pergunta: qual a contribuição das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Matemática (Licenciatura) para o desenvolvimento de competências midiáticas dos futuros professores? O objetivo geral da pesquisa é compreender como as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática/Licenciatura podem contribuir para o desenvolvimento de competências midiáticas. Os objetivos específicos são os seguintes: explicitar aspectos do ensino por competências; identificar como tal ensino pode ser desenvolvido no contexto da cultura da convergência; explicitar aspectos da interface comunicação/educação; apresentar especificidades das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática (Licenciatura), no que tange ao perfil do formando e também ao currículo sugerido; identificar como as diretrizes sinalizam para uma educação voltada para as competências vinculadas às mídias na formação do professor de matemática. Para tanto, a pesquisa envolve análise documental e fundamenta-se, principalmente em Zabala e Arnau, para tratar de competência, e em Ferrés e Piscitelli, para competência midiática. Entre os resultados destacamos que a concepção e o uso do computador como um instrumento no ensino de matemática podem contribuir para a efetivação de competências midiáticas no percurso formativo do professor de matemática. A importância desta pesquisa está no fato de que ela sinaliza para a compreensão do potencial dos instrumentos, no caso, o computador, para contribuir no desenvolvimento de competências midiáticas.
- DissertaçãoDificuldades de ensino e aprendizagem em matemática na educação superior(2021) Lopes, Daniela de OliveiraA pesquisa tem como tema as dificuldades de ensino e de aprendizagem em matemática no ensino superior e é norteada pela seguinte questão: como docentes e discentes, no ensino superior, justificam as suas dificuldades de ensino e de aprendizagem de matemática, respectivamente, e como procuram superá-las em relação às causas apresentadas? Assim sendo, o objetivo geral da pesquisa é contribuir para a compreensão de possíveis causas de dificuldades de docentes e discentes, de ensino e de aprendizagem de disciplinas, respectivamente, que envolvem conhecimentos matemáticos no ensino superior. Os objetivos específicos são os seguintes: identificar os motivos prováveis de dificuldades de aprendizagem em matemática, por parte do discente; identificar os motivos prováveis de dificuldades de ensino de matemática, por parte do docente; explicitar aspectos de metodologias de ensino de matemática e explicar as concepções – principalmente vinculadas ao conhecimento matemático – que podem subsidiar as práticas em realização. As reflexões envolvem dados coletados com alunos e professores de universidades públicas, privadas e comunitárias da região de Sorocaba, que foram analisados, sob a perspectiva de ideias de Polya, D’Ambrósio e Machado, principalmente. Dentre os resultados, constatamos que predominam práticas voltados ao ensino tradicional – exposição de assuntos, exemplos, resolução de exercícios – e a concepção de que a matemática é vista como um conhecimento em que a linearização dos assuntos prevalece. A importância desta pesquisa está no fato de que as transformações de concepções relativas à matemática, que implicam na possibilidade de geração de novas metodologias de ensino, alcançam a revisão da formação de docentes.
- DissertaçãoO cuidado humanizado na perspectiva de docentes de cursos de graduação em enfermagem(2022) Rodrigues, Fernanda RibeiroA pesquisa tem como tema a humanização do cuidado em cursos de graduação de enfermagem, tendo como pergunta norteadora, como se dá a humanização do cuidado em cursos de graduação em enfermagem, segundo a percepção de docentes de disciplinas sobre a saúde da mulher? O objetivo geral é conhecer como se dá a humanização do cuidado durante a formação nos cursos de graduação em enfermagem, enquanto os objetivos específicos são: identificar como a questão da humanização do cuidado se manifesta em planos de ensino de docentes; explicitar concepções de docentes que ministram disciplinas vinculadas à saúde da mulher, sobre práticas que envolvem a humanização e identificar possíveis interferências na formação dos futuros enfermeiros no que se refere a tal questão, a partir de concepções e do que planejam os docentes em disciplinas vinculadas à saúde da mulher. Para alcançar tais objetivos, realizouse uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, integrada à técnica de entrevista (semiestruturada) e à análise documental de planos de ensino dos docentes de instituições do ensino superior da cidade de Sorocaba. A análise envolveu sistematização das entrevistas, que foi apresentada em quadros e usando categorias advindas das falas dos docentes; descrição das diretrizes curriculares e dos planos de ensino e, por fim, interpretação desses dados destacados, permeada pelas ideias de Morin e Giordani, bem como pautadas também nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de graduação em Enfermagem. Dos resultados destacamos que, em geral, os docentes consideram que se faz necessário durante a formação, englobar aspectos técnicos pautados nas melhores evidencias cientificas, bem como questões relacionadas ao comportamento, como empatia, ética, comunicação, diálogo e valorização do ser humano, sendo que estes aspectos se relacionam e são essenciais para o cuidado humanizado em Saúde. No entanto, percebe-se que ainda existe antagonismo entre o docente mencionar que a humanização é abordada diariamente no cotidiano da sala de aula sendo que os temas citados nos planos de ensino, predominantemente, tratam de doenças, técnicas e procedimentos. A a educação por trazer reflexões envolvendo a prática de docentes na formação do enfermeiro, o que pode contribuir para a construção de um novo olhar para a humanização do cuidado.
- DissertaçãoO resgate da criatividade como processo de ensino(2005) Silva, Maria Ancilla De BiaggiEsta pesquisa busca enfatizar que ao se resgatar a criatividade dos alunos um novo processo de ensino se delineia. O objetivo deste estudo é destacar o papel de novos referenciais teóricos para o delineamento deste novo processo de ensino que toma como importante a utilização do computador. Para atingirmos tal objetivo a investigação se fez em várias etapas: estudos sobre as tendências do processo de ensino, explicitação do nosso atual contexto - sociedade da informática ou espaço do saber - a luz das idéias de Schaff e P. Lévy, respectivamente; coleta e análise de dados sobre a influência do computador nos a hábitos de estudo de alunos de uma escola particular de Sorocaba e sobre a prática dos docentes envolvidos e, por fim, elaboração de um rol de concepções na esteira de Morin para nortear as ações dos educadores do futuro. Trata-se, portanto, de uma investigação que se vale de documentação direta (pesquisa de campo - realizada para buscar informações ou conhecimentos sobre a utilização do computador no processo de ensino 5, e que envolveu uma pesquisa bibliográfica como uma das suas etapas), cuja relevância está no fato de que ela a traz à tona reflexões envolvendo a criatividade - o atrator da educação do futuro. e a ressalta a importância da busca de referenciais teóricos, para 0 educador, no (re) pensar na e sobre a sua prática nas salas de aula.