Navegando por Autor "Lima, Adriana Teixeira de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA educação ambiental através da arte: contribuições de Frans Krajcberg(2007) Lima, Adriana Teixeira deEssa pesquisa qualitativa teve como objetivo inicial analisar contribuições que o artista Frans Krajcberg poderia trazer à educação ambiental. Num primeiro momento considerei apenas como objeto da pesquisa as suas obras de arte. Num segundo momento ao deparar-me com um material apostilado de Arte que se refere à Krajcberg, e que é utilizado por uma escola de ensino fundamental, verifiquei através da observação a maneira como o artista é estudado na escola. Essa observação proporcionou também uma atividade prática realizada pelos alunos que culminou com a Mostra “Educação Ambiental pela Arte” em 2005, no espaço de exposições da Biblioteca Aluísio de Almeida da Universidade de Sorocaba - UNISO. O desdobramento dessa exposição foi o convite por parte da Divisão de Cultura da cidade de São Roque para a realização da Mostra “Educação Ambiental através da Arte”, em 2007. No decorrer da pesquisa o Grupo de Estudos “Perspectiva Ecologista de Educação” visitou o Espaço Cultural Frans Krajcberg em Curitiba em 2006, e essa experiência vivida pelos alunos foi analisada também. Outras análises relevantes foram inseridas no desenvolvimento da pesquisa: seu percurso artístico, uma entrevista inédita e exclusiva com o artista e suas falas sobre a arte e o meio ambiente. O percurso artístico de Frans Krajcberg se iniciou com a pintura e culminou com a escultura, é carregado de vivências que passam por uma inquietação pessoal, pela sua formação profissional e por espaços públicos. Seu pensamento artístico e sua militância pela causa ecológica traduzem a singularidade e a relevância do artista, para o tema em questão. Sua trajetória artística analisada sob a perspectiva hermenêutica proporcionou diferentes possibilidades de contribuições à educação ambiental sintetizadas da seguinte maneira: sua identidade como artista que ao produzir as suas obras de arte faz um protesto contra o desmatamento no Brasil (imagem), a mediação das suas obras como componente pedagógico para a educação ambiental e para a arte (contextualização/diálogo), e a vivência do artista e suas falas foram subsídios para a sua identificação como um educador ambiental (palavra/educador). Os referenciais teóricos utilizados foram: Nilda Alves, Inês Barbosa de Oliveira, Maria Ciavatta, Marisa Vorraber Costa, Marcos Reigota, Ayrton Dutra Corrêa, Claire Feijó da Fonseca, Maria José Braga Falcão, Takashi Fukushima, Cristina Rodrigues, Maria José Justino, Nadja Hermann, Andréa Focesi Pelicioni, Adilson Januário da Silva e Sílvio Gallo.
- TeseCartografias na Floreta Nacional de Ipanema: educação, ecologias e arte(2019) Lima, Adriana Teixeira deDe maneira geral, este trabalho buscou evidenciar a importância de uma Unidade de Conservação ambiental situada na Região Metropolitana de Sorocaba para a área da educação, e refletir sobre os motivos pelos quais esse espaço não é visitado pelos professores e estudantes no cotidiano de projetos escolares. A tese alcançou um dos objetivos específicos ao propor a reversão dessa circunstância a partir da composição de um pensamento reflexivo ancorado no conceito de espaço liso e estriado de Deleuze e Guattari, no conceito de Ecosofia de Guattari, e de educação ambiental por Reigota. A metodologia cartográfica utilizada nesta pesquisa, conceituada por Passos, Kastrup e Escóssia, bem como a experiência no conceito de Larrosa, possibilitaram problematizar a invisibilidade da Floresta Nacional de Ipanema e fundamentar uma reversão propositiva por meio da Trilha Pedagógica, passando por reflexões sobre as práticas de ensino e sugerindo a inclusão do movimento outdoor por Priest, que corrobora para a formação integral do ser humano. Por meio da cartografia, foram concebidas; a Trilha Artística, fruto dos deslocamentos da autora e do pensamento ambiental de Frans Krajcberg, com influências artísticas de Andy Goldwosrthy, Bispo do Rosário, Leonilson, Rebeca Belmore, Emily Carr, entre outros, e as produções culturais conectando as áreas de educação, ecologias e arte. Com acento poético impregnado pela criatividade e devires da floresta, a autora apresenta as produções culturais e arte e traz na Trilha Criativa proposições terapêuticas e finaliza este estudo com as contribuições da Associação FlanAr relacionando a arte e o meio ambiente.