Navegando por Autor "Spim, Adilson Aparecido"
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- DissertaçãoA criação do grupo escolar "Senador Vergueiro" (1919) e a escolarização dos filhos dos operários em Sorocaba(2014) Spim, Adilson AparecidoPor três séculos Sorocaba abrigou a Feira de Muares, onde tropeiros vindos do sul a caminho das Minas Gerais, faziam da cidade seu ponto de descanso e de negócios. Dessa forma, a cidade prosperou e muitos fizeram fortunas. Com o fim das feiras, o dinheiro acumulado nos negócios das mulas foi aplicado na construção de fábricas, comércios e indústrias, colocando novamente a cidade em destaque nacional, ganhando o apelido de “Manchester Paulista”. Com a abertura de novas fábricas exigindo um grande contingente de mão de obra operária, chegaram imigrantes de diversas nacionalidades, fixando-se em diversos pontos da cidade, principalmente no bairro Além Ponte. Provenientes do Velho Continente, os espanhóis fundaram sua colônia espanhola na cidade de Sorocaba. Os espanhóis fizeram parte da história do movimento operário sorocabano. Seu ingresso nas fábricas inicialmente foi a contra gosto, visto que a maioria desejava trabalhar na lavoura. Os imigrantes viram-se obrigados a compor a grande massa de trabalhadores, principalmente nas fábricas de tecidos. A luta pela sobrevivência fez com que os filhos dos operários adentrassem as fábricas, compondo o parco orçamento doméstico e gerando um problema social: o analfabetismo, que desafiava ao ideário Republicano. O sonho da República esbarrava exatamente no dilema da instrução e educação; como solucionar isso foi o ponto de partida para que o movimento operário lutasse pela redução da jornada de trabalho, para que os pequenos proletários frequentassem as salas de aula da Escola Moderna, local onde o ensino racional, com base na filosofia anarquista era disseminado. Os governantes responsáveis pela Educação, preocupados com o avanço dos ensinamentos anarquistas procuraram meios para colocar esses menores operários nos bancos escolares das escolas públicas. Tornaram o ensino obrigatório, ao menos para as crianças até os 12 anos; agruparam escolas isoladas em Grupos Escolares, reformularam o ensino desde as suas bases. Na reunião de diversas escolas isoladas no bairro do Além Ponte, tipicamente espanhol e operário, foi fundado em 1919 o terceiro grupo escolar da cidade de Sorocaba, atendendo às reivindicações dos operários. A Chácara Amarela, palco de tentativas de instalação da primeira tecelagem da cidade, passou a abrigar o Grupo Escolar “Senador Vergueiro”, assim denominado em homenagem ao avô do chefe político Luis Pereira de Campos Vergueiro, que comandou a política local e o movimento denominado de “Vergueirismo”. Este trabalho foi elaborado por meio da pesquisa em documentos, jornais da época e livros, foi de grande valia o trabalho do pesquisador e professor Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho que reuniu e organizou uma edição fac-similar do jornal O Operario, fonte de informações sobre o Movimento Operário sorocabano e a preocupação com a escolarização dos filhos dos operários.
- LivroGestão estratégica de projetos : uma prática de aproximação entre universidade e terceiro setor(2018) Spim, Adilson Aparecido; Leite, Osmil Sampaio; Pinto, Rafael Ângelo Bunhi; Profeta, Rogério Augusto; Cunha, Valmir Aparecido
- TesePedro Salles de Oliveira Mesquita (1893-1951): um professor leigo na Primeira República(2019) Spim, Adilson AparecidoEsta tese aborda a trajetória de Pedro Salles de Oliveira Mesquita um professor leigo durante a primeira República, busca retratar um personagem emblemático e plurívoco, sorocabano de nascimento que contribuiu com inúmeros textos e poemas para os jornais de Sorocaba, Itu, São Paulo e diversos outros jornais no sul do país. Exerceu o magistério como professor leigo, pois dominava a oratória, encantava as pessoas, despertava paixões. Envolveu-se com o Movimento Operário de Sorocaba, compartilhou as ideias dos anarquistas. Foi influenciado pelo ideário Republicano e isso moldou suas práticas pedagógicas enquanto professor leigo durante o período da Primeira República. Por ter a facilidade e o dom da palavra, destacou-se e alcançou cargos públicos, também se associou a políticos influentes de sua época, como Getúlio Vargas, por exemplo. No sul do país onde foi residir por desavenças em Sorocaba, Pedro Mesquita lutou ao lado da legalidade contra os que se rebelavam com o Estado, participou das Revoluções de 1923, 1925 e 1932. Como professor leigo deixou sua contribuição para a história e a historiografia da educação, foi atuante e controverso, porém sempre preocupado com a instrução e educação dos mais necessitados. Dessa miríade de eventos surgiu a problematização desta tese, seria possível seguir os passos de Pedro Mesquita um professor leigo que por meio de seus escritos nos jornais e revistas, que lhe deram voz e que publicando seus textos ou estampando diversas fotografias por ele enviadas às redações, e que de alguma forma contribuíssem para a elaboração desta tese. A metodologia de pesquisa se constituiu da consulta, leitura e seleção de fontes primárias como fatos, imagens, artigos de revistas e jornais nos quais o biografado colaborou com diversos textos, dando assim voz e marcando a presença de Pedro Mesquita nas áreas em que o mesmo atuou como professor, poeta, jornalista, advogado, promotor público e político. Para corroborar com a intenção desta tese em escrever uma biografia utilizou-se como referencial teórico autores como Dosse, Abrão, Le Goff, Pinsky que tratam da escrita de biografias e da utilização de periódicos como fonte de pesquisa.