Dissertações e Teses
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações e Teses por Autor "Almeida, Christina Camilla Antunes de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoOrigem da fundação da primeira faculdade de engenharia de Sorocaba: Facens : uma história de contribuição para o desenvolvimento tecnológico da região(2006) Almeida, Christina Camilla Antunes deEste trabalho aborda a origem e a fundação da FACENS – a primeira Faculdade de Engenharia de Sorocaba. Fundada em 1976 por Alexandre Beldi Netto, empresário sorocabano do setor de telecomunicações, a FACENS, mantida pela Associação Cultural de Renovação Tecnológica Sorocabana, uma sociedade civil sem fins lucrativos, foi constituída segundo os efeitos da Reforma Universitária de 68 que mudou totalmente o perfil das instituições de ensino superior no Brasil. Idealizada justamente num período de impactantes transformações sociais, o Regime Militar, a FACENS foi estruturada física e pedagogicamente segundo as orientações da Lei nº 5.540 e dos parâmetros estabelecidos pela “A Nova Concepção do Ensino de Engenharia no Brasil”, 1977, a coletânea de documentos publicada pelo MEC, concebida por Comissões de Especialistas do Ensino de Engenharia, pelo DAU – Departamento de Assuntos Universitários e pelo Conselho Federal de Educação. Essa coletânea continha ampla e profunda revisão feita nos currículos dos cursos de Engenharia que vigoravam no país desde a publicação do Parecer nº 280/62, de 19/10/1962, que pela primeira vez estabeleceu os currículos das diversas áreas de especialização em Engenharia. Essa revisão deu origem à Resolução nº 48/76. Além disso, a FACENS também observou as recomendações e critérios específicos para os cursos de Engenharia divulgados em “Curso de Engenharia – Autorização, Reconhecimento e Funcionamento”, outra coletânea do MEC/DAU publicada em agosto de 1977, para servir de subsídio na reestruturação dos currículos plenos, e composição dos novos, e aprimoramento da qualidade do ensino. Esta pesquisa faz um levantamento histórico-educativo da trajetória da FACENS enfatizando sua origem e fundação, considerando, segundo Dario Ragazzini (1999): a) o estudo da educação numa conotação pluridisciplinar dos fenômenos, a reflexão multiforme em torno do objeto, dos fatos e processos formativos estudados por meio das diversas variáveis que intervieram na origem e fundação da FACENS b) o tempo – no âmbito da reflexão do fato (a fundação da FACENS) que se constituiu em relação às mudanças educativas, formativas e cognitivas ocorridas. 6 Um tempo que não é abstrato, mas repleto de experiências e relações colocado num espaço concreto. Um tempo de vida operativo e relacional. A maior parte das fontes primárias consultadas pertencem aos arquivos da FACENS.