Dissertações e Teses
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações e Teses por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 520
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoBuscando o caminho das pedras...: a construção da trajetória profissional de educadores de jovens e adultos da rede municipal de Sorocaba/SP(1998) Mebius, Sonia Maria Castricini BiscacioCompreendendo a complexidade do ato pedagógico, a autora procurou argumentar em favor de um processo de educação/formação continuada/permanente para professores. Como o educador de jovens e adultos não é preparado para essa atividade nem no Magistério (Ensino Médio) e nem na Graduação, é que esse processo torna-se enfaticamente indispensável. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi investigar a ação de professores/ educadores de jovens e adultos que atuam e/ou atuaram num Curso Supletivo da Rede Municipal de Sorocaba/SP, para buscar compreender o processo de educação/formação continuada/permanente de que participam e/ou participaram e a forma pela qual tal processo contribui e/ou contribuiu para a construção da trajetória desses profissionais. Das observações e conclusões que emergiram ao longo desta pesquisa a autora buscou também explicitar características desse processo de formação para que efetivamente, possa contribuir para profissionalização de educadores de jovens e adultos. A análise dos dados revelou que os professores pesquisados valorizam os espaços de construção coletiva da profissão docente desde que esse processo tenha como tônica principal, a troca de experiência e seja conduzido de forma a propiciar-lhes uma ação pedagógica diferenciada.
- DissertaçãoO problema da escala no ensino da geografia(1998) Girão, Ana Paula DiasEste trabalho consiste numa verificação da aprendizagem das escalas geográficas em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida com o propósito de averiguar a hipótese: professor de Geografia sabe escala geográfica. O processo de pesquisa evoluiu e foi definido em função da seguinte questão: "aluno do 4° ano do curso de Geografia enquanto professor da rede estadual/particular sabe escala geográfica? A dissertação foi dividida em três capítulos assim subsumidos: primeiro caracteriza-se por ser um introdutório ao tema proposto, dissecando a escala geográfica e a escala cartográfica; já o segundo capítulo constitui-se num preparatório pedagógico para a análise do estudo de caso em questão, ou seja, um capítulo-ponte entre os capítulos I e III, relacionando a fundamentação teórica aos aspectos relevantes do ensino da Geografia com base nas escalas geográficas, através de geógrafos como: Iná Elias de Castro, Milton Santos, Rogério Haesbaert, Fernand Joly. Fanny Davidovich, Yves Lacoste e Neil Smith; o capítulo três trata das acepções-concepções do aluno-professor do 4° ano do curso de Geografia da Universidade de Sorocaba-1998. ou seja, como o aluno-professor entende e trabalha as escalas geográficas em sala de aula. Metodologicamente, a pesquisa utilizou-se da técnica de estudo de caso, numa abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas, com a aplicação de alguns textos para o questionamento proposto como hipótese de trabalho, como se segue: Jorge Luís Borges em "Do Rigor na Ciência e Lewis Carrol em "Silvia e Bruno°. Abraham Moles autor de "As Ciências do Impreciso, forneceu, através de seu perfil de polaridade, as bases para a aplicação de "perfil® junto aos alunos do 4° ano do curso de Geografia/98 Assim, cheguei a um resultado mais consistente sobre a hipótese levantada, com vistas à contribuição para o ensino das escalas geográficas nos cursos de Geografia. Devo concluir que ficou revelado um apetite devorador da escala cartográfica em relação à escala geográfica em sala de aula. Todo o proposto permitiu a conclusão de que no contexto político, econômico e cultural dos dias de hoje há necessidade de uma outra lógica na produção do conhecimento escolar em Geografia: além de formar uma consciência espacial, deve o professor não só fazer conhecer e localizar o fenômeno geográfico, mas analisar e compreender a espacialidade das práticas sociais, nas várias escalas geográficas, para poder, através delas, intervir na realidade.
- DissertaçãoO estágio supervisionado dos alunos do curso de administração de empresas da UNISO: limites e possibilidades(1999) Ortolan, OrlandoEste trabalho teve como objetivo principal investigar o desenvolvimento do Estágio Supervisionado do curso de Administração de Empresas da Universidade de Sorocaba (UNISO). Neste sentido, o estudo partiu do levantamento da origem do termo administração, procurando evidenciar fatos históricos relevantes de sua trajetória, os quais contribuíram para a criação do curso de Administração. Foram analisadas algumas questões pedagógicas pertinentes ao curso de Administração de Empresas, em geral, e da UNISO, em particular, nesta foram caracterizados os corpos docente e discente do referido curso. Quanto ao Estágio Supervisionado foram analisados: os principais problemas revelados pelas ambigüidades e controvérsias decorrentes da interpretação dos aspectos legais e institucionais; as contribuições para a complementação do ensino e para a integração teoria-prática; e, ainda, as várias formas, adotadas por diferentes cursos, para o desenvolvimento daquela atividade. Na pesquisa de campo, foram analisados depoimentos de professores, de dirigentes de empresas, onde os estágios foram realizados, e de alunos-estagiários. A pesquisa bibliográfica revelou que pesquisadores sinalizam que o Estágio Supervisionado está longe de atender, de forma integral, aos objetivos que nortearam sua criação, mas, é unânime a opinião sobre a importância do estágio. Baseado nos dados levantados durante o desenvolvimento do trabalho, foram apresentados, nas considerações finais, alguns elementos julgados relevantes para discussão coletiva e que podem contribuir para a melhoria de qualidade na formação dos administradores da UNISO.
- DissertaçãoConversar é preciso...: produzindo significados sobre a igualdade algébrica(1999) Guarniéri, Maria Viviane MunhozEste trabalho investiga um processo de ensino-aprendizagem de equação de 1º grau, no qual foram enfatizados processos dialógicos, pautados na inter-relação da linguagem natural com a linguagem algébrica, visando promover a construção, pelos alunos, dos conceitos de igualdade e de equação, de equações fracionárias e operações inversas. Os processos dialógicos foram fundamentais para construir e relacionar os conceitos matemáticos tratados. O processo foi desenvolvido durante um bimestre letivo, junto à 37 alunos de uma 7ª série do ensino fundamental, de uma escola pública estadual da cidade de Sorocaba (SP), e envolveu a gravação e posterior transcrição dos diálogos ocorridos entre os agentes do processo. Em termos específicos, foram recortados diálogos sobre os conceitos tratados, os quais foram interpretados à luz de contribuições da teoria sócio-histórica. Os resultados revelam uma adequada construção, por parte dos alunos, dos conceitos ensinados, evidenciando a relevância de quanto "conversar é preciso" na sala de aula de Matemática.
Publicação Fios da memória das estudantes sorocabanas durante a ditadura militar: 1964/1984(1999) Vendramini, Leni Palmira PiacitelliEste trabalho visa fazer uma leitura da Escola, na época da 2' ditadura militar (1964/1984), em Sorocaba, Estado de São Paulo, através de depoimentos de pessoas comuns. anônimas. Tecendo os ños da memória e observando experiências relevantes da trajetória das estudantes, isto é, olhando o lado feminino e destacando quais suas observações, sentimentos, reflexões e 0 que restou em suas lembranças, a investigação procura evidenciar o sentido social da vida desses personagens, além de compor diálogos com outras versoes historiográficas de um periodo sombrio da história do Brasil. O enfoque feminino é justificado pelo fato da mulher, nessa época, começar a tomar parte, com um pouco mais de significado, na vida política do país, deixando de ser a parte "frágil" para 0 sair às ruas, reivindicando o direito à democracia, muitas vezes, at pela luta armada. Procura, também. registrar clima do periodo através de músicas, comportamentos e moda, vista como manifestação cultural, e suas possíveis influências nas estudantes sorocabanas. Agregando fragmentos guardados pela memória, este trabalho pretende mostrar como se sentiam as estudantes, num periodo da história do Brasil, em que o medo era a pedra de toque de todas as suas as atitudes. Nessa época, respirava-se a inquietude e era mantido o silêncio. Silêncio diante das injustiças, diante das arbitrariedades manipuladas pela força do autoritarismo, que, definitivamente, negava o espaço necessário para a criatividade de aprender o mundo em que se vivia, fechando os espaços de liberdade.- DissertaçãoAproximações sobre as origens do ensino público do município de Mairinque - SP(1999) Bellini, Magda Cristina FulanNeste trabalho, o autor procura resgatar a história da educação do município de Marinque, desde sua primeira escola, enfatizando também a fundação da cidade, bem como, suas necessidades de âmbito social. Ele descreve todos os dados que encontrou disponíveis até o presente momento. Por conta disso, faz uso de fontes escritas, orais e iconográficas. Na tentativa de praticar a história oral, faz entrevistas com antigos moradores e alunos da primeira escola. Com relação a esses alunos e moradores, do início do século, o autor faz breves colocações sobre os ideais nacionais do período. Na perspectiva de que pesquisas futuras sejam desenvolvidas a partir deste estudo, o pesquisador deixa aqui sua contribuição. Ainda há muito por fazer.
- DissertaçãoAs representações sociais da informática e suas relações com a educ@ção: ignorar, cancelar, refletir(1999) Carneiro, Raquel; 1964-Dentro do universo das representações sociais, a Informática e o Computador estão entre os assuntos que forçam pronunciamentos do senso comum. A interferência da informática, no cotidiano social, tem se tornado cada vez mais presente nos diversos ambientes, interferindo nas relações políticas, sociais, culturais locais e globais. Esta investigação, procura trazer para a discussão científica, o pensamento vigente das representações sociais da informática e do computador, pela análise de conversas do cotidiano, de imagens das capas de revistas e de depoimentos de alunos em sala de aula. Procura, também, mostrar que a utilização do computador, nos ambientes sociais, requer muito mais do que o domínio dos comandos. Conclui que a representação social da informática e do computador é parte fundamental a ser considerada, não só para que se obtenha uma perfeita utilização dos comandos e recursos computacionais, mas, principalmente, para a construção de conhecimentos, autonomia e habilidades pessoais do sujeito que, conhecendo e refletindo sobre os caminhos cada vez mais entrelaçados da sociedade com a informática, terá facilitada sua inserção na história da sociedade atual.
- DissertaçãoA informática na educação: realidades, amplitudes, necessidades e resistências(1999) Lima, Santo Rei de AlmeidaA informática, hoje, já está inserida nas atividades cotidianas de vários países. A sua utilização não se restringe apenas a fins bélicos, comerciais ou industriais como no início, mas, atinge a todas as áreas do conhecimento como um instrumento eficaz e agilizador de procedimentos, rotinas, operações, diagnósticos, etc... A forma como ela está sendo divulgada, ao nosso modo de ver, desperta o interesse quase que de imediato nas pessoas, independente de sexo ou idade, em conhecê-la, entendê la, e sobretudo, praticá-la, objetivando com isso conseguir o seu domínio e tratando-a como um elemento fundamental para a sobrevivência tecnológica da sociedade. Como ela pode ser aplicada em todas as áreas, despertou então, uma preocupação e necessidade dos responsáveis pela educação em dotar seus estabelecimentos de ensino, com esta moderna tecnologia, de forma que seus educandos possam usufruir dos beneficios desta poderosa ferramenta tecnológica'. Desta forma, procuraremos, neste trabalho, demonstrar os resultados, em termos investigativos, de um estudo de caso realizado numa escola privada, em classes do primeiro grau, onde a informática já está sendo utilizada como elemento auxiliar nos processos educativos.
- DissertaçãoRepresentações sociais sobre AIDS e sua influência no ensino-aprendizagem de um grupo de alunas de enfermagem(1999) Almeida, Janie Maria deNeste trabalho busquei através da teoria das representações sociais interpretar o comportamento das alunas de Enfermagem da PUC-Sorocaba, seus conhecimentos, sentimentos e atitudes com relação ao aprendizado sobre AIDS. A pesquisa foi realizada por meio de questionário semi-estruturado, sendo possível apurar que das 21 alunas pesquisadas, 83% demonstraram conhecer o conteúdo teórico, revelando um domínio do conhecimento científico, mas não necessariamente transpondo-o para sua vida pessoal. A análise permitiu ainda desvelar a representação social sobre a AIDS, caracterizando-a como doença epidêmica, que atinge a todos igualmente, é triste, incurável e fatal; o paciente provoca sentimentos de compaixão, pena, medo e preconceito. Apesar dessa realidade assumem o compromisso profissional de dar assistência a esse paciente. Interpretam como adequadas as ações das docentes reveladas durante o ensino, no contato com pacientes com HIV/AIDS. Finalmente foi possível apurar que a grande maioria das alunas não tem diálogo com os pais sobre: sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, anticoncepção e uso de drogas. O conjunto de conhecimentos advindos deste trabalho significou para mim, um marco importante porque, por meio dele, tenho pistas reais e seguras para direcionar e fundamentar minha prática pedagógica.
- DissertaçãoA evasão escolar na rota de suas possíveis causas e na busca de soluções(1999) Digiampietri, Edson AntonioEste trabalho pretende (re)estudar a evasão escolar, problema antigo persistent em nosso sistema educacional. Embora a maioria dos estudos sobre o abandono escolar tenha sido feita em nivel da primeira série da antiga escola primária e depois da escola de primeiro grau, aqui a questão é analisada como um todo, destacando-se a sua ocorrência da quinta oitava série do atual ensino fundamental Considera-se como evadido aluno que abandona os estudos no decorrer do período letivo também aquele que, mesmo tendo concluido uma série. não mais retorna ou fica afastado por um mais Na primeira parte apresentam-se números sobre promoção, retenção evasão para que se possa ter uma visão geral do tema em análise. Na segunda parte citam-se artigos da Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases e do Estatuto da Criança do Adolescente que se relacionam com assunto. Na terceira parte mostram-se causas que normalmente têm sido apontadas como as que levam os alunos abandonarem seus estudos. Na quarta parte revelam-se os resultados obtidos da pesquisa que o autor realizou com pessoas que abandonaram os estudos. Na quinta parte, analisam-se ações que tem sido desencadeadas na tentativa de solucionar o problema. Ao término de cada divisão oferece-se uma conclusão parcial referente às averiguações ali realizadas. Na conclusão final, resgatam-se conclusões parciais e procura-se destacar os aspectos mais relevantes.
- DissertaçãoPueco, pero no mucho: percalços no ensino do espanhol na universidade(1999) Dacar, Maria Antonia TavernariNeste trabalho a autora procurou estudar a especificidade dos cursos superiores de língua estrangeira em relação aos chamados cursos livres das escolas de idioma. Embora tenha enfocado o caso específico do processo ensino/aprendizagem do Espanhol, estendeu suas considerações às demais línguas estrangeiras estudadas nos cursos superiores. Buscando analisar tal especificidade, a autora realizou um trabalho analítico sobre diversos tópicos: importância das línguas no panorama mundial, formação do usuário e do especialista, distinção entre educação formal e informal, características dos cursos universitários e dos cursos livres de idiomas, currículo e interdisciplinaridade, inserção cultural como elemento de aprendizagem, dupla habilitação, facilidades e dificuldades de aprendizagem do Espanhol e realizações lingúísticas dos alunos. Um questionário realizado junto aos alunos permitiu a coleta de dados que ofereceram subsídios para as questões propostas. Os dados resultantes desse questionário e a reflexão sobre os problemas detectados, levaram a autora a sugerir que os cursos superiores de língua estrangeira estão estruturados sobre um modelo ultrapassado, que se distancia das tendências e da realidade atual, precisando ser rediscutido.
- DissertaçãoQualidade total da empresa à escola: a relação entre as experiências vividas na empresa e na escola, pelo aluno estagiário do curso de desenho de projetos de mecânica da Escola Técnica Estadual "Fernando Prestes"(1999) Koritiake, Luiz AntonioEste estudo busca identificar a relação entre as experiências vividas na empresa e na escola, pelos alunos estagiários do curso de Desenho de Projetos de Mecânica da ETE "Fernando Prestes" - Sorocaba SP., sob os efeitos do movimento da Qualidade Total. O autor busca dar uma visão da Qualidade Total quanto à conceituação, o contexto histórico-evolutivo, as abordagens mais significativas e as características de um modelo de gerenciamento, com base nos trabalhos de alguns pioneiros da qualidade. São abordados alguns fatores que estão interferindo na reorganização das empresas e, como conseqûência, provocando transformações no mundo contemporâneo, onde a Qualidade Total passa a ser uma vantagem competitiva e uma forma de exclusão. Neste contexto, a educação passa a ser vista como um elemento fundamental para o desenvolvimento econômico, político e social, sendo assim, o autor desenvolve um breve histórico do ensino profissionalizante no estado de São Paulo e no Brasil, analisando as influências do setor empresarial nos rumos da educação. Tendo como base entrevistas com alunos estagiários e com representantes de empresas é possível identificar um perfil desejado para os técnicos de Desenho de Projetos de Mecânica e é possível perceber a influência da Qualidade Total e suas implicações na formação de um profissional, possibilitando uma avaliação do papel da escola e da empresa neste processo.
- DissertaçãoGuia de labirinto: análise do Guia do Livro Didático do MEC(1999) Gomes, Denise LemosEste trabalho divide-se em duas partes: uma geral e outra específica. Na parte geral, preocupei-me com a contextualização do documento a ser analisado, o Guia do Livro Didático, dentro do panorama educacional. Procurei aprofundar-me naquilo que é a peça principal do Guia, o livro, e explicitar alguns dos vários "olhares" relacionados a esse objeto que foram propostos por estudiosos ao longo dos tempos. Busquei também fazer a análise detalhada do Guia do Livro Didático, apontando aspectos que necessitariam de reflexão tais como: a) o Guia do Livro Didático não traz concepção de educação única, mas utiliza como referenciais teóricos aqueles que aproximam-se das teorias construtivistas, socio-construtivistas. b) o Guia legitima o livro didático da mesma forma como já vinha sendo elaborado. c) o Guia do Livro Didático não distingue qualitativamente o livro pelas resenhas apresentadas. A codificação dessas resenhas é feita pelo recurso iconográfico "estrelas" que, foram utilizadas para classificar os livros. d) o Guia apresenta multiplicidade de interlocutores e locutores o que torna o discurso do mesmo impreciso. e) o Guia no que diz respeito a Língua Portuguesa, reconhece a fragmentação do ensino em redação-gramática-literatura. E o Guia do Livro Didático não interferiu nas práticas escolares. A parte específica, fundamentada em estudo de caso realizado em 1998 com professores da rede pública de ensino de Sorocaba, São Paulo, levou-me à conclusão de que existe um conjunto de medidas relacionadas aos profissionais da educação (e não somente aos materiais) que precisaria ser posto em ação. Foi possível observar que nem o Guia do Livro Didático, nem qualquer instnamento que conflitue com o senso comum do professor tem alguma eficiência nas transformações das práticas escolares. A alteração (para melhor) em alguma ação pedagógica da sala de aula só será sentida a partir de investimentos na formação do docente e capacitações constantes, realimentadas ao longo do processo, que interfiram no grau de percepção e consciência do professor relativamente ás suas práticas.
- DissertaçãoO adolescente obeso e o culto ao corpo(2000) Agiasi, Carmen Sylvia ScuttiA obesidade na infância e adolescência tem sido considerada, na atualidade, como uma doença crônica e apontada como um dos mais importantes problemas de Saúde Pública pelas suas proporções epidêmicas com que vem se apresentando. Objetivo. Avaliar uma população de adolescentes obesos, de ambos os sexos, de 15 a 17 anos de idade que cursam a 1a série do ensino médio de uma escola pública, descrevendo o estado nutricional, os hábitos e comportamento alimentares identificando as representações sociais do culto ao corpo impostas pela mídia. Metodologia. Identificação e avaliação antropométrica, classificando o estado nutricional de acordo com o índice de Massa Corporal (IMC). sendo considerado obeso aqueles com percentil › ou = a 85. Foi utilizado um questionário para avaliação da atividade física e dos comportamentos alimentares e entrevista semi estruturada, gravada, para coleta de dados sobre as representações sociais. Resultados. Foram avaliados 10 adolescentes obesos sendo 6 (60%) do sexo feminino e 4 (40%) do sexo masculino. Verifiquei que a atividade física desenvolve- se de forma leve a moderada e descontinua. A omissão do café da manhã está presente em 50%, sendo que os restantes (50%) não se preocupam com a qualidade do mesmo. Todos (100%) almoçam e jantam. A análise das entrevistas permitiu identificar as representações sociais de normalidade em relação ao corpo - o magro -- conjugadas pelas revistas veiculadas para o público jovem, imagens em propaganda de TV e pela 'indústria do emagrecimento". Conclusão. Os adolescentes obesos se sentem desconfortáveis em relação às roupas e todos gostariam de ter um corpo esteticamente aceito. Marcadas pelo forte vínculo que vem se estabelecendo entre a mídia e o culto ao corpo, sob a regência deste último, as representações sociais expressas pelos adolescentes obesos revelam seus sentimentos de exclusão social.
- DissertaçãoA universidade e o mundo midiático: relendo a utopia(2000) Azevedo, Maria Isolda LichtenthalerA tecnologia permitiu a formação de uma rede eletrônica mediadora de toda a atividade humana. A forte presença da mídia na sociedade contemporânea, aproximando o mundo acadêmico da cultura popular, aponta para a relevância crescente de refletir-se sobre que conhecimentos são produzidos e como são gerados esses conhecimentos na Universidade. Considerando a predominância atual dos valores de utilidade e lucro, esta pesquisa pretende identificar caminhos para uma universidade comprometida com valores éticos como solidariedade, cooperação e justiça social. Tais caminhos passam necessariamente por novas concepções de ciência e de verdade, que garantam que o desenvolvimento tecnológico contribua para o aprofundamento do conhecimento e da comunicação e se transforme em sabedoria prática.
- DissertaçãoOs jogos de regras e o desenvolvimento de habilidades em crianças de 5 a 6 anos(2000) Florio, Sandra ReginaEntendendo o brincar como fator primordial na construção do conhecimento e desenvolvimento global da criança, este trabalho buscou verificar as habilidades envolvidas em jogos e investigar a interação social das crianças nesse processo. Para isso, foram selecionados alguns jogos infantis e aplicados a 6 grupos de crianças de 5 a 6 anos, alunos de uma escola particular da cidade de Sorocaba - SP. As etapas para a realização deste trabalho foram: estudo teórico acerca do assunto pesquisado (que acompanhou todo o processo), aplicação dos jogos e filmagem dos mesmos, observação das filmagens, descrição dos jogos, adaptação de um roteiro para análise das habilidades, análise dos jogos, definição e identificação das habilidades envolvidas e considerações sobre a dinâmica dos grupos. Os resultados obtidos a partir das análises realizadas permitiram: analisar o potencial dos jogos para o desenvolvimento da socialização da criança; identificar as habilidades envolvidas nos jogos estudados; observar como se processam as interações sociais das crianças. As análises realizadas podem ser aplicadas a uma grande quantidade de jogos, com crianças de outras faixas etárias para que se possam adquirir, assim, mais informações acerca do brincar, do desenvolvimento infantil e da socialização da criança.
- DissertaçãoMulheres de Alumínio: representações sociais sobre o câncer de mamas e suas contribuições para o ensino de enfermagem(2000) Oliveira, Raquel Aparecida deO câncer de mama é uma doença que afeta profundamente a vida das mulheres. Por envolver o estigma da morte, traz repercussões negativas; como a angústia e a certeza inexorável da dor. Este caráter cultural colabora para a negação da doença e consequentemente a fuga do tratamento. O auto-exame de mamas consagra-se pela sua importância na detecção precoce do câncer, uma vez que o estágio da doença implicará o tipo de tratamento. Neste trabalho identifiquei as representações sociais sobre o auto-exame de mamas, presentes nas falas das mulheres de Alumínio, a partir de minhas vivências como enfermeira da saúde da Mulher. Utilizei o referencial da Teoria das Representações Sociais, uma vez que ela preserva a dimensão social como um elemento essencial na construção do pensamento e propõe uma relação entre o conhecimento e o comportamento coletivo. Para conhecer um pouco de Alumínio, busquei a fala de alguns personagens que participaram da sua história, a fim de estabelecer correlações entre os valores e imagens sobre esta cidade e as representações das mulheres sobre o processo saúde-doença. As conversas, que aconteceram em grupos, constituíram o foco de análise. Selecionei a fala de alguns especialistas e discursos da mídia, para perceber o contexto maior de idéias que ligam-se ao tema em estudo. De maneira geral, as falas mostraram que as representações atribuídas ao câncer de mamas permeiam o medo e o desconhecimento do corpo, resultantes de uma construção social atribuída a alguns fatores como: distorções de informações, hegemonia do saber técnico-científico, processo de transferência da responsabilidade de sua própria saúde ao médico, relações de gênero e poder. Concluo apontando para a necessidade da desconstrução de representações, sobre o câncer de mamas, que distanciam a mulher da adesão à prática do auto-exame e para a necessidade de espaços de diálogos entre mulheres e enfermeiras, para que possam ser construídas representações qualitativamente significativas em relação ao câncer de mamas e às concepções que a mulher tem de si mesmas. Espero que na formação das enfermeiras, sejam contempladas questões que possibilitem esta relação dialógica.
- DissertaçãoO professor universitário da área da saúde: profissão e qualidade de vida(2000) Rosa, Soraya DinizEsta pesquisa diz respeito a um estudo exploratório que pretende investigar a qualidade de vida e trabalho na universidade, em especial do professor universitário da área da saúde. A temática surgiu com o objetivo de conhecer o cotidiano do professor universitário considerando a multiplicidade de papéis que ele assume no desempenho do seu trabalho, ou seja, sua atuação na docência, pesquisa, extensão e administração. A estratégia adotada foi constituir um grupo de pessoas a partir de critérios previamente estabelecidos: ser professor da área da saúde, sendo a metade terapeutas ocupacionais; estar atuando como docente universitário; - a amostra ser distribuída igualitariamente entre professores da rede pública e da rede privada de ensino. O grupo foi composto por vinte e quatro professores da área da saúde, sendo onze terapeutas ocupacionais e os demais das áreas de medicina, enfermagem, odontologia e fisioterapia. A relação entre qualidade de vida e trabalho foi analisada sob o ponto de vista da representação que os professores fazem a respeito dos papéis ocupacionais e socioculturais que assumem na sua rotina de vida. Através dos relatos dos entrevistados, analisou-se as informações obtidas sobre o cotidiano do professor centrando as atividades do trabalho profissional, do trabalho familiar e do tempo livre. Os resultados obtidos mostram a representação que o professor da área da saúde faz do seu papel profissional no ambiente acadêmico, sua condição de vida, a predominância da sua atividade de trabalho sobre as demais e a descaracterização de seu tempo livre.
- DissertaçãoAnálise do processo de colocação dos portadores de deficiência nas escolas municipais na cidade de Sorocaba/SP no ano de 1998(2000) Silva, Mágda Celeste FernandesEste trabalho pretende analisar a colocação de alunos portadores de deficiência nas escolas municipais na cidade de Sorocaba, no ano de 1998. Procura-se refletir sobre 3 aspectos que influenciam diretamente a forma sob a qual os portadores de deficiência são atendidos: a conceituação de deficiência, englobando diferentes classificações adotadas por entidades mundiais e nacionais; a escola considerada como parte integrante e influente do contexto social e, finalmente, os aspectos legislativos nos âmbitos federal, estadual e municipal que interferem diretamente neste tema. Realiza-se uma pesquisa objetivando coletar dados, tais como: número de alunos colocados, sexo, idade, tipo de deficiência apresentada e também algumas características do corpo docente que trabalha com estes alunos em sala de aula. Na tentativa de aclarar a predominância de uma ou outra característica relativa aos dados coletados, realiza-se uma análise matemática através de gráficos de barras e de setores. Finalmente, o trabalho apresenta a análise da autora e algumas sugestões que têm por principal objetivo melhorar o atendimento ao portador de deficiência nas escolas que fazem parte da rede regular de ensino.
- DissertaçãoA formação de profissionais em educação física: um estudo das representações sociais dos (as) estudantes da FEFISO/ACM de Sorocaba(2000) Leme, Mirian Aparecida Ribeiro BorbaEste estudo apresenta uma pesquisa desenvolvida com as representações sociais dos alunos e alunas recém-ingressos no Curso de Graduação da Faculdade de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Sorocaba (FEFISO/ACM). A Associação Cristã de Moços (ACM) é uma entidade filantrópica, existente em mais de 150 países e mantém em Sorocaba uma Faculdade de Educação Física, a única do Brasil com esta particularidade. Para caracterizar a instituição e o local em que se desenvolveu a pesquisa, são apresentadas informações históricas da origem da ACM, da sua instalação na cidade de Sorocaba e especialmente da FEFISO/ACM. A sistematização destes acontecimentos históricos, a partir de entrevistas e pesquisas documentais, não são o objeto central deste estudo, mas sua construção leve o intento de tornar-se um registro legítimo da trajetória da Instituição para que possa ser empregado em outros estudos que necessitem destes dados. A legislação referente à formação de profissionais em Educação Física no Brasil é apresentada como suporte para a história local, na FEFISOlACM. A pesquisa propriamente dita, apresenta as representações sociais manifestas durante as entrevistas dos "calouros" ingressos no segundo semestre de 1998 e são discutidas por meio de análise de conteúdo. Nas revelações obtidas busca-se as prováveis interferências das representações sociais na construção de uma definição para o profissional em Educação Física. E tendo em vista que as representações sociais se constroem, circulam e são comunicadas no cotidiano das pessoas. pretende-se que o resultado revelado neste processo seja um incentivo para reflexão dos docentes da Educação Física em sua prática pedagógica, e torne-se um indicativo para outros estudos.