Navegando por Assunto "Ética"
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- DissertaçãoA ética e os valores da pós-modernidade e o cotidiano escolar(2007) Paes, Maria do Carmo Lincoln RamalhoEsta dissertação, articulada com a linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano escolar, traz para a pauta de debates os valores da pós-modernidade e a análise de destacados autores pós-modernos, que afirmam vivermos a era do vazio, da falência dos valores, da ética. Em contrapartida, são introduzidos autores que não concordam com essas teses, enriquecendo e ampliando o debate. Os autores mencionados são: Jean-François Lyotard; Gilles Lipovetsky; Terry Eagleton e Zigmund Bauman. A pesquisa investiga se e como essas teses pós-modernas se refletem no cotidiano escolar, tendo a ética como referência das questões. Para essa análise, são entrevistados professores de uma escola pública e de uma escola particular, ambas da cidade de Sorocaba. Esses dois ambientes diferenciados são escolhidos para possibilitar o estabelecimento de um paralelo entre duas realidades que marcam fortemente o cotidiano da educação brasileira. Os procedimentos adotados são: a pesquisa qualitativa e empírica, por meio da observação, entrevistas semi-estruturadas orais, usando a técnica da gravação, e a aplicação de um questionário respondido por escrito; além disso, são aproveitadas conversas informais, individuais ou em grupo, ora gravadas, ora espontâneas. A pesquisa justifica-se por trazer ao debate uma das mais controvertidas questões da atualidade, tanto na sociedade em geral quanto na educação. A tônica central desse debate é a preocupação com o ‘fim dos valores’. É de grande interesse saber como essa tese se reflete na realidade escolar. A investigação revelou que, na realidade não existe uma falência generalizada de valores, mas uma desestabilização dos valores tradicionais e a busca ainda tateante e insegura de novos pontos de referência para o agir moral. Dessa forma, o trabalho pode contribuir para estimular a reflexão ética entre gestores, professores, alunos e o corpo administrativo da escola sobre um tema que não só está presente no dia dessas pessoas, mas é de fundamental importância para o sucesso do agir educativo.
- DissertaçãoTeatro estudantil: as tecnologias do eu e a constituição ética de si(2007) Boy, Tânia Cristina dos SantosO presente trabalho desenvolve uma reflexão sobre a relação entre educação, teatro e os atuais indivíduos formados em nosso sistema educacional, buscando compreender a constituição ética de si. Especificamente busca desvelar os processos de apropriação do teatro que cada indivíduo pode fazer, através de uma pesquisa-ação realizada numa escola pública na cidade de Sorocaba do Estado de São Paulo, que mantém o grupo teatral Tia Thereza & Cia. A pesquisa constela o sentir, o experimentar e o fruir do sensível, que se apresentam reprimidos, pela racionalidade moderna, ou superestimulados pela sociedade de consumo, provocando uma incapacidade do saber de nossos corpos no desfrute da estesia. Como referencial teórico são as teses foucaultianas que permitem compreender a constituição de alunos-sujeitos, logo assujeitados, na escola moderna. Utilizando das dimensões das Tecnologias do Eu, teorizadas por Foucault, e relacionadas por Larrosa à educação, vai de encontro da possibilidade da elaboração de uma atitude ética na constituição de si. Articula, também, uma interação da educação do sensível com Francisco Duarte Júnior e o pensamento da pedagogia teatral com Ingrid Dormien Koudela. Realiza uma análise empírica de dados coletados nos protocolos escritos pelos alunos do grupo que constitui universo desse estudo, escritos que desnudam situações que permitem aos indivíduos uma ação sobre si mesmo. Os resultados apontam para a importância da arte teatral no sistema educacional, a partir da destacada significação dos momentos que engendraram a constituição ética de si.