Navegando por Assunto "Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação"
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- DissertaçãoInterdisciplinaridade no curso de gestão da tecnologia da informação da Fatec de Tatuí(2012) Albino, Paulo Rubens RochaA pesquisa contempla um estudo sobre interdisciplinaridade produzida no cotidiano escolar tecnológico superior da Fatec de Tatuí, em especial aquela desenvolvida no Curso Superior de Gestão de Tecnologia da Informação e seus principais agentes, sendo estes: diretoria, coordenação, professores e alunos. Parte-se do pressuposto de que, no ensino superior tecnológico, a interdisciplinaridade não é prática comum, sendo tratada como simples integração de disciplinas. Desta forma, o Grupo de Estudo Tecnológico Interdisciplinar, objeto deste estudo, foi iniciado tendo como desafio desenvolver um projeto interdisciplinar de reflexão sobre as práticas docentes, primando-se pela valorização de opiniões e saberes através da construção de software e hardware para pesquisa de satisfação interna e externa. O trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa “Cotidiano Escolar” do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade de Sorocaba tem como objetivo examinar as atividades interdisciplinares no curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Fatec de Tatuí, mediante pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo na Fatec como recurso metodológico, na qual Fazenda, Foucault, Japiassú, Medrado, Paviani, Santomé constituem importantes referenciais teóricos. O trabalho analisa o processo de desenvolvimento das atividades interdisciplinares no cotidiano escolar do referido curso.
- DissertaçãoNo cotidiano das creches - a infância sorocabana revelada: um estudo sobre as proteções negociadas com a violência(2008) Perez, Elaine Cristina De Matos FernandezA pesquisa pauta-se por investigações interdisciplinares sobre a cultura de violências manifestadas e reveladas nos Centros de Educação Infantil (CEI) integrais de Sorocaba-SP. Verificamos como são negociadas as proteções com essas manifestações de violências. Partimos do pressuposto que não existe uma violência infantil, mas um conjunto de violências que precisam ser contextualizadas. A exclusão e inclusão constituem materialidade na postura do educador, marcado por fragmentações em sua formação e pela ausência do olhar interdisciplinar que inviabiliza o exercício das diferenças, que supera a noção de diversidade. As respectivas agressões são exibidas a partir das conceituações sobre as violências simbólicas, sistematizadas com as idéias de Bourdieu e Débarbieux, as concretas com os paradigmas de Maffesoli e Foucault e, as intermediárias, pautadas em estudos produzidos pelo Grupo Podis/Uniso. A interdisciplinaridade é também explorada como recurso metodológico, expondo a contextualização das instituições que abrigam crianças submetidas ao disciplinamento.. Realidade que dificulta uma infância que dissolve a solidez da concretude do mundo adulto preconizada por Larrosa.
- DissertaçãoPráticas corporais de aventura: uma prática de ensino baseada no desenvolvimento de competências(2023) Ribeiro, Maria Carolina RebuáEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa inserida no cotidiano escolar, particularmente, nas aulas de Educação Física. A pesquisa toma como objeto de estudo o trabalho das Práticas Corporais de Aventura na Natureza (PCAN) no componente curricular Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Concretamente, o estudo teve por objetivo geral analisar, sob uma perspectiva processual do currículo, a aplicabilidade prática da Unidade Temática PCAN no componente curricular de Educação Física através de uma sequência didática interdisciplinar, evidenciando as competências desenvolvidas pelos alunos. O trabalho se mostra relevante na medida em que se trata de uma nova unidade temática incluída na Base Nacional Comum Curricular reiterada pelo Currículo Paulista que, pelas suas características específicas, apresenta alguns desafios para sua implementação. O estudo adotou uma perspectiva processual do currículo desenvolvendo análises do currículo prescrito, do currículo apresentado aos professores, do currículo modelado pelos professores de Educação Física e Matemática e do currículo em ação sob a lente teórica da noção de competência. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de tipo exploratório. Os dados considerados na pesquisa foram os textos curriculares, fotografias e filmagens produzidas durante a implementação da sequência didática e diário de bordo da pesquisadora. A análise dos currículos prescrito e apresentado aos professores foi realizada problematizando a noção de competência contida nos documentos curriculares. O estudo do currículo moldado pelos professores foi contemplado a partir da elaboração e descrição detalhada de uma sequência didática destinada a alunos do 9. ° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Sorocaba. A sequência visava desenvolver práticas de orientação e corrida na natureza de forma interdisciplinar com o componente curricular matemática. Nesta etapa analítica também foram especificadas as competências que podiam ser desenvolvidas a partir das atividades contidas na sequência. A análise do currículo em ação foi realizada a partir do exame de episódios captados durante a implementação da sequência, identificando quais conhecimentos, habilidades e atitudes foram evidenciados pelos alunos durante cada uma das aulas. Os resultados da pesquisa revelaram, em primeiro lugar, confusões e imprecisões teóricas presentes nos textos do currículo prescrito. Em segundo lugar, a análise da sequência e sua implementação evidenciou a mobilização de múltiplos conhecimentos, habilidades e atitudes, tais como a leitura e manipulação da bússola, a compreensão de que, ao utilizar medidas não padronizadas, a unidade de medida pode variar e o respeito e valorização do trabalho em grupo. Assim, as competências promovidas pela sequência ultrapassaram aquelas prescritas nos textos curriculares. Em terceiro lugar, os resultados colocam em evidência pontos positivos do trabalho com as PCAN na escola. Por exemplo, a promoção de trabalhos interdisciplinares e o favorecimento do contato dos estudantes com o meio natural. Finalmente, foram identificados pontos negativos, tais como os custos, a dificuldade da reorganização das atividades escolares e a falta apoio institucional, aspectos que desafiam a aplicabilidade prática das PCAN no contexto da escola pública.
- DissertaçãoTransdisciplinaridade: discurso ou realidade?(2009) Martins, Marinete AparecidaA transdisciplinaridade traz consigo toda uma complexa rede de interpretações e imbricações. Isso mais se deve ao prefixo „trans‟ do que à palavra disciplinaridade, pois essa última faz parte do cotidiano e do contexto escolar enquanto o prefixo „trans‟, oriundo do latim trans, expressa um movimento que vai além, através e entre. Como primeira interpretação e ladeada pelo senso comum, podemos entender que transdisciplinaridade é o deslocamento além, através e entre algumas disciplinas. Entretanto, como esse julgamento não nos basta, autores como Edgar Morin, Basarab Nicolescu, Jurjo Torres Santomé, Ivan Domingues, dentre outros, foram trazidos para a compreensão correta deste conceito. Esse trabalho, comprometido com a linha de pesquisa Educação Superior do Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba, tem como principal objetivo verificar se as comunidades transdisciplinares na educação superior do Brasil satisfazem as propostas de atuações que se encontram nos documentos constitutivos e oficiais da transdisciplinaridade. A metodologia adotada se compôs primeiramente de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, recorrendo a duas formas de investigação: a) documental física, a partir dos documentos relativos à transdisciplinaridade e b) documental virtual, por meio de consultas aos sites de busca na rede mundial de computadores, a internet, para identificar comunidades transdisciplinares nas instituições de ensino superior brasileiras. Posteriormente, esta pesquisa sobre o objeto transdisciplinaridade também será estruturada a partir de consultas realizadas em fontes secundárias e primárias com relação aos documentos e sites das comunidades. A pesquisa nos levou a quatro comunidades sociais acadêmicas, alocadas informalmente e/ou formalmente em instituições públicas de ensino superior: CETRANS (Centro de Educação Transdisciplinar), IEAT (Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares), LET (Laboratório de Estudos Transdisciplinares) e LEPTRANS (Laboratório de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares). A investigação indicou que o IEAT, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) é a comunidade acadêmica que mais contempla as propostas e ações transdisciplinares, pois é um órgão oficial da universidade, possuindo comitês, professores residentes, assessoria acadêmica, secretaria, estagiários e promove a transdisciplinaridade através da aproximação, articulação e transpassamento de campos disciplinares e das áreas dos conhecimentos com seus programas, grupos de pesquisa, encontros transdisciplinares, visitas (nacionais e internacionais), seminários e oficinas, além de manter seu site na rede mundial de computadores constantemente atualizado. Ademais, nossa reflexão desvela que há resistência das velhas mentes à nova postura, ao novo conceito transdisciplinar de atuação e para se pensar em uma mudança dessa grandeza é necessário primeiro reformar as mentes preponderantes que atuam na sociedade e aguardar que,uma vez renovadas, essas mentes reproduzam no ambiente escolar a mudança que a comunidade instituiu.
- DissertaçãoViolência adormecida no cotidiano escolar: em seu lugar, a postura interdisciplinar(2008) Almeida, Adriana Ricardo da MotaEstudo sobre as manifestações de violências entre os atores que definem o cotidiano escolar. Violência adormecida é seu nome e caracteriza-se por ações entre agressores e agredidos no palco das relações do cenário interno das instituições escolares. Trata-se de um fenômeno nacional que não pode ser confundido com o bullying ou, meramente, importado de outros países como os EUA e Europa que possuem peculiaridades referentes à concepção de Estado, de sociedade, de política, de cultura, de valores e, fundamentalmente, de educação. Partimos do pressuposto que não existe uma violência da hiperatividade, isto é, da violência adormecida, mas um conjunto de violências que necessitam ser contextualizadas. O estudo produziu novos saberes que permitem afirmar que entre a violência concreta e a simbólica existe uma linha tênue que podemos chamar de violência intermediária. Metodologicamente, pautamo-nos por investigações interdisciplinares, que suprime a fragmentação do conhecimento, e verificações das relações intersubjetivas entre professores do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries, crianças e adolescentes de uma escola estatal de caráter público, da cidade de Sorocaba, faixa etária entre dez e quinze anos. A pesquisa revelou possibilidades de superar o desafio durante o processo cultural, marcado por comportamentos pedagógicos de transferência de conhecimento cuja modelo escolar restringe a criatividade e o incentivo durante a formação continuada dos professores. Destacamos a cultura ensino- aprendizagem que, ao contrário de processo, visão disciplinar de início, meio e fim, estabelece a construção interdisciplinar inerente à postura do professor que passa a ser pesquisador. As relações intersubjetivas são valorizadas como parte do contexto que define o que é e o que não é violência. Daí a necessidade de ponderar os cenários macro da sociedade hodierna, e o espaço micro das relações interpessoais familiares e da escola no seu cotidiano, sendo por conseguinte, indissociáveis. Como recursos metodológicos utilizamo-nos de grupos focais (docentes e discentes), observação participante e questionários qualitativos.