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- TeseEducação para a paz no ensino superior: da resolução para a transformação e transcendência de conflitos(2025) Drigo, Maria Ogécia; Universidade de SorocabaEducação para a paz na interface com o ensino superior e o tema dessa pesquisa desenvolvida na linha de pesquisa Cotidiano escolar, práticas educacionais e formação de professores, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. A pesquisa busca responder à questão: como Diretrizes Curriculares Nacionais – Cursos de Graduação propõem uma educação para a paz envolvendo transformação e transcendência de conflitos? Para tanto, o objetivo geral é compreender como a cultura da paz e a educação para a paz pode ser construída na educação superior e envolver a transformação ou a transcendência de conflitos, enquanto identificar a relação entre esses conceitos e suas transformações; avaliar como as Diretrizes Curriculares Nacionais de cursos de graduação propõem uma educação para a paz e dar sugestões para encorpar uma proposta para a educação para a paz no ensino superior agregando a transformação ou a transcendência de conflitos são os objetivos específicos. Trata-se de uma abordagem qualitativa que se valerá de análise documental envolvendo os seguintes documentos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Plano Nacional de Educação (PNE), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em Educação, Direito, Ciências Políticas e Relações Internacionais. O referencial teórico para a cultura da paz e educação para a paz envolve, principalmente, Bobbio, Galtung, Jares, Salles Filho e Guimarães, enquanto Galtung e Lederach fundamentam a transformação de conflitos. Entre os resultados destacamos que as Diretrizes Nacionais de Cursos Superiores (DCNs), para a formação de profissionais de Educação, de Direito, Ciências Políticas e Relações Internacionais sinalizam que as recomendações da Unesco e da ONU, para a inserção da Educação para a Paz como disciplina obrigatória na educação formal, como conteúdo específico da Educação para a Cidadania Global - juntamente com a Educação pelos Direitos Humanos-, não foram, de modo geral, incorporadas, bem como não abordam transformação e transcendência de conflitos. A pesquisa é relevante por contribuir para refletir sobre a educação para a paz no ensino superior, bem como para a construção de ambientes que propiciem a construção da cultura de paz e a convivência com diferentes.
Item Evasão na educação superior : proposta de preditores para análise de evasão(2021) Pinto, Rafael Angelo Bunhi; Universidade de Sorocaba- DissertaçãoInstituição formadora nos sistemas produtivos familiares(2004) Schmidt, Geraldo AntonioEste trabalho tem como objetivo analisar a relação da formação - familiar e no ensino superior - com as necessidades dos sucessores de empresas de propriedade e condução familiar, no que se refere à sua gestão. O referencial teórico abrange a discussão sobre educação e trabalho no mundo globalizado, inclui a caracterização dos conceitos de qualificação e competência, assim como o papel da família como instituição formadora. A formação em Administração é posta em pauta e analisa-se, também, a formação do empreendedor. As principais características da empresa familiar são delineadas e, a partir da história de vida do autor do presente trabalho - recurso metodológico utilizado - discute-se a formação, familiar e no ensino superior, dos herdeiros de empresas familiares. Conclui-se que a formação familiar, além da profissional, é de fundamental relevância para o sucesso ou fracasso da empresa.