Navegando por Assunto "Administração - Estudo e ensino (Superior)"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoO blog como recurso didático na disciplina de teoria geral da administração: relato de uma experiência(2013) Ribeiro, EdmilsonDiante das mudanças ocorridas na sociedade contemporânea com a presença das novas tecnologias da informação e comunicação, o tema para esta dissertação discute a relação entre as tecnologias e a educação e escolheu como possibilidade de recurso didático o uso do blog no ensino superior e em específico na disciplina de Teoria Geral da Administração, em uma faculdade particular. Teve-se como hipótese que a utilização do blog como um recurso didático, permite a interatividade dos participantes além do espaço físico da sala de aula, ou seja, para o ambiente virtual, e o aluno estaria assim mais envolvido com o conteúdo disciplinar. Para estudar o blog como recurso didático, foi realizada uma experiência, desenvolvida com 49 alunos do curso de Administração e foram criados dois blogs, organizados pelo professor da disciplina de Teoria Geral da Administração e disponibilizados aos alunos. Durante o período de dois semestres (2012-2013), as informações postadas pelos alunos, foram registradas e analisadas. De modo geral os alunos se envolveram, postando imagens e textos criados coletivamente, assim como conversavam sobre as postagens com conteúdos da disciplina. Foi possível verificar que o conteúdo não ficou restrito ao período de sala de aula, mas foi ao cotidiano dos alunos por meio da tecnologia. As análises também apontaram para a necessidade da mediação do professor, como motivador para a participação no blog, e para tanto compreender as linguagens envolvidas no recurso do blog se fez importante para a dinâmica desse espaço de hipertextos.
- DissertaçãoO ensino de teoria geral da administração para a compreensão da formação do administrador e do processo de organização do trabalho(2006) Lechugo, Carla PinedaEsta dissertação vincula-se a linha de pesquisa “Cotidiano e Conhecimento Escolar” e tem como finalidade problematizar o processo formativo do Administrador de Empresas, com base na seguinte indagação: os componentes curriculares Teoria Geral da Administração I e II desenvolvidos numa Instituição de Ensino Superior paulista, contribuem para a formação do Administrador na perspectiva de humanização do processo de organização do trabalho? A busca de possível resposta ao problema proposto demandou: (a) o entendimento das práticas sociais que no âmbito do processo de organização do trabalho produzem a desumanização dos trabalhadores; (b) exame dos componentes curriculares Teoria Geral da Administração I e II tentando discernir suas contribuições para o entendimento do processo de organização do trabalho na sociedade em curso; (c) entrevista com o docente responsável pelos referidos componentes curriculares com o objetivo de problematizar sua compreensão sobre a contribuição desses componentes para o processo formativo do aluno do Curso de Administração e (d) análise de relatórios de pesquisa em empresas para observar as tendências relativas aos processos de organização do trabalho.