Navegando por Assunto "Administração de empresas - Comunicação"
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- DissertaçãoA comunicação interna e a estratégia corporativa: um estudo da organização General Motors no Brasil(2010) Camolesi, Fabiana Pereira de MoraesO estudo apresenta a comunicação interna na organização e oferece contribuições para a aplicabilidade de suas ferramentas no segmento automotivo, tomando como foco a prática na organização General Motors do Brasil. Explicitamos inicialmente as ações que as organizações adotam diante do mercado globalizado. Com o propósito de identificar a relevância da comunicação interna nas metas e projetos é objetivado responder como a comunicação interna poderia ser estratégica no momento de competir. Para tanto, tratamos de conceitos de comunicação organizacional, estratégia corporativa, bem como o estudo de uma organização para certamente fundamentar o objetivo da referida pesquisa. As referências em comunicação e administração, utilizadas para os estudos sobre a comunicação interna na organização, mostraram que pesquisas nesta área crescem velozmente, e os departamentos que compõem essa estrutura da comunicação, trabalham cada vez mais na sistematização do processo, para que as informações sejam elaboradas e repassadas aos contatos internos e externos, com sua devida qualidade e veracidade. A pesquisa foi dividida em três capítulos, sendo apresentado no primeiro, A Comunicação e a Organização, como se relaciona à administração com a comunicação e o papel que desempenham os setores a ela ligados, o setor e/ou Departamento de Recursos Humanos, por exemplo. Para tanto, foram essenciais as contribuições de autores como Paulo Nassar, Gaudêncio Torquato, Margarida Kunsch, Marlene Marchiori entre outros e encaminho para o próximo capítulo, abordando, nessa passagem. O segundo capítulo, A Estratégia Corporativa, contextualiza a economia mundial do pós-guerra ao período atual, reconhecido como Globalização, com o auxílio de autores como José Vesentini, David Harvey, Pankaj Ghemawat. As práticas da organização globalizada são analisadas no terceiro capítulo, a partir do estudo da organização General Motors do Brasil. Aqui foi possível alinhavar a teoria dos capítulos anteriores, com a prática da corporação escolhida utilizando autores como David Hampton, Marina Marconi, dados do LIMC/USP, Antonio Maximiano e Alfred Sloan. Esclarecemos que, em alguns momentos, a descrição foi necessária para demonstrar com maior clareza como a comunicação interna da GMB opera e quais os suportes utilizados para atingir os objetivos e metas propostas. O estudo considera, portanto, as mudanças ocorridas no mercado global e a quantidade de ferramentas criadas na divulgação das informações e enfatiza a adoção e revisão de técnicas a todo instante, tendo em vista o melhor procedimento. Já com relação à comunicação interna, para se tornar corporativa e estratégica, é preciso reunir as idéias das estruturas da organização na elaboração da informação e, principalmente, contar com o apoio da alta direção que, empenhada diante dos acontecimentos, planos e ações participaria nas decisões que a organização precisa adotar diante das imprevisibilidades econômicas mundiais.
- DissertaçãoComunicação organizacional: instrumento de divulgação da cultura e facilitador das relações institucionais com seus diversos públicos(2009) Caldeira, Elison LeiteAnalisar e estudar a importância dos processos de comunicação nas organizações modernas cada vez mais se torna em insumos estratégicos para agregar valor aos seus negócios e por meio delas, vantagem competitiva. Além disso, a comunicação tem despontado como princípio que agrega valor a sua imagem e reputação, quando associada aos programas de desenvolvimento do seu público interno e o mérito dado à comunidade na qual se insere a empresa, sendo considerada atualmente uma postura empresarial. Desse modo, as empresas se deparam com um novo paradigma de gestão empresarial, onde a forma tradicional de se fazer negócios requer uma maior atenção na condução da comunicação interna e externa, considerando-se que seus públicos passaram a observar aspectos que vão além das características funcionais de seus produtos e operacionais de seus serviços, passando a incorporar em seus processos de decisão de compra aspectos intangíveis, como imagem reputação e relacionamento social. Com base nessas concepções contemporâneas de gestão, esta dissertação teve como foco de atenção oferecer subsídios ao melhor entendimento dos processos de comunicação e relacionamento internos, dentro deste novo cenário empresarial, considerando que a comunicação interna, para ser incorporada nesses novos paradigmas de gestão empresarial requer, necessariamente, uma transformação nas formas de gerenciamento da informação e da comunicação, assim como se transformando em ferramenta estratégica que permitem a geração do conhecimento, a criação de valor e a aquisição de uma nova visão da conduta ética e socialmente responsável da empresa, como espelho de cultura organizacional e refletida para seus públicos internos e externos. Para tanto, além dos levantamentos metodológicos, foi realizado um estudo de caso junto a uma empresa de comércio varejista de uma cidade do interior de São Paulo, vista pela sociedade e por seus empregados como uma empresa socialmente responsável. Assim, procedeu-se ao desenvolvimento de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e mediante o uso da técnica de entrevistas estruturadas, as quais foram realizadas com os funcionários de diversas unidades da empresa e as lideranças mais representativas da empresa. Os resultados indicam, em linhas gerais que: há diversas situações onde aparecem forças contraditórias sobre a verdadeira relação de comprometimento e que ao atuarem no interior da empresa criam conflitos de relacionamento que necessitam de ajustamento. Como conclusão observou-se que, para implantar a verdadeira cultura de comunicação e comprometimento , é necessário que seja implantada primeiramente uma política de 8 comunicação e informação, constituídas a partir de um estudo aprofundado de sua cultura organizacional. Além disso, é imprescindível que exista uma política de comunicação interna, comunicada e disseminada entre os empregados e os stakeholders. Ao final, são efetuadas algumas recomendações em forma de subsídios àqueles interessados em implantar as mudanças consideradas necessárias na organização, destacando-se o papel da comunicação produtiva nos processos gerenciais decorrentes e a busca constante de melhores resultados.
- DissertaçãoVídeo institucional: o audiovisual na comunicação organizacional(2010) Carlim, LeonardoO objetivo da pesquisa foi buscar respostas para a compreensão da utilização de uma ferramenta conhecida como vídeo institucional, sob a ótica das teorias da comunicação organizacional. Também promoveu uma reflexão sobre a intersecção entre comunicação organizacional e o audiovisual, oferecendo um ponto de vista que não possuísse a pretensão de encerrar estudos sobre o tema, mas, no entanto, servir de apoio para o aprofundamento de novas pesquisas. A metodologia utilizada neste trabalho parte da pesquisa exploratória, desenvolvida com o objetivo de proporcionar visão geral e abrangente sobre um tema pouco estudado e culmina com a análise do discurso encontrado em um vídeo institucional definido como objeto de pesquisa. No inicío, o trabalho apresenta referencial teórico acerca do entendimento da comunicação e de sua vertente nas organizações, além de estabelecer a relação com o contexto cultural, social e econômico. Encarar a comunicação organizacional sob um ponto de vista estratégico, dando ênfase ao seu planejamento, pode trazer resultados importantes à empresa, principalmente na construção de sua imagem institucional junto à comunidade e, consequentemente, a cultura onde está inserida. A seguir o foco da pesquisa se volta para o audiovisual enquanto discurso organizado, desde as primeiras experiências de imagem em movimento, passando pelo cinema, televisão e especificando-se numa alternativa com linguagem segmentada e dirigida. É apresentada então uma relação dos elementos mais importantes e expressivos encontrados na linguagem audiovisual: figuras de linguagem, utilização de planos e enquadramentos, a montagem e edição, os recursos sonoros e os grafismos e hibridismo proporcionados pela informatização e novas tecnologias. A intenção é oferecer embasamento suficiente para entendimento do vídeo institucional enquanto ferramenta para realização da comunicação organizacional, aliando forma e conteúdo, além das relações, influências e interferências a que está sujeito. Ao final encontram-se os resultados do estudo específico do objeto de pesquisa. Ao levar em conta a linguagem audiovisual, a pesquisa traz os resultados da análise feita com ênfase para a organização do discurso, forma e conteúdo da mensagem.