Navegando por Assunto "Afeto (Psicologia)"
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- DissertaçãoComunicação, afetos e narrar de si: análise de narrativas sobre a maternagem no canal Ter.a.pia no Youtube(2021) Silva, Renata de BritoO ato corriqueiro de lavar louças pode resultar em reflexões e desabafos, e o compartilhamento dessa experiência tende a atrair ouvintes e seguidores. É o que se constatou a partir do contato com um canal no qual pessoas aparecem lavando louça e narrando experiências marcantes de suas vidas. Tal fato gerou a seguinte inquietação, que se configura como questão norteadora desta dissertação: de que forma são compostas as narrativas sobre maternagem no canal Ter.a.pia, tendo-se em vista a relação entre comunicação e afetos? A partir desta pergunta, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo geral buscar compreender de que forma são compostas as narrativas sobre a maternagem no canal Ter.a.pia, considerando a relação entre comunicação, narrar de si e afetos. Para tanto, a metodologia utilizada na pesquisa parte da análise de narrativas de Cândida Gancho, que identifica especificidades na narrativa, a partir da análise de sua estrutura (personagens, enredo, narrador, tempo e espaço). Em seguida, desenvolve-se a análise dos relatos de afeto, do narrar de si como mediação da experiência, com foco nas narrativas sobre maternagem. Tal escolha se justifica devido a recorrência do tema “maternagem” nos relatos encontrados no canal. Para o desenvolvimento dessas análises, fazemos uso de reflexões amparadas pelo corpo teórico da pesquisa, composto por autores como Walter Benjamin, no que se refere às narrativas midiáticas e mediação da experiência; Baruch Spinoza e Boris Cyrulnik para aprofundar na questão do afeto, bell hooks e Andrea O´Reilly para o desenvolvimento da questão da maternagem e Bahia, para o narrar de si. Com base nesses autores, podemos afirmar que as narrativas de maternagem aqui avaliadas, como veremos adiante, dispõem sobre um modo de organizar o relato de nossas experiências, portanto, tratase de uma forma comunicacional, gerada pelo que experimentamos e nos afetou. A justificativa deste trabalho se ampara na necessidade de se discutir os novos formatos midiáticos, que ainda oferecem espaço para o narrar de si e para a organização da experiência, abordando questões emergentes e atuais, que requerem discussões constantes, tais como as representações sociais dos modelos de maternagem, que auxiliam a pensar sobre traumas, violências, preconceitos e injustiças promovidas pelas desigualdades sociais e perpetuadas pelas narrativas.
- TeseOs processos afetivos nas narrativas mediáticas : Girls Rock Camp Brasil(2025) Heidemann, VanessaA alegria é um afeto que aumenta a capacidade de agir dos indivíduos, segundo Benedictus de Spinoza. Lugares que promovem a alegria são capazes de gerar mudanças individuais ou sociais? Esta pesquisa propõe compreender se o projeto social Girls Rock Camp Brasil promove o desenvolvimento de um lugar que gera o afeto alegria, causando mudanças individuais e coletivas. O projeto, criado em Sorocaba em 2013, atende a crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos e é organizado e desenvolvido durante uma semana por uma equipe de pessoas voluntárias. Utilizando a música como estratégia, o acampamento propõe o empoderamento feminista. Adoto o método híbrido de pesquisa por meio da pesquisa participante desenvolvida por Cicilia Peruzzo – pois integro a equipe do voluntariado do projeto desde 2017 – e do círculo hermenêutico desenvolvido por Paul Ricoeur para estruturar a tese e interpretar as narrativas analisadas. Para identificar como as pessoas participantes do Girls Rock Camp Brasil são afetadas, utilizo as narrativas mediáticas do documentário Todas as meninas reunidas, vamos lá!, que apresenta relatos de pessoas envolvidas com a criação do acampamento e sua organização, integrantes da equipe de voluntariado, crianças e adolescentes campistas e familiares das campistas. A análise e interpretação das narrativas são utilizadas, pois, dentro da concepção deste trabalho, são capazes de transmitir as experiências e os afetos de quem narra. O conceito de afeto é abordado pela perspectiva de Benedictus de Spinoza, que compreende que o desejo (conatus), a alegria e a tristeza são capazes de aumentar ou diminuir a potência de agir de quem é afetado por eles. A pesquisa justifica-se pelo ineditismo ao utilizar o conceito espinosano de afeto para identificar, na área da Comunicação no Brasil, de que maneira o afeto alegria pode gerar mudanças individuais e sociais. Sua pertinência se dá pela escassez de pesquisas envolvendo as narrativas mediáticas, os afetos e as mudanças sociais no contexto comunicacional. A relevância mostra-se pelo fato do trabalho apresentar resultados socialmente importantes. Por fim, a pesquisa aponta que projetos sociais fomentadores de espaços que geram alegria são capazes de transformar indivíduos e grupos ao aumentar suas potências de agir no mundo, propagando ações que podem resultar em transformações sociais.