Navegando por Assunto "Beleza física (Estética)"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA beleza do rosto feminino construído pela moda: em cena a coleção "The horn of plenty" de Alexander McQueeen(2015) Jara, Daniela AndradeEsta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de construção da beleza para o rosto feminino, no contexto da comunicação e da moda. O corpus da pesquisa é constituído pelos rostos das modelos exibidos no desfile “The Horn of Plenty”, de 2009, do estilista Alexander McQueen. Para alcançar o objetivo geral de compreender como se delineia a proposta de beleza vinda da moda para o rosto feminino na contemporaneidade e identificar os produtos da moda como signos; explicitar o rosto humano como objeto semiótico; explicitar aspectos da beleza construídos para o rosto feminino e inventariar o potencial de sentidos dos rostos presentes no desfile, como objetivos específicos, adotamos as seguintes estratégias metodológicas: análise semiótica, na perspectiva peirceana, dos rostos exibidos no desfile – via representações visuais -, bem como reflexões sobre comunicação e moda; sobre a construção da beleza, via representações da arte e de imagens midiáticas e sobre o rosto humano enquanto objeto semiótico. Entre os resultados, vem que o sentido do novo e da renovação, próprios da moda, colabora na construção do que pode ser um novo ideal de beleza para o rosto feminino, uma nova referência visual, que constrói um rosto apto para transfigurar-se, mas também para ser contemplado em sintonia com a roupa e os adereços, como uma unidade, uma paisagem, sem deixar de revelar a sensualidade feminina. A relevância desta pesquisa está na especificidade da metodologia de pesquisa, que se vale de imagens disseminadas pelas mídias para tratar da beleza do rosto feminino, bem como pela possibilidade de exibir aspectos para a beleza do rosto feminino pertinentes à contemporaneidade.
- DissertaçãoBeleza do corpo feminino: jogos de poder em aulas de educação física(2013) Pereira, Fabiana CristinaA beleza está no centro de inumeráveis diálogos e discursos no alvorecer da modernidade. Nesse contexto, esta pesquisa de mestrado estuda e explora as significações de beleza que são atribuídas ao corpo feminino e quais são suas adjacências com o poder no cotidiano escolar, nas aulas de Educação Física. Em meu trabalho como professora de Educação Física, observei que as alunas consideradas mais bonitas utilizavam sua beleza para escalar times, serem escaladas em todos os jogos, decidir quem permanece no banco de reserva, enfim ocupar lugares de liderança em todas as atividades. A pesquisa apresenta um estudo sobre a história da beleza do corpo feminino, partindo de Vigarello. Recorro também a Baudrillard para falar do poder advindo do corpo e Daólio para discutir o cotidiano escolar da Educação Física. A pesquisa de mestrado inclui também um levantamento de dados, junto a 20 alunas do Ensino Fundamental, de uma escola de Salto de Pirapora-SP. Observei que as alunas consideradas bonitas no cotidiano escolar da educação física utilizam a beleza para realizar jogos de poder, através de estratégias de dominação e exclusão das demais alunas. Quanto aos benefícios obtidos por elas, verifiquei que na maioria dos casos, estão relacionados ao reconhecimento social e à conquista de um maior grupo de amigos. Apenas uma aluna, declarou haver benefícios também de ordem financeira. Os resultados da pesquisa têm me feito rever minhas práticas de ensino e meu posicionamento diante dos jogos de poder.
- DissertaçãoBeleza feminina e realização pessoal: uma análise comunicacional na revista Claudia(2016) Ferraz, Walkiria FirmoEsta pesquisa tem como objeto o processo de construção da beleza feminina, no contexto da modernidade tardia e sua ênfase na identidade no discurso das celebridades na Revista Claudia. O objetivo geral é compreender aspectos da relação entre beleza e realização pessoal da mulher contemporânea presentes na publicação e especificamente identificar a representação da beleza feminina e a relação entre beleza e realização pessoal construída pelo discurso da Revista Claudia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico sobre o tema e fundamentação teórica de autores como Gilles Lipovetsky, Anthony Giddens, Denise Beruzzi de Sant’Anna e Alain Ehrenberg. O corpus da pesquisa é constituído por seis exemplares da Revista Claudia, do período entre os meses de julho a dezembro de 2015. Para realizar este estudo, foi feita a análise de discurso proposta por Rosalind Gill. Foram selecionadas entrevistas com celebridades das capas de cada exemplar estudado. Entre os resultados, observamos que o discurso da revista é construído de forma a criar na leitora uma identificação com a celebridade em destaque. A importância conferida aos cuidados com a beleza e o investimento em suas carreiras funciona como uma espécie de guia para a realização pessoal. A relevância desta pesquisa está na percepção de como a Revista Claudia constrói e comunica a beleza da mulher nos tempos atuais.
- DissertaçãoInterfaces comunicação e fisioterapia dermato funcional: a teoria das mídias e a celulite analisadas em sites de beleza(2017) Bertozzo, Renata Puertas ErnandesEsta pesquisa se faz na conexão entre a Comunicação e a Fisioterapia Dermato Funcional. Da primeira, utilizamos as informações dos sites de beleza que abordam o tema da celulite; do segundo, a base científica que possibilita apontar e indicar possíveis incorreções no conteúdo que os sites oferecem, principalmente, às suas leitoras. O objetivo geral desta pesquisa é identificar a fidedignidade das informações relacionadas à celulite contidas nos sites de beleza, e como objetivo específico, discutir , sobre o papel destas informações no padrão de beleza imposto pela mídia, quando se trata da busca do corpo sem imperfeições estéticas. O desenvolvimento da pesquisa tem como corpus uma seleção de sites, com suas respectivas ilustrações e imagens, pesquisadas entre 2016 e 2017. O corpo teórico da pesquisa foi constituído por de autores da área da comunicação, como Norval Baitello Junior, e da área da Fisioterapia Dermato Funcional, como Fábio Borges. A relevância desta pesquisa se dá, em primeiro lugar, pelo diálogo entre áreas, demonstrando a interdisciplinaridade como grande característica da comunicação, assim como na discussão sobre o papel que a mídia exerce sobre a busca da beleza a qualquer custo, mediante as informações sem respaldo científico sobre a fisiopatologia e protocolos de tratamentos para celulite encontradas nos sites analisados.
- DissertaçãoPigmentos orgânicos e inorgânicos utilizados em microblading na área de sobrancelhas: estudo clínico randomizado(2019) Ramos, Célia Marisa de OliveiraIntrodução. A microblading, ou tatuagem cosmética, é popularmente conhecida como maquiagem definitiva e é uma prática realizada por profissionais da área da estética, tendo por finalidade corrigir e reparar as sobrancelhas, entre outras áreas, promovendo o embelezamento estético. Com os avanços tecnológicos da área da estética, novos produtos vão surgindo, e cada vez mais a necessidade da regulamentação e fiscalização dos produtos, assim como a comprovação científica dos produtos e serviços. Objetivo. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a fixação cutânea por um período de seis meses de dois pigmentos: orgânico e inorgânico utilizados na microblading e a segurança no uso. Método. Para o ensaio clínico foram selecionados 36 sujeitos do sexo feminino, aleatorizados em dois grupos, G1 e G2, que receberam intervenções com pigmentos orgânico e inorgânico, respectivamente. A pesquisa foi dividida em cinco etapas: sendo a Etapa I obtenção da autorização do CEP Comitê de Ética e Pesquisa (nº 2.377.084); Etapa II avaliação anamnética; Etapa III intervenção e primeira fotografia digital; Etapa IV fotografia digital após dois meses; Etapa V fotografia após seis meses. Para quantificação da intensidade da cor resultante do microblading na região das sobrancelhas foi utilizado o software GIMP® (GNU Image Processing). Nas análises estatísticas dos resultados utilizou-se o teste t-Student (p>0,05). Para verificar a toxicidade e mutagenicidade dos pigmentos foi utilizado o Teste Ames. Resultados. A partir dos resultados quantitativos foi constatado, com 95 % de certeza, que não houve diferença estatística entre a quantidade de cor escura nas imagens, consequentemente, entre a durabilidade dos pigmentos. Com a realização do teste Ames, foi possível verificar que os pigmentos testados não apresentam mutagenicidade na concentração comercial estudada. Conclusão. Na avaliação cutânea não houve diferença significativa na fixação e durabilidade entre os pigmentos orgânicos e inorgânicos nos tipos de pele estudados, e os pigmentos orgânicos e inorgânicos testados são seguros para o uso em humanos.
- DissertaçãoPublicização do yoga e a estética e a ética que se delineiam no cotidiano: um estudo com praticantes de yoga(2013) Bernegozi, Luis Antonio LemesA pesquisa tem como objetivo geral compreender a estética e a ética que se delineia no cotidiano de praticantes de yoga. Para alcançar esse objetivo buscamos elencar especificidades do yoga que permeiam o cotidiano desses praticantes com a publicização do yoga; classificar a comunicação que subjaz a esses processos; verificar como esses praticantes jogam com essas especificidades disseminadas pelas mídias na constituição da persona ou formação de “tribos” e identificar como aspectos do hibridismo cultural se manifestam entre esses praticantes. Valemo-nos de Maffesoli (2006; 2010), principalmente, para tratar de aspectos da pósmodernidade; Burke (2003) e Said (1996) para a questão da cultura - hibridismo cultural e o orientalismo; Casaqui (2011) e Sfez (2007), para tratar da publicização e da comunicação; bem como Zimmer (2000) e Eliade (2004) para tratar de aspectos referentes ao yoga. Também valemo-nos da aplicação de questionários e da técnica da observação participativa, aplicadas a quatro grupos de praticantes de yoga, da cidade de Sorocaba (SP). Entre os resultados, enfatizamos que “qualidade de vida” é a palavra de ordem nos grupos praticantes de yoga, o que, para Maffesoli, define bem o espírito do tempo. Essa pesquisa é relevante para a comunicação e a cultura por focalizar o processo de mistura, de trocas, de jogo com valores postos em cena pelas mídias e envolvendo o yoga, a partir de uma pesquisa empírica com praticantes de yoga.