Navegando por Assunto "Blogs"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoCibercultura e educação escolar: um estudo de blogs e de tecnologias do eu(2005) Spinosa, Patrícia NogueiraA ligação e o entrelaçamento de computadores situados em lugares geograficamente distantes, através de redes telemáticas, permitiram a manipulação de dados a troca rápida de informações entre as máquinas e seus usuários. Neste contexto, foi se delineando um novo ambiente de convivências denominado ciberespaço, sendo que é dentro desse espaço incorpóreo que surge cibercultura, pensada nesta dissertação, no primeiro capítulo, com Santaella, Lemos, Kerckove Trivinho. Nesse caminho, verificar como sujeitos da era digital, no caso alunos do Ensino Médio do Colégio Apollo/Sorocaba, sujeitos considerados, especialmente pelos professores, como multiplicados, disseminados e descentrados, continuamente interpelados como identidades instáveis, realizam uma prática inclusa na comunicação via redes, através de blogs, constituindo-se assim moralmente e para tanto se utilizando das tecnologias do eu. O segundo capítulo, entende o blog como um diário íntimo escrito dentro de um meio de comunicação - a internet, mas voltado para um público, trabalha com comunidades blogueiras escritas do segredo. O terceiro capítulo, apanha com Foucault e Larrosa, as tecnologias do eu colocadas como um conjunto de operações narrativas, vivenciadas e constituídas na experiência social dos sujeitos pesquisados, tecnologias que operam como racionalidades pedagógicas deslocadas da escola para o espaço doméstico. A conclusão é alcançada na afirmação que vigiar e punir e no governamento escolar, vigiar-se e punir-se no governamento social, são constructs incluídos no regime de práticas comprometidas com o poder no ciberespaço, na cibercultura e cotidiano do ambiente escolar contemporâneo.
- DissertaçãoComunicação e política: descrição, classificação e análise de blogs jornalísticos(2016) Gonçalves, Domingos SávioA democratização da informação encontrou um novo ambiente nas múltiplas possibilidades ofertadas pelo crescimento da internet, a hoje indispensável rede mundial que conecta milhões de computadores e pessoas no mundo através das influentes redes sociais virtuais. Esta pesquisa que tem como tema central a blogosfera e, por objeto, blogs jornalísticos de política, busca contribuir para a compreensão do processo de apropriação das novas tecnologias pelo campo do jornalismo político. Ela se justifica uma vez que os blogs jornalísticos conquistam cada vez mais adeptos, evoluem num ambiente social virtual que cresce e extrapolam o espaço da internet para o cotidiano. O trabalho descreve o ambiente virtual que permitiu o desenvolvimento dessa nova ferramenta de comunicação que traz através das postagens de jornalistas, notícias, opiniões, informações, debates, entrevistas e ativismo relacionados à atividade política. A pesquisa foi efetuada considerando a matriz de gênero desenvolvida por Primo (2010) e as cinco etapas propostas na metodologia de Penteado, Santos e Araújo (2009) que consistiram em (1) historiar e descrever os blogs, (2) classificar, (3) analisar a estrutura, (4) analisar o conteúdo e (5) analisar a interatividade. Foi possível comprovar que os blogs jornalísticos são importantes ferramentas que possibilitam a ampliação e participação política e que as conversas nos fóruns de discussão muitas vezes são carregadas de superficialidades, avaliações morais, com argumentos caracterizados pela falta de qualidade, ausência de análises criticas e de propostas. Ao final da pesquisa, após a análise dos resultados, foi confirmado que o histórico profissional e o perfil do blogueiro influencia as conversas existentes nos fóruns, que os blogs atuam dentro de uma rede de relacionamentos virtuais construídos pela blogosfera, atraem pessoas com diferentes alinhamentos políticos, embora predomine a afinidade com o blogueiro e sua rede social. Também em decorrência dos levantamentos efetuados é possível afirmar que os jornalistas de política, auxiliados pelas novas tecnologias e pelas redes sociais virtuais imprimem maior velocidade na produção de conteúdos e diminuem o intervalo entre o acontecimento do fato e sua divulgação. Em outras palavras: o jornalismo online encontra nos blogs uma eficiente arma na corrida para vencer o tempo.
- DissertaçãoCultura eletrônica, blogs e formação universitária(2007) Alencar, Cátia Solange Fornaziero Celeste deA evolução tecnológica observada a partir da década de 80 modificou o panorama mundial. Nunca, na história da humanidade, tantas transformações ocorreram de forma simultânea e em tão pouco tempo. Porém, para a maioria da população a “sociedade do conhecimento” não é real, pois o conhecimento e a tecnologia estão centrados nas mãos de poucos. Uma série de reflexões, voltadas para a questão da democratização do saber, estão presentes em nossa sociedade. Este trabalho, trata, em primeiro lugar, da universidade pública e particular, pois na atualidade houve um aumento considerável do número de instituições privadas de serviços educacionais, servindo à lógica do mercado e à ampliação de uma atividade econômica; por outro lado, existe a luta das instituições que recebem financiamento público e que tentam se manter e se preservar diante de imposições mercadológicas. A partir desse panorama, caracteriza-se, por meio de uma base teórica, o conceito de universidade, suas várias ramificações, inserida no mercado econômico. Outro aspecto é o estudante universitário hoje, e a condição de “ser universitário”: como se caracteriza essa população que corre ao encontro de uma formação superior e o conhecimento que este estudante produz. Neste ponto, aparece a WEB, não somente como fonte de pesquisa, mas também como meio de divulgação do saber de grupos específicos. Surge, assim, o foco do trabalho: os blogs de estudantes universitários. O que se pretende investigar, por meio de uma base teórica, é que tipo de estudante produz conhecimento e que conhecimento produz. Neste trabalho, há o interesse de desvendar como os blogs funcionariam para a divulgação do conhecimento de estudantes universitários de Instituições de Ensino Superior. São reflexões sobre a questão da universidade hoje, seus caminhos e suas relações com o mundo do saber. Um outro aspecto a se pensar é a WEB, como é vista e como se apresenta diante do estudante universitário. Diante desse cenário de possibilidades, os blogs marcam presença nesse meio de comunicação, além de serem uma possibilidade de transmissão de conhecimento e informações dos mais variados tipos. Analisa-se a WEB, a universidade, o “ser” universitário e os blogs produzidos por alunos; ora presos a uma instituição, ora resultado de uma vontade própria, essas produções transmitem um tipo de saber universitário. Estas reflexões se estendem sobre a formação universitária e a cultura eletrônica.
- DissertaçãoEducar na biologia do amor: o exercício de valores humanos entre alunos do ensino médio com o auxílio de tecnologia(2012) Carvalho, Margly Octavia Genofre deEste trabalho apresenta reflexões sobre minha prática como professora de Biologia no Ensino Médio, pois sempre acreditei que o conteúdo programático da minha disciplina poderia ser expandido e ampliado, de modo a preparar o jovem para a vida, buscando o equilíbrio entre emoção e razão na formação plena do ser. Como professora passei a fazer uso de práticas pedagógicas que transcendiam o currículo escolar nos processos de ensino e aprendizagem. Como pesquisadora sai do estágio da intuição e do senso comum, e comecei a olhar para a minha prática e a refletir sobre ela. Elaborei, então, as seguintes questões de pesquisa que nortearam esse trabalho: O que ensinar e como ensinar, sem interferir no programa curricular da minha disciplina, Biologia, de maneira a contribuir para que a educação seja efetivamente integral? Como criar um clima em sala de aula e fora dela que estimule a autoestima, o autocontrole, o respeito, a cooperação, o diálogo e a solidariedade? Como perceber se as ações solidárias e humanizadoras estão acontecendo? Como suporte teórico para essa pesquisa trago, entre outros autores, Maturana, Boff e Hernández. Minhas reflexões são realizadas a partir de quatro atividades que foram propostas aos alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual, no período de dois anos. Os dados que foram coletados se referem às postagens em blogs e aos portfólios dos alunos, além das observações da pesquisadora-professora durante o processo de pesquisa. Os resultados mostram que os alunos passaram a ser protagonistas de sua aprendizagem, a valorizar a si mesmos, o outro e a família, a entender as suas emoções, a realizar atos de solidariedade, a respeitar as diferenças e a exercer os valores humanos nas suas vivências. Esses resultados mostram que a escola pode e deve se preocupar com a formação integral do ser e que essa preocupação não precisa estar restrita à disciplina de Biologia.
- DissertaçãoO blog como recurso didático na disciplina de teoria geral da administração: relato de uma experiência(2013) Ribeiro, EdmilsonDiante das mudanças ocorridas na sociedade contemporânea com a presença das novas tecnologias da informação e comunicação, o tema para esta dissertação discute a relação entre as tecnologias e a educação e escolheu como possibilidade de recurso didático o uso do blog no ensino superior e em específico na disciplina de Teoria Geral da Administração, em uma faculdade particular. Teve-se como hipótese que a utilização do blog como um recurso didático, permite a interatividade dos participantes além do espaço físico da sala de aula, ou seja, para o ambiente virtual, e o aluno estaria assim mais envolvido com o conteúdo disciplinar. Para estudar o blog como recurso didático, foi realizada uma experiência, desenvolvida com 49 alunos do curso de Administração e foram criados dois blogs, organizados pelo professor da disciplina de Teoria Geral da Administração e disponibilizados aos alunos. Durante o período de dois semestres (2012-2013), as informações postadas pelos alunos, foram registradas e analisadas. De modo geral os alunos se envolveram, postando imagens e textos criados coletivamente, assim como conversavam sobre as postagens com conteúdos da disciplina. Foi possível verificar que o conteúdo não ficou restrito ao período de sala de aula, mas foi ao cotidiano dos alunos por meio da tecnologia. As análises também apontaram para a necessidade da mediação do professor, como motivador para a participação no blog, e para tanto compreender as linguagens envolvidas no recurso do blog se fez importante para a dinâmica desse espaço de hipertextos.