Navegando por Assunto "Bolsas de estudo - Política governamental - Brasil"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoPolítica pública na educação superior - PROUNI: um estudo de caso numa instituição de ensino superior particular(2013) Giuliani, CarlaEste é um trabalho que pretende analisar como que a política pública do ensino superior, ProUni, está ajudando a promover a inclusão de alunos advindos das camadas populares, no mercado de trabalho e, assim, permitindo-lhes mobilidade social e econômica. Esses alunos ingressaram em 2006 e 2007, em uma instituição de Sorocaba. A metodologia deste estudo se deu através de análise do material bibliográfico levantado, coleta e análise de pesquisa quantitativa, através da técnica de questionário e da qualitativa, com entrevista em profundidade com 7 alunos de um universo de 42 alunos selecionados.
- DissertaçãoPrograma Universidade para Todos (PROUNI): o olhar dos egressos de uma universidade comunitária no Estado de São Paulo(2019) Alves, Welington RodriguesAs Políticas Públicas possuem papel fundamental na sociedade por garantirem direitos de cidadania como o acesso à saúde e à educação a grupos sociais menos favorecidos. A educação, por sua vez, contribui para o desenvolvimento e emancipação dos indivíduos, além de possibilitar a construção de uma sociedade culturalmente elevada e justa, pautada pelos princípios da democracia e do bem-estar social. O ProUni consiste em uma Política Pública que surge no contexto da necessidade de ampliação do acesso à educação e atende as camadas mais pobres da população que não têm condições financeiras para custear uma graduação. Diante deste contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar e analisar os impactos e contribuições que o Programa Universidade Para Todos (ProUni) proporcionou aos seus beneficiários. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativo e qualitativo com egressos bolsistas do ProUni de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista, a Universidade de Sorocaba (Uniso). A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos: aplicação de questionário eletrônico com os egressos e a realização de entrevistas. O método de análise utilizado para os dados quantitativos foi a técnica de análise descritiva, por meio da redução e interpretação das informações obtidas e para as entrevistas foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. De acordo com a análise dos dados quantitativos e das entrevistas, fica evidenciado que o ProUni, enquanto Política Pública de Democratização do ensino superior, proporcionou aos seus egressos melhorias sociais, culturais, profissionais, e econômicas. Pôde ser verificado ainda, que se forem considerados a escolaridade e a ocupação dos pais dos beneficiários, o ProUni se apresenta como fator importante de mobilidade social, capaz de abrir novas perspectivas de vida às pessoas pertencentes aos estratos mais pobres da população brasileira. Segundo o relato dos egressos o Programa é considerado uma oportunidade única para mudança de vida daqueles que não possuem condições financeiras de arcar com os custos de uma graduação.