Navegando por Assunto "Cinema - Semiótica"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA construção de significados entre telas no filme "Time code"(2021) Cunha, João Paulo de Carvalho dos Reis eO tema da pesquisa é o processo de produção de significados em filmes com múltiplas telas. Como se dá a interpretação de um filme com múltiplas telas, que rompe com a montagem linear temporal do cinema tradicional e pressupõe a participação do espectador em outra montagem construída com o movimento livre do olhar para as imagens simultâneas da tela? é a pergunta norteadora. Assim, o objetivo geral é contribuir para a compreensão da geração de significados em filmes com múltiplas telas, que requer os seguintes objetivos específicos: identificar as transformações da linguagem cinematográfica em relação à montagem, na passagem do cinema clássico ao moderno; explicitar a taxonomia de imagens cinematográficas proposta por Deleuze; explicitar o conceito de montagem espacial na perspectiva de Manovich; articular a taxonomia deleuzeana ao conceito de montagem espacial e inventariar os efeitos gerados por montagens possíveis. Para tanto, será realizada análise do filme “Time Code” (2000) a partir da taxonomia proposta por Deleuze, que consta em “Cinema 1 - A imagem-movimento” (1985) e “Cinema 2 - A imagem-tempo” (1990), bem como o conceito de montagem espacial de Manovich (2001). Esta pesquisa é relevante por tratar da geração de significados de um filme enfatizando especificidades das imagens como geradoras do pensamento e também com potencial para guiar o processo de seleção de cenas entre múltiplas telas. Com isso a análise fílmica pode ir além das análises guiadas por pressupostos formalistas.
- DissertaçãoImagem cinematográfica e pensamento: o figurino na constituição da imagem-pulsão no filme Volver de Almodóvar(2019) Vichi, Carla AlessandraEsta pesquisa tem como tema a relação entre imagem cinematográfica e pensamento, na perspectiva do pensamento de Gilles Deleuze construído na confluência com ideias peirceanas, que constam na obra ―A Imagem-movimento Cinema 1". Como o figurino da personagem Raimunda, no filme Volver, de Almodóvar, contribui para que as imagens-pulsão preponderem? é a pergunta norteadora. O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a compreensão de aspectos da relação entre imagem cinematográfica e pensamento, quando da atualização de imagens-pulsão e os objetivos específicos são os seguintes: identificar a relação comunicação/cinema; explicitar o conceito de imagemmovimento e suas divisões, com ênfase em imagem-pulsão e identificar aspectos dos figurinos que contribuem para a composição de imagens-pulsão no filme selecionado. Para tanto, empreende-se a descrição e a análise de sequências do filme que apresentam a personagem Raimunda, valendo-se de estratégias advindas da semiótica peirceana e da taxonomia deleuzeana para imagens cinematográficas. As análises mostram que os figurinos apresentam ou sugerem objetos pulsionais, em meio a aspectos qualitativos como jogos com cores, texturas e formas, o que pode contribuir para a preponderância de imagens-pulsão. A relevância desta pesquisa está na possibilidade de sugerir estratégias metodológicas de análise fílmica com foco nas imagens.