Navegando por Assunto "Comportamento organizacional"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA governança corporativa como elemento da formação da cultura organizacional e seus impactos na transformação da sociedade: uma visão ética(2018) Buriel Junior, LuizEste trabalho trata da comunicação organizacional como um processo regulatório em que se compreende a responsabilidade com os elementos influenciadores dentro de um esquema corporativo. A criação de sistemas financeiros que ampliam as formas de como o capital é movimentado, bem como de obtenção de lucro, faz com que práticas que exijam transparência e padrão sejam adotadas, em primeiro lugar por grandes empresas e, consequentemente, por todas as outras que estão abaixo destas em termos estruturais. Objetiva-se, nesta pesquisa, compreender o modo como uma Governança corporativa pode tornar claras as relações entre todos os que estão afetados por corporações. Para tanto, empreende-se uma análise do cenário macroeconômico à luz dos dados obtidos junto aos órgãos governamentais e outros agentes da sociedade civil, responsáveis pela difusão de informações e controle do mercado de capitais. Em uma perspectiva teórica, foi feita uma revisão bibliográfica de temas relativos à comunicação organizacional, mercado de capitais e Governança Corporativa, na busca de convergências quanto à necessidade de uma Governança que torne claras as relações entre todos os que são afetados por corporações. Conclui-se que o alinhamento comunicacional, uma das partes da Governança Corporativa, apesar de não ser aplicado no cenário nacional, com a proficiência que lhe é exigida, mostra que existe potencial para se tornar um dos elementos fundamentais na estruturação de corporações. Este trabalho torna-se relevante, à medida que aponta a necessidade de adoção de práticas de gestão transparentes, em relação ao mercado, aos investidores e à sociedade.
- DissertaçãoManifestações da cultura organizacional: estudo com a aparência da mulher em empresas metalúrgicas multinaiconais de Sorocaba e região(2011) Cardoso, Solange BaladelliA cultura organizacional em empresas metalúrgicas multinacionais de grande porte de Sorocaba e região constitui o contexto dessa investigação empírica. Para mostrar que existe um processo de construção da aparência da mulher que vem com um jogo pertinente ao contexto contemporâneo e relacionado à noção de persona – na perspectiva de Maffesoli-, propomos compreender a construção da aparência da mulher no contexto organizacional permeado por aspectos da contemporaneidade, em termos gerais. Por sua vez, em termos específicos, propomos elaborar o perfil da mulher trabalhadora em empresas multinacionais de Sorocaba e região, incluindo aspectos da aparência; explicitar a percepção que essas têm da sua aparência e avaliar o processo de construção dessa aparência no ambiente organizacional. A fundamentação teórica se faz com Maffesoli, Lipovetsky, principalmente, para tratar da contemporaneidade e da mulher nesse contexto e Marchiori, Schein, Nassar e Martin para tratar da cultura e comunicação organizacional. Também vamos nos valer dos dados obtidos de uma amostra não-probabilística com voluntárias - 464 mulheres trabalhadoras de 11 empresas metalúrgicas multinacionais de Sorocaba e região -, que responderam a um questionário (com questões fechadas e abertas), disponibilizado na internet pelo aplicativo “Google docs”, sistematizados, via estatística descritiva e idéias de Bardin e, em seguida, das análises permeadas pelas ideias que constam dos textos mencionados. A compreensão de aspectos da cultura organizacional, notadamente no que se refere à aparência das mulheres, constitui a relevância dessa pesquisa.