Navegando por Assunto "Computadores e civilização"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA comunicação e as transformações culturais do amor: o fenômeno do one true paring na comunidade Nyah! Fanfiction(2018) Santos, Andre Luis dosA pesquisa tem como tema o potencial de sentidos gerado pelas comunidades de fãs na internet. Em que medida as histórias da comunidade Nyah! Fanfiction, que contemplam relações amorosas, revelam transformações do amor e como tal comunidade e essas histórias podem contribuir para a efetivação de tais transformações? é a questão norteadora. Sendo assim, a pesquisa objetiva compreender como as produções de comunidades fãs podem contribuir para a transformações de concepções de amor e de relacionamentos amorosos, bem como, de modo específico, objetiva explicitar como se dá o processo de produção e de interação dos usuários nessa comunidade; delinear categorias de análise para as histórias, a partir dessas mesmas histórias selecionadas, que envolvem relacionamentos amorosos; explicitar o conceito de comunidade de inquirição; tratar das modalidades de amor; discutir as transformações do amor na contemporaneidade e, por fim, avaliar em que medida essa comunidade pode ser caracterizada como uma comunidade de inquirição. Para tanto, toma como corpus, histórias classificadas como romances, pela comunidade Nyah! Fanfiction, que são categorizadas e analisadas, via análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2009). As análises seguem com reflexões envolvendo o conceito de comunidade de inquirição, atada ao pragmaticismo proposto pelo lógico Charles Sanders Peirce, bem como sobre as transformações da intimidade na contemporaneidade, com Giddens (1993, 2002). A partir das análises, concluiu-se que diferentes modalidades de amor se mesclam dentro das histórias, com predominância de conceitos do amor romântico como o casamento e o olhar para o futuro, e do amor apaixonado como o ciúme e a atração sexual. Nas mensagens deixadas pelos leitores nas obras, emergem interpretantes relacionados às três categorias da cognição delineadas por Peirce, de forma que a produção de Fan Fiction em comunidade encerra em si as possibilidades de transformações de crenças, concepções e hábitos, relativos ao amor, operadas pela comunidade, tanto pelos seus processos de interação como pelos seus produtos. A reflexão sobre essas possibilidades constitui a importância dessa pesquisa.
- TeseCiberativismo e inteligência coletiva: uma nova perspectiva para a formação de professores(as)(2015) Munhos, Sonia Piaya MarinhoO objeto deste estudo é a relação entre cibercultura, ciberativismo, Inteligência Coletiva e formação de professores(as). O protagonismo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sociedade contemporânea demanda que se pesquise sua influência nos processos formativos de professores(as). O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a formação inicial de professores(as) no curso de Pedagogia se apropria do fenômeno ciberativismo considerando seu potencial de informação e de criação de conhecimento. O marco teórico utilizado na pesquisa foi o de Pierre Lèvy, com seus estudos sobre cibercultura, ciberespaço, comunidades virtuais e Inteligência Coletiva. Outros autores complementaram este estudo como Castells (1999), Lemos (2002), Vegh (2003), Rheingold (1996), Hine (2002), entre outros. Os dados foram coletados de três formas: 1) análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia, licenciatura e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia; 2) etnografia virtual nas comunidades virtuais que praticam o ciberativismo em educação e 3) aplicação de questionários a estudantes, professores(as) e coordenadores(as) de cursos de Pedagogia. Os resultados da análise demonstraram que os documentos oficiais do curso de Pedagogia não fazem referência ao ciberativismo em educação porém, estudantes e educadores(as) têm conhecimento sobre o fenômeno e utilizam a internet para lutar por causas da educação. A forma como o fazem, no entanto, pode ser aperfeiçoada com o desenvolvimento de habilidades de Gerenciamento do Conhecimento Pessoal (PKM) proposto por Lèvy. Sugere-se que os cursos de Pedagogia incorporem aos componentes curriculares que tratam de Educação e TIC e/ou Educação e Movimentos Sociais, as questões da cibercultura, ciberativismo em educação e produção e desenvolvimento da Inteligência Coletiva.
- DissertaçãoCibercultura e educação escolar: um estudo de blogs e de tecnologias do eu(2005) Spinosa, Patrícia NogueiraA ligação e o entrelaçamento de computadores situados em lugares geograficamente distantes, através de redes telemáticas, permitiram a manipulação de dados a troca rápida de informações entre as máquinas e seus usuários. Neste contexto, foi se delineando um novo ambiente de convivências denominado ciberespaço, sendo que é dentro desse espaço incorpóreo que surge cibercultura, pensada nesta dissertação, no primeiro capítulo, com Santaella, Lemos, Kerckove Trivinho. Nesse caminho, verificar como sujeitos da era digital, no caso alunos do Ensino Médio do Colégio Apollo/Sorocaba, sujeitos considerados, especialmente pelos professores, como multiplicados, disseminados e descentrados, continuamente interpelados como identidades instáveis, realizam uma prática inclusa na comunicação via redes, através de blogs, constituindo-se assim moralmente e para tanto se utilizando das tecnologias do eu. O segundo capítulo, entende o blog como um diário íntimo escrito dentro de um meio de comunicação - a internet, mas voltado para um público, trabalha com comunidades blogueiras escritas do segredo. O terceiro capítulo, apanha com Foucault e Larrosa, as tecnologias do eu colocadas como um conjunto de operações narrativas, vivenciadas e constituídas na experiência social dos sujeitos pesquisados, tecnologias que operam como racionalidades pedagógicas deslocadas da escola para o espaço doméstico. A conclusão é alcançada na afirmação que vigiar e punir e no governamento escolar, vigiar-se e punir-se no governamento social, são constructs incluídos no regime de práticas comprometidas com o poder no ciberespaço, na cibercultura e cotidiano do ambiente escolar contemporâneo.
- DissertaçãoO blog como recurso didático na disciplina de teoria geral da administração: relato de uma experiência(2013) Ribeiro, EdmilsonDiante das mudanças ocorridas na sociedade contemporânea com a presença das novas tecnologias da informação e comunicação, o tema para esta dissertação discute a relação entre as tecnologias e a educação e escolheu como possibilidade de recurso didático o uso do blog no ensino superior e em específico na disciplina de Teoria Geral da Administração, em uma faculdade particular. Teve-se como hipótese que a utilização do blog como um recurso didático, permite a interatividade dos participantes além do espaço físico da sala de aula, ou seja, para o ambiente virtual, e o aluno estaria assim mais envolvido com o conteúdo disciplinar. Para estudar o blog como recurso didático, foi realizada uma experiência, desenvolvida com 49 alunos do curso de Administração e foram criados dois blogs, organizados pelo professor da disciplina de Teoria Geral da Administração e disponibilizados aos alunos. Durante o período de dois semestres (2012-2013), as informações postadas pelos alunos, foram registradas e analisadas. De modo geral os alunos se envolveram, postando imagens e textos criados coletivamente, assim como conversavam sobre as postagens com conteúdos da disciplina. Foi possível verificar que o conteúdo não ficou restrito ao período de sala de aula, mas foi ao cotidiano dos alunos por meio da tecnologia. As análises também apontaram para a necessidade da mediação do professor, como motivador para a participação no blog, e para tanto compreender as linguagens envolvidas no recurso do blog se fez importante para a dinâmica desse espaço de hipertextos.