Navegando por Assunto "Comunicação"
Agora exibindo 1 - 20 de 40
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA beleza do rosto feminino construído pela moda: em cena a coleção "The horn of plenty" de Alexander McQueeen(2015) Jara, Daniela AndradeEsta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de construção da beleza para o rosto feminino, no contexto da comunicação e da moda. O corpus da pesquisa é constituído pelos rostos das modelos exibidos no desfile “The Horn of Plenty”, de 2009, do estilista Alexander McQueen. Para alcançar o objetivo geral de compreender como se delineia a proposta de beleza vinda da moda para o rosto feminino na contemporaneidade e identificar os produtos da moda como signos; explicitar o rosto humano como objeto semiótico; explicitar aspectos da beleza construídos para o rosto feminino e inventariar o potencial de sentidos dos rostos presentes no desfile, como objetivos específicos, adotamos as seguintes estratégias metodológicas: análise semiótica, na perspectiva peirceana, dos rostos exibidos no desfile – via representações visuais -, bem como reflexões sobre comunicação e moda; sobre a construção da beleza, via representações da arte e de imagens midiáticas e sobre o rosto humano enquanto objeto semiótico. Entre os resultados, vem que o sentido do novo e da renovação, próprios da moda, colabora na construção do que pode ser um novo ideal de beleza para o rosto feminino, uma nova referência visual, que constrói um rosto apto para transfigurar-se, mas também para ser contemplado em sintonia com a roupa e os adereços, como uma unidade, uma paisagem, sem deixar de revelar a sensualidade feminina. A relevância desta pesquisa está na especificidade da metodologia de pesquisa, que se vale de imagens disseminadas pelas mídias para tratar da beleza do rosto feminino, bem como pela possibilidade de exibir aspectos para a beleza do rosto feminino pertinentes à contemporaneidade.
- DissertaçãoA cineliteratura como comunicação literária e audiovisual: Lispector e Dourado sob o olhar de Suzana Amaral(2010) Alvarenga, João Batista; 1962-A pesquisa que resultou nesta dissertação teve como objetivo desenvolver investigações sobre a transposição da linguagem escrita para a linguagem do audiovisual, centradas nas obras literárias: “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector e “Uma Vida em Segredo”, de Autran Dourado, adaptadas para o cinema pela cineasta Suzana Amaral. A análise comparativa acentuou a importância do livro como ferramenta dos media e o papel da cineliteratura como instrumento de difusão de obras clássicas da literatura como cultura de massa operada pelo Cinema. Ao abordar os pontos convergentes e divergentes entre duas personagens genuinamente brasileiras, buscou-se estudar aspectos ligados às características intrínsecas das personagens centrais das duas obras: Macabéa, de “A Hora da Estrela”, e Prima Biela, de “Uma vida em segredo”. Forçoso voltar também atenção especial para a problemática da dificuldade de comunicação, situação que se faz presente em ambas as personagens. Atentouse para as devidas distâncias – tempo e espaço –, visto a personagem de Lispector ser nordestina (embora ela afirme, inoricamente, numa das passagens do romance: “sou nortista, porque baiano é macumbeiro”), enquanto a de Dourado, mineira, em todos os sentidos de “ser” e “estar” neste mundo. Assim, esta abordagem analisou os enfoques regionais, tanto do jeito nordestino e perdido de ser de Macabéa e da mineirice de Prima Biela, observando aspectos curiosos: se nelas teriam ocorrido ou não as trocas culturais. Acrescentando ainda as rejeições que as duas personagens teriam sentido, em sua pele, no novo habitat ao qual tentaram pertencer, visto que migração e desenraizamento são a marca preponderante dos romances modernistas, onde o indivíduo é diluído na nova sociedade, havendo uma despersonalização do migrante.
- DissertaçãoA comunicação na pós-modernidade: tensões e metamorfoses da subjetividade(2011) Costa, Antonio Paulo SilvaEsta pesquisa tem como escopo esclarecer algumas questões relacionadas à pós-modernidade e ao pós-modernismo, num momento de grande explosão discursiva, pois muitos são os desafios do homem contemporâneo em adaptar-se a tempos tão movediços. A influência dos meios de comunicação, instrumentalizados pelo poder econômico, causa “ruídos” nos processos de subjetivação, que consequentemente provocam tensões e metamorfoses na subjetividade, no ato de impor, suprimir, ditar discursos em todos os níveis de representações sociais. Esta pesquisa trará a luz essa situação de pseudo sujeito e da perversa vontade de sujeição que o homem pós-moderno tem ao necessitar pertencer a um grupo social e sentindo nesse contexto paradoxal, a angústia de “equalizar” melhor suas percepções acerca daquilo que lhe é pertinente ou não, porém de forma mais autônoma. Mas como há um corrente processo de reificação da subjetividade mais assoberbado nos dias de hoje, o homem hodierno está tendo sérias dificuldades em estabelecer metas e limites. No entanto existem núcleos de micro-políticas que tentam se firmar, tirando a velocidade desse período, que aturde a todos nós. Tais políticas, talvez “desfibrilantes”, sejam no momento uma alternativa viável para que possamos sair do vórtice das imposições mercadológicas que nos prostram, sem ao menos termos forças para pensarmos de forma crítica e podermos então gozarmos, enfim, de um momentâneo alívio das tensões na busca de uma existência mais autônoma.
- Dissertação"A escrita da luz": um olhar para o processo comunicativo em fotografias de Angelo Pastorello(2009) Silva Neto, José Ferreira daEsta pesquisa tem o propósito de refletir sobre a fotografia enquanto linguagem. Decorrem daí os objetivos específicos: a) explicitar aspectos do papel da luz na linguagem fotográfica; b) rever o papel das técnicas de produção de imagens como balizadoras da leitura de imagens fotográficas; c) enfatizar a potencialização de aspectos qualitativos em imagens fotográficas por meio da análise de fotografias de Angelo Pastorello, advindos do efeito de técnicas e dos efeitos da luz prioriza e d) identificar a predominância das imagens selecionadas como ícones em detrimento dos índices ou símbolos. A presença da luz na potencialização dos efeitos qualitativos das imagens desse fotógrafo foi a hipótese aventada. Daí, percorrer o trajeto da luz nas fotografias escolhidas foi a estratégia dessa leitura que teve na teoria semiótica de Charles Sanders Peirce o suporte metodológico para a análise do objeto de estudo. Tal teoria, articulada com ideias de teóricos da fotografia – Philippe Dubois, Roland Barthes, Vilem Flusser –, de autores estudiosos da imagem – Jacques Aumont, Boris Kossoy – bem como, atrelada ao signo estético de Charles Sanders Peirce na voz de Lucia Santaella, permitiu que trilhássemos o caminho revelador do esmaecimento do vínculo entre fotografia e o real e, consequentemente, a proeminência do caráter estético, que a coloca na esfera do sensível, da originalidade, do acaso, da possibilidade e da qualidade.
- DissertaçãoA produção de sentidos de representações verbovisuais do futebol em livros para crianças(2017) Fugikauva, Mariana Harumi SegattoEste trabalho tem como tema o futebol enquanto traço identitário da cultura brasileira, promotor de integração social e disseminador de paixões. A faceta “ídolo-herói” torna este esporte um terreno fértil para a produção de mitos e ritos significativos para asociedade, sobretudo para as crianças. Dado o interesse em verificar a construção dofutebol no universo infantil, tomamos como corpus livros para crianças e a pergunta que se delineia é: como o potencial de sentidos de representações visuais cria um processo comunicacional que traz à tona o futebol? Decorre dessa indagação o objetivo geral de verificar a maneira como esses sentidos são urdidos e, como objetivos específicos, a) contextualizar o futebol nos seus aspectos históricos, culturais e míticos; b) apresentar a imagem, linguagem que compõe a natureza híbrida do livro infantil, sob diferentes pontos de vista: antropológico, comunicacional e c) o aspecto semântico advindo da relação entre texto e imagem nas suas facetas que variam da redundância à informatividade. O método de análise das linguagens visual e verbal presentes no livro infantil está alicerçado na semiótica peirceana, cujo desvelar das camadas de sentido abriga aspectos simbólicos amparados na teoria analítica junguiana. Como resultados, a imagem do jogador de futebol que se depreende das análises da relação palavra e imagem marcada, sobretudo pela complementaridade, revela-se na figura do herói, investido de sentimento de brasilidade, mas eivada de estereótipos, entre os quais o universo machista desponta e se sobrepõe. A relevância deste trabalho está na proposição de reflexões sobre a produção de sentidos de representações visuais/verbais do futebol para a infância, via livros infantis.
- DissertaçãoAs transformações da imagem de Dilma Rousseff via fotografias da folha de S.Paulo de 2005 a 2016(2020) Campos, Jéssica Cristina deEsta pesquisa se propõe a refletir sobre a construção da imagem da exPresidente do Brasil, Dilma Rousseff, por meio das fotos jornalísticas apresentadas na plataforma digital do jornal Folha de S.Paulo. Diante da pergunta – quais os significados gerados pelas transformações da imagem da ex-Presidente? – traçou-se nosso percurso. O corpus que adveio está inserido no período que contempla desde a sua ascensão na política federal, como ministra do governo do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005, até seu impedimento ocorrido em 2016. O objetivo geral dessa investigação é o de compreender como aspectos inerentes à fotografia jornalística, bem como a moda (vestimenta, acessório) podem contribuir no processo de construção da imagem de um político. São objetivos específicos apresentar a fotografia jornalística à luz da classificação de Dubois como registro e testemunho ou “traço do real” e como “transformação do real”; descrever a moda como linguagem/comunicação; identificar o potencial simbólico das vestimentas/acessórios na construção da imagem de Dilma; articular o momento político com cada novo aspecto dessa transformação e, finalmente, verificar o processo de construção do mito à luz de Barthes. Para tratar a fotografia jornalística como registro ou testemunho, nos valemos de Dubois (2001), Barthes (1998) e Sousa (2002); sobre a moda, nos baseamos em Barnard (2003), Eco (1989), Lurie (1997) e Lipovetsky (1989). Em se tratando de uma pessoa que, pelas vias do marketing político, transforma-se em mito, tomamos as ideias de Roland Barthes, em Mitologias, para refletir sobre essa construção. Como instrumental metodológico, valemo-nos da semiologia barthesiana para analisar os aspectos visuais responsáveis pela transformação da ex-Presidente. O resultado a que chegamos, na trilha das cores, vermelho... branco... preto; dos elementos constituintes da fotografia jornalística foi que o mito se desvelou nas brechas que deixaram à mostra a desconstrução da imagem da, hoje, ex-presidente Dilma Rousseff. A relevância dessa pesquisa está na construção de conhecimentos sobre o potencial de sentidos posto em circulação pelas fotografias jornalísticas.
- DissertaçãoAura e efeito de choque em Benjamin: contribuições para o pensamento comunicacional(2019) Fasano, AndersonO tema da pesquisa é o pensamento comunicacional nas reflexões de Walter Benjamin a partir de um olhar mais profundo sobre os conceitos aura e efeito de choque, basilares em sua estética e em suas digressões filosóficas. Para compreendê-las com maior acuidade tratamos, ainda, das mudanças ocorridas na modernidade e dos processos perceptivos então desencadeados. Apresentamos também uma digressão sobre a arte mediante uma aproximação à revolução tecnológica que representaram a invenção da fotografia e do cinema. E, por fim, explicitamos o tema da linguagem problematizado por Benjamin. Embasam as reflexões os ensaios Pequena História da Fotografia (1931) e A Obra de Arte na Época de Sua Reprodutibilidade Técnica (1935/6). Os textos Experiência e Pobreza (1933), Teoria das Semelhanças (1933) e O Narrador (1936) foram como que o eixo a partir do qual se ergueu a visão de nosso autor sobre a loquaz capacidade do homem e das coisas. Não pudemos prescindir também de importantes comentadores da extensa obra de Benjamin, tais como, Olgária C.F. Matos, Taísa H. P. Palhares, Flávio René Kothe, Martha D‟Angelo, entre outros que nos ajudaram a entender com maior profundidade a complexidade do pensamento benjaminiano.
- DissertaçãoBeleza feminina e realização pessoal: uma análise comunicacional na revista Claudia(2016) Ferraz, Walkiria FirmoEsta pesquisa tem como objeto o processo de construção da beleza feminina, no contexto da modernidade tardia e sua ênfase na identidade no discurso das celebridades na Revista Claudia. O objetivo geral é compreender aspectos da relação entre beleza e realização pessoal da mulher contemporânea presentes na publicação e especificamente identificar a representação da beleza feminina e a relação entre beleza e realização pessoal construída pelo discurso da Revista Claudia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico sobre o tema e fundamentação teórica de autores como Gilles Lipovetsky, Anthony Giddens, Denise Beruzzi de Sant’Anna e Alain Ehrenberg. O corpus da pesquisa é constituído por seis exemplares da Revista Claudia, do período entre os meses de julho a dezembro de 2015. Para realizar este estudo, foi feita a análise de discurso proposta por Rosalind Gill. Foram selecionadas entrevistas com celebridades das capas de cada exemplar estudado. Entre os resultados, observamos que o discurso da revista é construído de forma a criar na leitora uma identificação com a celebridade em destaque. A importância conferida aos cuidados com a beleza e o investimento em suas carreiras funciona como uma espécie de guia para a realização pessoal. A relevância desta pesquisa está na percepção de como a Revista Claudia constrói e comunica a beleza da mulher nos tempos atuais.
- DissertaçãoBios midiático e o cavalo doméstico: estudo com representações visuais no jornal O Estado de S. Paulo(2018) Leschonski, Cláudia SophiaEsta pesquisa trata de representações visuais do cavalo doméstico e é guiada pela seguinte pergunta: em que medida os sentidos gerados pelas representações visuais de cavalos domésticos, veiculadas no jornal O Estado de S. Paulo, de 2016, contribuem para que as pessoas se sensibilizem quanto ao bem-estar desses animais? Com isso, delineia-se o objetivo geral de compreensão do potencial de sentidos do bios midiático do cavalo doméstico, postos em circulação pelo jornal O Estado de S. Paulo, no ano de 2016. Os objetivos específicos são os seguintes: compreender a função da interpretação nos processos comunicacionais; explicitar o potencial de sentidos gerados por representações visuais de cavalos domésticos e, por fim, inventariar em que medida, os sentidos gerados pelas representações visuais levam os intérpretes à ressignificação de suas crenças sobre cavalos a ponto de se sensibilizarem com o bem-estar de tais animais. Entre as mídias retratando cavalos, selecionamos, para compor o corpus, representações visuais veiculadas no jornal O Estado de S. Paulo, no ano de 2016, que foram classificadas em cinco categorias: Cotidianidade, Produtos midiáticos, publicidade, Olímpiadas Rio2016 e Turismo, sendo que serão analisadas, na perspectiva da semiótica peirceana, representações visuais selecionadas dessa amostra, para cada uma das categorias. Da fundamentação teórica destacamos o conceito de bios midiático, proposto por Sodré, bem como a relação comunicação/representação, conforme Sfez. Entre os resultados, enfatizamos que os sentidos culturais atrelados ao cavalo doméstico são reavivados no bios midiático, desde os mitológicos até os gerados pelo uso cotidiano do animal; no entanto, a possibilidade dessas representações visuais incitarem a reflexão sobre o bemestar do animal não é evidente. A importância desta pesquisa está na reflexão sobre a sensibilização das pessoas para o bem-estar do cavalo doméstico e, de modo específico, para a área de comunicação pela ênfase dada aos processos de interpretação de representações visuais, que estão presentes em produtos midiáticos os mais diversos. Sendo assim, a pesquisa contempla uma mídia, o jornal impresso, bem como estuda um processo comunicacional guiado por representações visuais, o que a faz pertinente à área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos.
- DissertaçãoComunicação da sensorialidade: gastronomia e o chef Michel Bras em destaque(2016) Candiotto, Rafael FalconiO tema da nossa pesquisa está na interface entre comunicação e gastronomia e tem a produção do chef Michel Bras como foco, sendo guiada pela pergunta: Como se dá a comunicação da sensorialidade com a culinária do chef Michel Bras? Assim, compreender processos de comunicação da sensorialidade na gastronomia constitui o objetivo geral da pesquisa, enquanto identificar a relação entre gastronomia e as mídias; explicitar a concepção de gastronomia inerente à produção do chef Michel Bras e descrever e avaliar aspectos que propiciam o desenvolvimento dos sentidos no intérprete são os objetivos específicos. Para alcançar tais objetivos serão utilizados as seguintes estratégias metodológicas: documentação indireta (pesquisa bibliográfica) e análise semiótica de cinco imagens (representações visuais), na perspectiva da semiótica peirciana, que constam no livro Bras: Laguiole Aubrac, de 2002, agrupadas em cinco categorias: Entrada, Sopa, Peixe, Carne e Sobremesa; análise temática de quatro vídeos disponibilizados no Youtube e do documentário Step up to the Plate. Entre os autores que compõem a fundamentação teórica destacamos Franco, Flandrin e Montanari e Carneiro para tratar da gastronomia; Debord, Lipovetsky e Serroy, Sodré e Maffesoli, entre outros, para refletir sobre a midiatização da gastronomia e Santaella, para análise semiótica das imagens, acrescentando-se Aumont e Marie, para análise temática dos vídeos e do documentário. Avaliar o potencial de imagens, que constam do corpus anunciado, na ressignificação da gastronomia constitui a importância desta pesquisa vinculada à Linha de Pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos.
- DissertaçãoComunicação e afeto: um estudo a partir das narrativas sobre a morte no canal Tedx Talks(2022) Waeny, Maria Flávia da CostaEsta dissertação tem como tema a compreensão relativa à construção das narrativas sobre a morte no Canal TED Talks ou das TEDx Talks, e, consequentemente, quais são as estratégias narrativas utilizadas para que possam ser consideradas narrativas inspiradoras e, ao mesmo tempo, como e de que maneira essas narrativas trabalham e desenvolvem o tema do afeto. O objetivo geral é a compreensão de como as narrativas encontradas no canal das TED Talks e TEDx Talks, especificamente com o tema de morte, são estruturadas e se podem ser inspiracionais. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, além de uma pesquisa exploratória para a escolha do corpus e, por último, uma análise das narrativas embasada na discussão teórica, embasada nos autores: Vilém Flusser, Edgar Morin, Boris Cyrulnik, Antônio Damásio, Luiz Gonzaga Motta, Vander Casaqui e Míriam Cristina Carlos Silva. Ao final, foi realizada a análise da narrativa sob dois vieses: da morte e do afeto. Foi possível perceber que o ser humano pode ser afetado em diversos graus e níveis, de acordo com a construção do seu mundo interior, individual e subjetivo, um ecossistema no qual acontecem as representações das emoções e sentimentos e que, ainda assim, poderá ser um gatilho mental e que provocará reações, sendo um destes, possivelmente, inspiracional.
- DissertaçãoComunicação e audiodescrição: estudos contemporâneos(2014) Pinotti, José LuizO objetivo desta pesquisa é discutir, do ponto de vista da comunicação, a Audiodescrição (AD), tradução de imagens em palavras como ferramenta de acessibilidade cultural, capaz de proporcionar aos deficientes visuais autonomia durante uma sessão de cinema, nas programações de TV e Internet, além de espetáculos teatrais e exposições. Com enfoque no processo de produção e na qualificação dos profissionais Audiodescritores, esta pesquisa está restrita às realizações audiovisuais previstas para exibição em cinema, TV e internet, independente de gênero e formato. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com os profissionais Audiodescritores da Iguale Comunicação de Acessibilidades, empresa produtora de conteúdo audiodescritivo, com o Blog da Audiodescrição e com o deficiente visual Paulo Romeu Filho, um dos organizadores do livro; “Audiodescrição Transformando Imagens em Palavras” (MOTTA; ROMEU FILHO, 2010) e autor do Blog da Audiodescrição. É importante destacar que no Brasil existem 35 milhões de deficientes visuais, total e parcial, que podem se beneficiar com a disseminação dessa técnica, enquanto ferramenta de acessibilidade cultural. O trabalho como produtor audiovisual independente e docente do ensino superior nas disciplinas de produção audiovisual motivou esta pesquisa.
- DissertaçãoComunicação e cognição: aproximações entre máquina semiótica e inteligência artificial(2018) Silva, Luís Roberto Albano Bueno daEsta pesquisa tem como tema a relação comunicação/cognição cujas aproximações se fazem com conceitos de máquina semiótica, Inteligência Artificial e semiótica ou lógica peirceana (proposta por Charles Sanders Peirce). Considera-se, de um lado, a máquina semiótica como um dispositivo não necessariamente orgânico que realiza um processo cognitivo e a Inteligência Artificial como um meio sintético que simula processos cognitivos de tomada de decisões independentes; de outro, considera-se que os processos cognitivos envolvem transformações dos signos e não apenas troca de informações e dados. Diante deste contexto, pergunta-se: Em que medida a cognição em sistema inteligente e em máquina semiótica aproxima-se da semiose na mente humana, interpretada na perspectiva da semiótica peirceana? O objetivo geral consiste em compreender especificidades da semiose, a partir de sistema inteligente e máquina semiótica, fundamentando-se na semiótica ou lógica proposta por Charles Sanders Peirce, enquanto explicitar as teorias peirceanas e conceitos de máquina semiótica; tratar da Inteligência Artificial e identificar especificidades da cognição em Inteligência Artificial e em máquina semiótica constituem os objetivos específicos. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica e comparação entre a aprendizagem – ou semiose - desenvolvida em Inteligência Artificial e em máquina semiótica, valendo-se de representações gráficas para as dez classes de signos que constam na semiótica ou lógica peirceana. A reflexão sobre comunicação e cognição, em momentos em que este é configurado ou reconfigurado, ou mesmo guiado, por máquinas ou por programas, em que o pensamento precisa ser visto para além de desenvolver o potencial de executar algoritmos com o auxílio de máquinas, constitui a relevância desta pesquisa.
- DissertaçãoComunicação e infância: um estudo de caso sobre a produção cultural na educação infantil(2013) Müzel, Andrei AlbertoEsta pesquisa teve como finalidade analisar a relação da Comunicação na Infância, pensada a partir da produção cultural das crianças de Educação Infantil. A pesquisa foi organizada em duas partes, na primeira considerou-se um campo teórico e na segunda a opção de uma pesquisa empírica, de amostragem. A Comunicação na infância foi abordada a partir de conceitos estabelecidos para Comunicação, Cultura e Infância, como formação de um campo de delimitação, e ao mesmo tempo um campo sustentador. A infância abordada neste estudo refere-se à Educação Infantil como campo de organização social e de relações entre as crianças e adultos, com reflexões sobre a reconstrução das culturas infantis que compõem assim uma infância institucionalizada cuidou de analisar os tempos e espaços que são garantidos às crianças na ação de suas brincadeiras. Sobre a produção cultural e as crianças, observamos as dimensões sobre as culturas produzidas “pelas as crianças e para as crianças”. As culturas infantis também são observadas com relação ao desenvolvimento tecnológico, fazendo investigação com as mídias, suas influências e contribuições para as culturas infantis e consequentemente para a construção da identidade da criança. A pesquisa empírica teve como campo uma instituição de Educação Infantil com grupos de crianças de 3 e 4 anos. Analisou-se 22 encontros das crianças em situações de suas brincadeiras, atividades planejadas e ainda nas suas aulas de capoeira. Consideramos as crianças como produtoras de cultura, além de conceitos. A criança é um sujeito autônomo, produtor de cultura, e de linguagem. Educar é um processo de troca de cultura, troca de linguagens, em que os seres envolvidos criam vínculos e se transformam. Observamos a infância por meio de um viés comunicacional, relacionado à Educação Infantil, trata-se de priorizar este intercâmbio e de transformá-lo, valorizando a cultura como fruto da relação comunicacional.
- DissertaçãoComunicação e lei de imprensa em dez momentos: uma abordagem contemporânea(2015) Silva, Christian Felipe Tavares Marques daA presente pesquisa trata de questões que envolvem a Lei de Imprensa no Brasil, tendo como objeto de investigação especificamente dez publicações veiculadas no Jornal Cruzeiro do Sul, em Sorocaba-SP. Pretendeu-se desenvolver uma leitura crítica do material selecionado. A expectativa foi enfocar alguns pontos crítico-conceituais em que a Comunicação dialoga com o Direito, interdisciplinarmente, ao estudar a mídia, o consumo e as práticas socioculturais. O percurso metodológico, aqui, constitui-se a partir da investigação qualitativa (de observar, descrever e discutir) acerca desse veículo de comunicação como objeto e respectivo contexto da pesquisa, abordada no âmbito das tecnologias emergentes. O embasamento teórico-conceitual ocorre pelos estudos contemporâneos da comunicação. Buscou-se como resultado, sob os diferentes contextos tecnológicos, demonstrar que existe confusão conceitual e desconhecimento técnico dos temas relacionados, em destaque o acesso às informações, das prerrogativas de se comunicar e de regulamentações do mercado, gerando abuso, imposições arbitrárias e medo.
- DissertaçãoComunicação e rostidade: um estudo com fotorretratos criados por Richard Avedon(2017) Eisinger, Rafael BernardoO fotográfico é o tema dessa pesquisa, que prioriza fotorretratos criados por Richard Avedon, sendo norteada pela questão: os fotorretratos criados por esse fotógrafo suscitam críticas à realidade? Assim, delineia-se o objetivo geral de compreender o potencial comunicativo de fotorretratos, na relação com o conceito de rostidade, bem como os seguintes objetivos específicos: tratar a fotografia, como uma imagem técnica, de acordo com o pensamento flusseriano; delinear um percurso para decodificação da fotografia, na perspectiva de Flusser; tratar do conceito de rostidade, do ponto de vista de Deleuze e Guattari, bem como explicitar aspectos comunicativos engendrados nesses fotorretratos, à luz desse conceito, que levem o intérprete a elaborar críticas à realidade. Para tanto, as estratégias metodológicas envolvem documentação indireta, com pesquisa bibliográfica; decodificação de fotorretratos, aplicando estratégias advindas do pensamento flusseriano e aprofundadas a partir do conceito de rostidade. Compõem o corpus da pesquisa cinco fotorretratos criados por Richard Avedon, que constam no livro Richard Avedon Photographs 1946-2004, de 2007. Entre os resultados, ressaltamos que os fotorretratos analisados reavivam questões políticas e imagens construídas e cristalizadas pelas mídias, no entanto, não propiciam crítica à realidade. Elas não vão além do dispositivo muro branco/buraco negro, o que, portanto, não contribui para a transformação da realidade. Essa pesquisa é relevante, de um lado, por resgatar a memória do fotográfico, ao abordar o processo de produção de Richard Avedon; de outro, por refletir sobre a relação entre fotorretrato e rostidade, enquanto dispositivo. Assim, por envolver a produção e a análise de fotografia, a pesquisa é aderente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos.
- DissertaçãoComunicação e violência: uma jornada pela linguagem audiovisual do Anonymous(2017) Souza, Antonio José deA violência que adentra a seara da Comunicação é tema desse estudo que contempla a ação de grupos/tribos ciberativistas/hacktivista, cuja meta consiste em bloquear/romper o funcionamento normal do poder político e econômico em nome de um ideal. A tribo escolhida para exame é o Anonymous, representada num corpus de sua versão brasileira - @AnonBRNews - que abriga duas representações materializadas em vídeos postados no Youtube #OpOlympicHackingCup e # OBoicoteaCopa. A indagação que impulsiona esta pesquisa é: “Como a violência é ressignificada pelo Anonymous no ambiente midiático favorecido pela internet? O objetivo geral da pesquisa é compreender o modo como a violência se configura nos vídeos dos Anonymous do Brasil e que sentidos produzem, enquanto os objetivos específicos são: a) explicitar a relação entre comunicação e violência; b) apresentar uma tipologia da violência a partir de Žižek, problematizando-a; c) abordar a influência da cultura midiática na constituição de grupos sociais; d) analisar o potencial de sentidos advindos das mensagens – texto e imagem – dos vídeos do Anonymous. Diante disso, a metodologia parte da Documentação Indireta, com levantamento bibliográfico pertinente ao tema. Para um estudo sobre a violência, o trabalho de Slavoj Žižek e Walter Benjamin são o ponto de partida. Para compor esse quadro teórico, os conceitos de Michel Maffesoli vão ajudar a compreender como a violência pode vir a servir como cimento social que unifica a tribo em questão. Para avançar nas questões da organização de grupos na internet, busca-se sustentação nas ideias de Lévy e Jenkins. Para abordar a questão da violência na comunicação humana e midiática, os trabalhos de Rocha e Marcondes Filho são requisitados, finalmente, para analisar as mensagens de texto/imagem nos vídeos do Anonymous, a metodologia ampara-se na semiótica peirceana e na noção do signo ideológico de Bakhtin. Entre os resultados, destaca-se a violência do exercício do poder político e econômico, invisível e normatizada, Tal procedimento visa justamente ressignificar essa modalidade de violência e usá-la como argumentação que visa a uma tomada de posição por parte do receptor das mensagens, que, no caso, seria, manifestar-se contra a realização da Copa do Mundo de Futebol e das Olímpiadas no Brasil. A relevância desta pesquisa reside na importância da importância do debate sobre a relação entre comunicação e violência, que se dá na pesquisa a partir do tensionamento de conceitos e ideias e cujo objeto de estudos é característico – até sintomático – da época em que vivemos.
- DissertaçãoComunicação, cultura e ideologia impressas nas cédulas e moedas da era Vargas: (1930-1945)(2013) Santos, Roger dosEsta dissertação apresenta o dinheiro, cédulas e moedas do Estado varguista, entendidos, dentro das teorias da Comunicação, como mídia. O objetivo pretendido foi apresentar como um regime autoritário e populista usou do dinheiro circulante como mídia legitimadora de sua ideologia. Entender o dinheiro como veículo não é algo que criamos na pesquisa, mas uma leitura feita a partir de um período determinante na construção da modernidade brasileira em que, nem o dinheiro da época, tanto o mil-réis quanto o Cruzeiro, ficou de fora da propaganda ideológica. Paralelamente aos estudos da imagética estampada na moeda, nos valemos de elementos da cultura como música e cinema para compreender o contexto político-cultural da Era Vargas. O Cruzeiro, moeda brasileira instalada no início dos anos 1940 recebeu especial atenção. A partir do conceito de mídia secundária de Harry Pross, entendida como as que lançam mão da técnica e do suporte para comunicar via impresso e que vêem o ato da leitura facilitado, uma vez que não é intermediado pela técnica, foram lidos os símbolos estampados na moeda brasileira o que possibilitou depreender como os mecanismos usados pelo regime batizado de Estado Novo trabalharam para legitimar seu operar naquela mídia, significante real de valor. Mostramos aqui que para legitimar suas ações o governo interveio em todos os veículos disponíveis com ação direta da censura. As cédulas e moedas do Cruzeiro foram usadas como suporte imagético do discurso políticoideológicas getulista que primou pela exaltação do presidente e do Estado.
- DissertaçãoComunicação, cultura e música: análise do potencial ideológico de canções de hardcore(2018) Martins, Samanta SoaresO cenário musical brasileiro é mundialmente conhecido e reconhecido, tendo sido tema de filmes, livros, documentários e produções acadêmicas. No entanto, a despeito de já existir uma produção significativa de estudos sobre os movimentos musicais ligados ao rock, há poucas produções que tratam do gênero hardcore. Diante disso, neste trabalho, estabelecendo um diálogo crítico com questões que dizem respeito ao campo de estudos sobre comunicação, cultura e música, abordo os discursos enunciados nas letras das canções de uma banda brasileira associada ao referido gênero, o Dead Fish. Mais especificamente, busco responder à seguinte questão: em que medida e como esses discursos contribuem para estabelecer, sustentar ou, inversamente, transformar as relações de dominação? Para responder a essa questão, apoio-me na teoria social crítica de John B. Thompson – especialmente nos seus conceitos de ideologia e dominação – e na sua proposta metodológica: a hermenêutica de profundidade. Esta é dividida em três fases: análise socio-histórica, análise formal ou discursiva e interpretação e reinterpretação. Ao analisar e reinterpretar os discursos em questão, argumento que há potencial crítico-ideológico no que refere-se ao modo com que as canções são estruturadas, porém esse mesmo discurso torna-se potencialmente ideológico quando contextualizado no cenário da música underground.
- DissertaçãoComunicação, marca e novas tecnologias: um estudo do aplicativo TamoJunto e as interações dos fãs nas plataformas digitais da marca Coca-Cola(2014) Ribeiro, AlexandreEsta dissertação tem o propósito de refletir sobre a comunicação das marcas no ambiente digital. Para tanto, apoia-se no referencial teórico da marca na pós-modernidade e nas novas tecnologias emergentes, trabalhando os conceitos, evolução da marca no espaço social e suas abordagens na interação, comunicação com os usuários (consumidores). Aponta-se a importância de pensar a marca e as novas possibilidades que se abrem nesses ambientes, bem como os riscos que podem comprometer a sua legitimidade. Nesse contexto, a relevância da pesquisa reside em contribuir para novas abordagens para gestores de marcas que pensam em investir no ambiente digital. Há, na atualidade, queda de audiência nas mídias tradicionais, em razão da migração para novas mídias digitais, fazendo com que o usuário passe a produzir e compartilhar conteúdos. Com isso, os ambientes que eram tradicionais para a marca fazer sua representação passam por uma crise de atenção. As marcas, por outro lado, têm uma boa oportunidade de personalizar ofertas e contatos por meio das novas tecnologias em canais distintos. O encurtamento de distância entre usuário e marca permite estreitar relacionamento e criar laços afetivos, já que o consumidor, na atualidade, está mais propenso a se engajar em projetos pessoais, uma vez que a marca tem recurso de ofertar e construir mundos possíveis por seu discurso na publicidade. Em razão das mudanças e interações com os fãs e as marcas, o Marketing também muda a sua abordagem, centralizando suas ações no consumidor, que, hoje, é visto como ser humano. Como objetivo principal, está avaliar como o consumidor interage com o aplicativo TamoJunto da empresa Coca-Cola Company e de que forma ocorrem a comunicação da marca, suas interações e como criam proposta de valor nos laços associativos entre a marca e o consumidor. Como objetivos específicos, pretendemos refletir sobre as mudanças, a evolução e o papel das marcas e do Marketing na cultura da convergência.