Navegando por Assunto "Comunicação - Inovações tecnológicas"
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- DissertaçãoA comunicação e as transformações culturais do amor: o fenômeno do one true paring na comunidade Nyah! Fanfiction(2018) Santos, Andre Luis dosA pesquisa tem como tema o potencial de sentidos gerado pelas comunidades de fãs na internet. Em que medida as histórias da comunidade Nyah! Fanfiction, que contemplam relações amorosas, revelam transformações do amor e como tal comunidade e essas histórias podem contribuir para a efetivação de tais transformações? é a questão norteadora. Sendo assim, a pesquisa objetiva compreender como as produções de comunidades fãs podem contribuir para a transformações de concepções de amor e de relacionamentos amorosos, bem como, de modo específico, objetiva explicitar como se dá o processo de produção e de interação dos usuários nessa comunidade; delinear categorias de análise para as histórias, a partir dessas mesmas histórias selecionadas, que envolvem relacionamentos amorosos; explicitar o conceito de comunidade de inquirição; tratar das modalidades de amor; discutir as transformações do amor na contemporaneidade e, por fim, avaliar em que medida essa comunidade pode ser caracterizada como uma comunidade de inquirição. Para tanto, toma como corpus, histórias classificadas como romances, pela comunidade Nyah! Fanfiction, que são categorizadas e analisadas, via análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2009). As análises seguem com reflexões envolvendo o conceito de comunidade de inquirição, atada ao pragmaticismo proposto pelo lógico Charles Sanders Peirce, bem como sobre as transformações da intimidade na contemporaneidade, com Giddens (1993, 2002). A partir das análises, concluiu-se que diferentes modalidades de amor se mesclam dentro das histórias, com predominância de conceitos do amor romântico como o casamento e o olhar para o futuro, e do amor apaixonado como o ciúme e a atração sexual. Nas mensagens deixadas pelos leitores nas obras, emergem interpretantes relacionados às três categorias da cognição delineadas por Peirce, de forma que a produção de Fan Fiction em comunidade encerra em si as possibilidades de transformações de crenças, concepções e hábitos, relativos ao amor, operadas pela comunidade, tanto pelos seus processos de interação como pelos seus produtos. A reflexão sobre essas possibilidades constitui a importância dessa pesquisa.
- DissertaçãoComunicação contemporânea, cultura digital e práticas socioculturais: relações entre usuário-interator e tecnologia QR Code(2016) Oliveira, Felipe Parra Alves deEsta pesquisa insere-se no campo da Comunicação e Cultura e trata das relações entre sujeito contemporâneo e tecnologia QR Code, a fim de redimensionar complexidades tecnológicas que se estabelecem a partir desse vínculo. De modo específico, a pesquisa reflete acerca da sociedade atual, observada a partir dos códigos QR Code. A maneira como as tecnologias emergentes oferecem potencialidades técnicas, que impulsionam mudanças nas práticas socioculturais, permeia a problemática desta pesquisa. Justifica-se a elaboração deste estudo pela verificação de que, no campo contemporâneo da Comunicação, se valoriza mais o QR Code como solução tecnológica do que como objeto de estudo. O percurso metodológico constitui-se de uma investigação qualitativa, empírica exploratória, para tentar redimensionar, na prática, as relações entre elementos humanos e tenológicos. O embasamento teórico, flexível e dinâmico dos estudos contemporâneos delineia o pensamento proposto nesta dissertação, ao associar e desenvolver conceitos entre estudos culturais e tecnologias emergentes. Os resultados apontam para a emergência de novas inquietações acerca dos códigos bidimensionais.
- DissertaçãoEducação a distância: história, potencialidades e limites(2012) Shitara, Perla Porto LeiteNas últimas décadas, o aperfeiçoamento contínuo é um requisito fundamental do profissional da sociedade globalizada. A Educação a Distância (EaD), crescentemente, tem-se destacado nas políticas educacionais, para além dos paradigmas do ensino tradicional. Entretanto, muitos questionamentos envolvem desde conceitos de EaD até a efetividade de suas ações. Visando a contribuir para uma melhor compreensão dessa modalidade de ensino, este estudo apresenta, inicialmente, alguns conceitos fundamentais sobre a EaD e suas principais características e diferenças em relação à modalidade tradicional, ou seja, o ensino presencial. As informações copiladas através desta pesquisa descrevem o panorama mundial e o brasileiro da EaD, a sua história situada ao longo da linha do tempo, a evolução de suas ferramentas e meios de comunicação como os correios, rádio e televisão, até os dias atuais, e destaca alguns dos avanços das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) e seus impactos nessa modalidade de ensino. Relativamente à EaD brasileira, são apresentados sua história, dificuldades e avanços. De modo mais destacado, é apresentada a Universidade Aberta Brasileira. Observou-se neste presente estudo que a EaD congrega significativos aspectos positivos e negativos, que delineiam suas potencialidades e limites. Considerando que há uma gradativa expansão da EaD e que ela ainda se encontra em construção e requer contínuas atualizações e ajustes, a inevitável conclusão é pela necessidade de novas análises críticas e ações que tenham por objetivo elevar a qualidade dessa modalidade de ensino, em vista de suas finalidades sociais.
- DissertaçãoFacebook e terceira idade: a relação dos alunos da universidade aberta à terceira idade da Uniso e as novas tecnologias midiáticas(2014) Santos, Ana Paula dosNesta pesquisa, investiga-se a relação entre os produtos midiáticos contemporâneos e os idosos frequentadores da Universidade da Terceira Idade da Uniso. Este estudo é dividido em cinco capítulos: no primeiro, introduz-se a temática; no segundo capítulo, procede-se ao levantamento histórico das universidades da terceira idade, com ênfase para a iniciativa da Uniso; no terceiro, aborda-se o histórico da mídia específica para a terceira idade, destacando-se a rede social Facebook a partir dos trabalhos de Castells e Recuero – optou-se por esse recorte a partir do resultado a primeira fase da pesquisa, cuja aplicação de questionário a 300 participantes sinalizou que 84% eram usuários do Facebook –; no quarto capítulo, discutem-se os resultados de um experimento de uso da rede realizado com sete alunos da Universidade da Terceira Idade da Uniso. Do ponto de vista metodológico, as imagens usadas foram analisadas a partir de roteiro proposto por Kossoy e da técnica de escrita de idealizada por Lima . Os resultados desta pesquisa sugerem que a inclusão digital potencializa a possibilidade de integração social para esses indivíduos, ampliando as chances de que tenham mais voz e visibilidade social, o que possivelmente resulta no aumento de empoderamento, senso de pertencimento comunitário e autoestima, bem como na qualidade de vida e aproveitamento de oportunidades educacionais e culturais, sobretudo as relacionadas aos produtos midiáticos.
- DissertaçãoO professor, o aluno e as tecnologias da comunicação na sala de aula: oportunidades e ilusões(2011) Feital, Maria Teresa Tabarassi da SilveiraEste estudo procura investigar a importância da existência e da permanência das salas de aula, ainda fundamentais na formação profissional, ética e criativa de estudantes universitários de cursos de formação tecnológica, em um momento que o ensino a distância aparece como uma descoberta revolucionária no aprendizado e “construção do conhecimento” no Brasil. A cada avanço tecnológico (rádio, televisão e Internet) a sociedade atribui aos novos processos comunicacionais uma expectativa educacional gerando questões delicadas na área de interface. É importante o uso das tecnologias atuais na sala de aula para favorecer o aprendizado, mas é preciso saber usá-las e entendê-las. Elas são meios de aprendizado e não o aprendizado, por isso a sala de aula continua sendo um ambiente importante que pode fortalecer e marcar as relações interpessoais no segmento analisado. O real impacto das tecnologias atuais no processo de aprendizagem e na relação entre professores e alunos ainda precisará ser melhor avaliado devendo-se compreender que essas tecnologias, assim como as anteriores, têm limitações. Acredita-se que cabe aos educadores desenvolver práticas pedagógicas que tenham como foco o aluno e suas expectativas, as relações humanas e a integração cultural e não a tecnologia e seus potenciais, mesmo por que a tecnologia disponível hoje deverá tornar-se superada em apenas alguns anos. As observações deste trabalho foram realizadas em uma faculdade, durante o desenvolvimento da disciplina de Comunicação Empresarial, que tinha como objetivo melhorar a comunicação oral e escrita dos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade e Processos Gerenciais Palavras-chave: comunicação, educação, ensino superior, relações humanas, processos comunicativos.
- DissertaçãoVideogames, a teoria do meio e a comunicação: novos meios, novos ambientes, novas habilidades : análise de DJFFNY, um encanador e a(s) identidade(s)(2011) Giannone, Caio Fausto de AlmeidaAo considerar o videogame como um produto midiático da indústria cultural de massa contemporânea, o que este trabalho propõe, no fundo, é uma investigação das transformações culturais e sociais decorrentes dessa afirmação, problematizando a relação gamer/personagem/avatar. Outro propósito foi o de compreender a indústria do videogame em processo de transformação nessa bilionária indústria. Para tanto, será necessário conhecer um pouco da história, desse meio virtual de entretenimento, desde seu surgimento na década de cinquenta. Os videogames, reconhecidos como produtos culturais, representam nossas crenças, atitudes e uma série de questões com as quais jogamos em determinados momentos da vida. A ideia dos games é combinar, na narrativa, o envolvimento e a interação do gamer, estabelecendo uma ligação mais profunda, extrapolando a condição de recreação como se apresenta, por exemplo, no game Pong. Objetiva-se, ainda, argumentar sobre o principal interesse dos programadores não estar no aspecto narrativo e o jogador ter que reconhecer e nomear o ponto na tela. Essa condição transforma-se, quando Shigeru Miyamoto, em 1981, propõe uma personagem principal para seu game: um encanador corpulento chamado Jumper Man, mais tarde rebatizado de “Mário”. Propomos, neste trabalho, uma questão importante, que foi, sem dúvida, a evolução da tecnologia que possibilitou a Miyamoto apresentar uma nova proposta estrutural que ganhava, formalmente, um movimento horizontal. Posto que o jogador começava o game do lado esquerdo, em uma fase, e sabia que, ao final, estaria no lado direito da tela e, assim, sucessivamente. Por exemplo, Super Mário Brothers anunciou a nova revolução do videogame doméstico, o que chamaremos, aqui, de “A Revolução de Miyamoto”, o nascimento das personagens e da narrativa nos videogames. A partir desse momento histórico, o grau de envolvimento dos indivíduos com os games ganha uma outra dimensão, dada pela condição de avatar. Isso representou uma transformação radical no mundo do entretenimento virtual. Para contextualizar a compreensão de um outro paradigma estruturador da relação gamer/personagem/avatar, pretende-se analisar, também, de forma mais aprofundada, o game Def Jam: Fight For NY. Nesse revolucionário jogo, o gamer tem a oportunidade de criar seu avatar, como quiser, dando-lhe as mais distintas características e a possibilidade do gamer poder construir, literalmente, uma representação de si mesmo e problematizar a relação gamer/avatar/personagem, na estrutura do game, e irá pontuar as referências teóricas a serem pesquisadas no campo da comunicação e da cultura por este trabalho.