Navegando por Assunto "Comunicação de massa - Aspectos religiosos"
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- DissertaçãoFé e crença, religião e mercadoria(2009) Silva, Joelmir Mora daO objetivo deste trabalho é apresentar na história da Reforma Protestante o surgimento de ramificações cristãs que se apoiavam nos aspectos morais como dogma para o comportamento humano e sua ascensão ao sagrado que se ramificou nas religiões contemporâneas onde uma parte delas, as quais, atentaram para o “espírito do capitalismo” tem apresentado um crescimento ascendente através dos recursos midiáticos. Objetiva-se ainda apresentar o aspecto histórico da mídia e sua utilização pela liderança religiosa, fazendo um comparativo histórico no Brasil, desde a vinda das igrejas pentecostais, as quais tem o foco maior no arrebanhamento de fiéis através de mensagens calvinistas e pietistas resultantes da crença em relação ao comportamento humano para o sucesso de seus seguidores, tanto nesta vida como numa vida eterna, até a análise no aspecto histórico da mídia em si utilizando literatura especializada que se preocupou com uma leitura da mídia para as massas que subsequentemente vem gerando o crescimento religioso, em relação a proposta do discurso que apresenta a religião como mercadoria fácil de ser adquirida.
- DissertaçãoNarrativas midiáticas televisivas evangélicas: o programa 180 Graus O Ponto da Virada da TV Novo Tempo(2018) Almeida, Helbert RogerEsta pesquisa inscreve-se no território da Comunicação, na interface entre mídia e religião. Interessa-nos como objeto de estudo, as narrativas produzidas no programa de entrevistas 180 Graus O Ponto da Virada, da TV Novo Tempo. O objetivo geral consiste em verificar o que as narrativas dizem; o que elas reproduzem? São objetivos específicos descobrir se o programa recebe influência da midiatização da religião, se as narrativas reproduzem um substrato ideológico e doutrinário, se há correlação entre o sagrado/profano e mídia/religião, além de investigar se há uma relação entre a Jornada do Herói, de Campbell, e a conversão cristã, na busca pelo ponto central e o momento crucial nas histórias de vida do novo converso. Esta pesquisa se torna relevante porque cada vez mais percebemos as interferências midiáticas no cenário religioso. Não é mais possível estudar comunicação no Brasil sem considerar os processos comunicacionais da religião e como ela interage com a mídia. Metodologicamente, dois caminhos são trilhados: O primeiro, trilhou por teorias, pertinentes ao tema na busca de compreensão do cenário religioso atual e as implicações da midiatização da religião. Ancorados na esteira de teóricos que abordam a questão do sagrado-profano e do impacto da modernidade na religião, pudemos adentrar na outra faceta do trabalho de pesquisa exploratória: a compreensão da estrutura narrativa mítica da Jornada do Herói e o monomito campbelliano. O segundo caminho construído na pesquisa, foi a análise de conteúdo com foco em um estudo subjetivo e qualitativo. Procurou-se analisar seis programas levados ao ar entre os anos 2012 e 2017, no canal do programa no YouTube, além de entrevista realizada com Creriane Lima apresentadora do referido programa.