Navegando por Assunto "Comunicação de massa e esportes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA Fórmula 1 e as teorias da comunicação: transformações culturais(2012) Giavoni, Lucas Augusto Costa PintoEsta pesquisa tem como objetivo analisar, à luz das teorias da comunicação, as transformações culturais ocorridas na Fórmula 1, principal categoria do esporte a motor mundial, por sua associação com as indústrias da mídia, partindo do pressuposto de Thompson de que os meios de comunicação de massa não apenas financiam e difundem formas culturais, mas também os transformam. Optou-se metodologicamente por dividir o trabalho em dois estágios. Em um primeiro momento, iremos verificar a associação de uma das invenções com maior impacto social do século XX, o automóvel, com a prática esportiva, fazendo nascer assim o automobilismo, que é dotado de vários desafios, uma vez que é composto pelo atleta e seu equipamento. Deste modo, poderemos entender o significado simbólico desta modalidade, destacando diferenças e semelhanças dos dois berços de competição: Europa e Estados Unidos, por meio de análise cultural sócio-histórica, também baseada em Thompson. Em um segundo momento, analisaremos a associação do automobilismo – sobretudo a Fórmula 1 - com a mídia, no que poderemos verificar as transformações ideológicas, no sentido de aproximação com o conceito de Indústria Cultural, de Adorno/Horkheimer, e as necessidades de extensão que o automobilismo demanda, de acordo com as propostas de McLuhan. Diante de tão poucos trabalhos específicos, procura-se intensificar o esporte a motor como objeto de estudo nas pesquisas científicas aplicadas à comunicação: a Fórmula 1, considerada a mais importante categoria, envolve diversos aspectos exploráveis nas questões midiáticas, comunicacionais e culturais em suas especificidades discursivas.
- DissertaçãoJiu-jitsu na mídia: análise do potencial ideológico dos discursos veiculados na revista Veja(2017) Marcello, Murilo Aranha GuimarãesEsta pesquisa tem como objetivo verificar o potencial ideológico dos discursos sobre o Jiu-Jitsu veiculados pela revista Veja, buscando averiguar se eles estabelecem e sustentam relações de dominação. Para tanto, adotou-se a concepção ideológica de John B. Thompson e sua proposta metodológica: a hermenêutica de profundidade. Seguindo a estrutural tradicional dessa metodologia, a pesquisa foi estruturada em três partes: análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e interpretação/ reinterpretação. Na primeira, buscou-se (re)construir as condições sociais e históricas de emergência e consolidação do jiu-jitsu no Brasil, enfocando o papel da mídia nesse processo. Na segunda, foram catalogadas e analisadas todas as matérias publicadas na revista Veja sobre esse esporte, durante o período de 1990 a 2016. Ao fazer isso, foram examinadas, entre outras estratégias discursivas, as formas de designação e as características e ações atribuídas aos praticantes de jiu-jitsu. Na terceira e última, realizouse uma síntese, por construção criativa, dos resultados das análises das etapas anteriores. Ao realizar essa síntese, foi possível concluir, entre outras coisas, que as matérias examinadas possuem um caráter ideológico potencial, na medida em que expurgam, com frequência, os praticantes de jiu-jitsu, construindo-os como pessoas más, perigosas e ameaçadoras. A relevância dessa pesquisa está em contribuir para se compreender a construção social da categoria praticantes de jiu-jitsu.