Navegando por Assunto "Comunicação digital"
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- DissertaçãoComunicação, marca e novas tecnologias: um estudo do aplicativo TamoJunto e as interações dos fãs nas plataformas digitais da marca Coca-Cola(2014) Ribeiro, AlexandreEsta dissertação tem o propósito de refletir sobre a comunicação das marcas no ambiente digital. Para tanto, apoia-se no referencial teórico da marca na pós-modernidade e nas novas tecnologias emergentes, trabalhando os conceitos, evolução da marca no espaço social e suas abordagens na interação, comunicação com os usuários (consumidores). Aponta-se a importância de pensar a marca e as novas possibilidades que se abrem nesses ambientes, bem como os riscos que podem comprometer a sua legitimidade. Nesse contexto, a relevância da pesquisa reside em contribuir para novas abordagens para gestores de marcas que pensam em investir no ambiente digital. Há, na atualidade, queda de audiência nas mídias tradicionais, em razão da migração para novas mídias digitais, fazendo com que o usuário passe a produzir e compartilhar conteúdos. Com isso, os ambientes que eram tradicionais para a marca fazer sua representação passam por uma crise de atenção. As marcas, por outro lado, têm uma boa oportunidade de personalizar ofertas e contatos por meio das novas tecnologias em canais distintos. O encurtamento de distância entre usuário e marca permite estreitar relacionamento e criar laços afetivos, já que o consumidor, na atualidade, está mais propenso a se engajar em projetos pessoais, uma vez que a marca tem recurso de ofertar e construir mundos possíveis por seu discurso na publicidade. Em razão das mudanças e interações com os fãs e as marcas, o Marketing também muda a sua abordagem, centralizando suas ações no consumidor, que, hoje, é visto como ser humano. Como objetivo principal, está avaliar como o consumidor interage com o aplicativo TamoJunto da empresa Coca-Cola Company e de que forma ocorrem a comunicação da marca, suas interações e como criam proposta de valor nos laços associativos entre a marca e o consumidor. Como objetivos específicos, pretendemos refletir sobre as mudanças, a evolução e o papel das marcas e do Marketing na cultura da convergência.
- DissertaçãoDo baianinho ao CB: um estudo sobre a transformação da mascote das Casas Bahia(2023) Ludugério, Geyvison SoutoA pesquisa tem como tema a humanização das marcas e suas transformações enquanto valores simbólicos, especialmente por meio da presença de mascotes nas redes sociais. Com o crescimento da digitalização na comunicação e o destaque dado ao consumo, tem ocorrido influência na forma como as marcas se comunicam com seus consumidores. Neste estudo, analisei a evolução das mascotes de marca, que deixaram de ser coadjuvantes na publicidade tradicional para se tornarem figuras interativas e participativas na internet, ganhando vida por meio de movimentos e vozes. A pesquisa se orienta pela seguinte pergunta: “De que maneira a crescente digitalização das formas de comunicação e a predominância da lógica do consumo têm impactado a comunicação das marcas, especialmente no que se refere às suas representações antropomórficas?”. O objetivo geral deste estudo é refletir sobre as transformações pelas quais a publicidade vem passando, com o advento das mídias digitais, a partir da figura dos assistentes virtuais de marcas. Além disso, defini os seguintes objetivos específicos: 1) Compreender o contexto sociocultural no qual ocorreram as principais transformações na publicidade e no consumo a partir da segunda metade do século XX, destacando sua relação com a comunicação; 2) Analisar a evolução dos personagens de marca, desde mascotes estáticos até mascotes humanizados; 3) Realizar uma análise crítica, utilizando uma abordagem teórico-empírica, do advento do CB, mascote das Casas Bahia, no meio digital. Para alcançar esses objetivos, realizei uma revisão teórico-empírica, abrangendo obras de autores como Manuel Castells, Henry Jenkins, Gilles Lipovetsky, Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Guy Debord, Pierre Lévy, Lucia Santaella e Clotilde Perez. Entre os resultados obtidos, destaco o paralelo entre o avanço da publicidade e da internet. Observo como as mídias sociais muitas vezes distorcem a realidade de uma sociedade dominada pela revolução informacional, refletindo uma forma de comunicação pós-massiva. Isso também está relacionado ao surgimento de um novo tipo de consumidor, que valoriza mais os aspectos simbólicos do que a finalidade do produto. É fundamental analisar criticamente o papel das mascotes digitais na publicidade. A aparente transformação da mascote das Casas Bahia reflete a identidade desse novo consumidor, que se identifica com um estilo visual neutro, não regional e altamente simbólico e visual. Isso é um reflexo de um novo público, que participa de uma economia diferente e está cada vez mais presente no mercado digital.
- DissertaçãoEnsino de biologia celular com lâminas digitalizadas: uma proposta de aula em ambiente virtual(2013) Marins, Joseli VergaraEsta dissertação apresenta o desenvolvimento e análise de uma proposta de uma aula virtual, para o ensino de Biologia Celular, para alunos do curso de Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. A motivação para a produção do material didático surgiu da necessidade de preservar o material celular utilizado em laboratório para manipulação dos alunos. A digitalização das lâminas abriu a possibilidade de disponibilização das mesmas para consulta e estudo fora do laboratório, em forma de aulas não presenciais. A virtualização do material biológico e sua oferta para acesso remoto exigiu elaborar um sistema multimídia para acesso ao conteúdo curricular da disciplina Biologia Celular, assim como entender a navegabilidade e usabilidade, de forma a explorar pedagogicamente os recursos do meio digital. O material didático foi elaborado e apresentado aos alunos, em sua primeira versão experimental, com o intuito de colher dados sobre navegabilidade, usabilidade e sobre sua qualidade didáticopedagógica. Foram registrados em áudio os comentários dos alunos em sua primeira experiência com o material proposto. A análise dos registros apresenta uma atitude geral positiva, revelando que o material pode servir como apoio e que sua interface é amigável, porém, observa-se que alguns ajustes precisam ser feitos, de forma a torná-lo, não um substituto das aulas presenciais de Biologia Celular, mas um recurso extra para os estudos. Finalmente, os dados sugerem que a digitalização das lâminas e sua oferta em aula virtual auxiliarão não somente nas práticas de estudo dos alunos, mas também na conservação do acervo das lâminas originais.
- DissertaçãoFotografias contemporâneas: o Instagram como possibilidade tecnológica(2015) Paula, Daniela Ferreira Lima deEsta pesquisa insere-se no campo da imagem e trata das relações entre fotografia e cultura digital, a fim de propor uma reflexão crítico-conceitual pautada nas fotografias alocadas nas mídias sociais, em particular, no aplicativo Instagram. De modo mais específico, a pesquisa apresenta um debate crítico acerca da sociedade contemporânea, observada a partir de imagens produzidas e compartilhadas no Instagram. A maneira pela qual as tecnologias emergentes oferecem possibilidades as fotografias contemporâneas, tanto por funcionalidades técnicas como em “novas/outras” práticas culturais permeia a problemática desta pesquisa. Justifica-se, ao verificar por meio da mídia social Instagram, as especificidades das fotografias contemporâneas. O percurso metodológico constituise de investigação qualitativa (empírico-exploratória). O embasamento teórico ocorre pelos estudos contemporâneos, os quais contextualizam noções de atualização e inovação e aproximam os estudos culturais e as tecnologias emergentes. Os resultados apontam para desfechos instigantes a respeito das intersecções entre fotografia, cultura digital e tecnologias emergentes, com um ato fotográfico atualizado, com novas potências e possibilidades.
- DissertaçãoPandemias contemporâneas: o Sars-Cov-2 e a desinformação no Brasil bolsonarista: análise da perspectiva discursiva construcionista(2023) Fonseca, Odailson AlmeidaEm 2020, a humanidade foi marcada por duas pandemias: a do novo Coronavírus (SARS-COV2) e a da desinformação. Uma vez que faltava à informação um direcionamento claro e seguro, norteado pelos procedimentos preconizados pela Ciência, a verdade foi eclipsada pela confusão de fontes e interpretações. Partindo desta problemática, esta pesquisa tem por objetivo compreender como a agência de checagem Lupa buscou persuadir o(a) leitor(a) da falta de veracidade do conteúdo sobre a Covid-19 publicado durante o período de pico pandêmico (março de 2020). A primeira estratégia metodológica constituiu na detecção da autoridade comunicacional no embate da checagem entre as mensagens formais de responsabilidade médicas contrárias às declarações de personalidades públicas, militantes nas redes sociais, e carentes de amparo científico. Para analisar tais declarações, valeu-se do arcabouço teóricometodológico de uma Análise de Discurso de base construcionista, capaz de refletir sobre quais relações sociais são estabelecidas e sustentadas pelos discursos sob investigação. Os autores utilizados como fontes principais são Lupicínio Iñíguez, Mary Jane Spink e John Thompson, entre outros. A estratégia metodológica final consistiu na análise de três materiais publicados durante esse período e selecionados como referência para a avaliação do objeto proposto. Partindo desta reflexão sobre a autoridade e responsabilidade no combate à desinformação, foi analisada a forma de legitimação da veracidade destas posições apresentadas por este órgão comunicacional de aferição e checagem da informação — sobretudo em tempos em que a sociedade se viu diante de um volume incalculável de informações, frente às questões de saúde pública potencializadas ao longo daquele período. A conclusão apontou para a conscientização mais criteriosa da sociedade ao ser confrontada com as informações publicadas – incluindo as próprias agências de checagem.