Navegando por Assunto "Comunicação e educação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA universidade e o mundo midiático: relendo a utopia(2000) Azevedo, Maria Isolda LichtenthalerA tecnologia permitiu a formação de uma rede eletrônica mediadora de toda a atividade humana. A forte presença da mídia na sociedade contemporânea, aproximando o mundo acadêmico da cultura popular, aponta para a relevância crescente de refletir-se sobre que conhecimentos são produzidos e como são gerados esses conhecimentos na Universidade. Considerando a predominância atual dos valores de utilidade e lucro, esta pesquisa pretende identificar caminhos para uma universidade comprometida com valores éticos como solidariedade, cooperação e justiça social. Tais caminhos passam necessariamente por novas concepções de ciência e de verdade, que garantam que o desenvolvimento tecnológico contribua para o aprofundamento do conhecimento e da comunicação e se transforme em sabedoria prática.
- DissertaçãoComunicação na educação: o potencial do diagrama para formatos de conteúdo em processos formais de ensino(2016) Castelli, Henri Marcos EsgalhaConsiderando-se a possibilidade de lançar um novo olhar, na perspectiva da semiótica peirciana, para as diversas linguagens, entre elas as linguagens das mídias e a das disciplinas escolares, que se entrecruzam no contexto escolar, notadamente nas salas de aula, a pesquisa contempla a interface entre comunicação e educação e é guiada pela pergunta: Que formato de conteúdo escolar, distinto do texto (verbal), seria pertinente à educação formal? Responder tal pergunta implica atingir o objetivo geral de compreender a relação entre comunicação, educação e linguagem e os objetivos específicos de explicitar como a disciplina escolar pode ser vista como linguagem que se constitui também com signos distintos do verbal e refletir sobre o potencial do diagrama, na perspectiva peirciana, para compor um formato para conteúdo escolar. A pesquisa, que é qualitativa, empregará o método da documentação indireta - pesquisa bibliográfica – e valer-se-á de análise de dados coletados com a aplicação de questionários para alunos do ensino superior, quando da aplicação do formato diagramático para conteúdo de ensino, elaborado pelo pesquisador. Os resultados são relevantes para a comunicação à medida que propõe um formato para conteúdo escolar, que leva em conta a visualidade e também propicia conexões com outros produtos midiáticos; enquanto para a educação, a contribuição está na construção de um novo olhar para as disciplinas escolares e para o processo de ensino/aprendizagem, que privilegia o signo, ou o modo distinto de sugerir, apresentar ou representar ideias, conceitos e no qual o aprendiz é um tradutor de signos. A pesquisa é pertinente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos por apresentar reflexões sobre a comunicação na educação e por elaborar um formato diagramático para conteúdo de ensino, considerando-se o jogo entre aspectos comunicacional e educacional, via linguagens, presente nas salas de aula.