Navegando por Assunto "Comunicação e tecnologia"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoDa escrita de si a diálogos desconcertantes: pedacinhos de nada sobre as tecnologias no cotidiano escolar(2013) Ferraz, Sandra Antonia Convento de MouraA presente pesquisa buscou analisar as narrativas cotidianas de cinco gestores da rede municipal de Sorocaba, SP (diretor de escola, vice-diretor e orientador pedagógico), por meio do resgate de suas memórias midiáticas, no intuito de compreender e (re) pensar a integração das tecnologias da comunicação e informação nas relações de ensino. A perspectiva adotada é a Histórico-Cultural (Vygotsky), por considerar os fenômenos em constante movimento e transformação, corroborando a dinâmica do cotidiano escolar. A metodologia está pautada na pesquisa narrativa, que aborda o estudo da experiência como história e a forma de se pensar sobre ela. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: diário de bordo da pesquisadora, diário de bordo de um gestor, questionários de cinco gestores e gravações em áudio pela técnica do grupo focal. O resgate das memórias midiáticas dos participantes nos deu indícios de que nossa constituição enquanto sujeitos, seja pessoal ou profissional, é fruto da interação social, cultural e histórica de que desfrutamos no transcorrer das relações humanas. Quanto às experiências com as tecnologias, essas se apresentaram refletidas nas práticas dos gestores, num processo de (re) construção e (re) dimensionamento constante no cotidiano escolar.
- DissertaçãoO potencial de significados de produtos videográficos no telejornal "TEM Notícias" da TV TEM - Rede Globo/Sorocaba(2021) Reis, Clayton Esteves dosO tema desta pesquisa envolve a produção de significados de notícias do telejornalismo. Guiada pela questão: Como o videografismo contribui para construção de significados para a notícia no telejornalismo?, delineia-se o objetivo geral de contribuir para a compreensão da produção do notícias no telejornalismo na interface com o videografismo. Considerando-se que o corpus selecionado é composto por notícias do telejornal TEM Notícias, veiculado na TV TEM, afiliada da Rede Globo – Sorocaba, propõem-se os seguintes objetivos específicos: identificar os elementos visuais – produtos do videografismo – que compõem as notícias e inventariar o potencial de significados das notícias compostas com tais produtos. Para tanto, notícias do telejornal - via recortes de telas – são analisadas na perspectiva da semiótica peirceana. A pesquisa é relevante tanto para a comunicação como na perspectiva social, pois demonstra que a semiótica peirceana pode contribuir para a análise de produtos videográficos e para subsidiar a sua própria produção reverberando assim na qualidade da produção telejornalística.
- DissertaçãoPodcast durma com essa: um estudo da produção jornalística do jornal Nexo(2021) Faria, Naiara Albuquerque Melo deEsta dissertação propõe uma reflexão sobre a produção de podcasts da imprensa brasileira. Sabe-se que a distribuição de conteúdo jornalístico por meio deste novo formato midiático tem crescido nos últimos anos e, por isso, a presente pesquisa busca compreender em que grau os podcasts noticiosos guardam relação com as mudanças socioculturais da atualidade. O objetivo é averiguar se há potencial dialógico na produção da coluna Durma com Essa, do Jornal Nexo, com a ajuda da pergunta norteadora: o podcast da coluna Durma com Essa tem elementos que indiquem a presença de potencial de dialogia social? Para isso, a fundamentação teórica estará em Cremilda Medina e Mara Rovida, no embasamento do conceito de Diálogo Social; além de Nelson Traquina, Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari quanto à prática jornalística; John Downing, Dennis de Oliveira e Cicilia Peruzzo, no Jornalismo descentralizado; e Roseli Fígaro sobre Jornalismo Alternativo e novos arranjos econômicos para jornalismo contemporâneo. A abordagem metodológica é a Análise de Conteúdo a partir de Laurence Bardin, com o corpus composto a partir da produção de podcasts durante os seis primeiros meses da Pandemia do Novo Coronavírus, decretada pela Organização Mundial de Saúde em março de 2020. Ao longo do percurso, observa-se que o fazer jornalismo do objeto estudado cumpre com a promessa de promover a contextualização dos fatos no intuito de aumentar o entendimento do público, contudo, não traz elementos que apontam para a presença de dialogia social, quanto à pluralidade de perspectivas, escolha das fontes e presença de protagonistas sociais na narrativa apresentada.