Navegando por Assunto "Comunicação na administração pública"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAnálise dos instrumentos de informação e diálogo na Câmara Municipal de São Paulo na perspectiva da comunicação pública(2017) Marquêz, Paulo Antônio de SousaEste trabalho tem como objetivo identificar, via internet, os instrumentos de comunicação da Câmara Municipal de São Paulo que têm por finalidade informar e outros que buscam estabelecer diálogo com o cidadão, numa ótica da comunicação pública. A Comunicação Pública é o conceito norteador da pesquisa, cujos pressupostos estão comprometidos com o interesse público e a centralidade do processo no cidadão. Trata-se, nas palavras do autor Jorge Duarte, "um esforço de melhorar a vida das pessoas através da comunicação". A discussão se dá por meio de instrumentos que têm por finalidade informar e outros que buscam estabelecer diálogo. A pesquisa configura-se como exploratória, descritiva, bibliográfica e documental. Tem por metodologia uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa que identificou 39 atividades de comunicação entre produtos, mídias e eventos, categorizados de acordo com a sua natureza, levando em conta a função e os tipos de comunicação que podem incluir no âmbito da comunicação pública, bem como a análise de conteúdo das informações veiculadas, em formato de notícias. Foi analisado um universo de 1.249 (hum mil, duzentas e quarenta e nove) notícias publicadas no período de janeiro a dezembro de 2016. Como base teórica, conceitos de comunicação pública de Pierre Zémor, Jorge Duarte, Elizabeth Brandão e Heloiza Matos. As discussões constataram que os instrumentos de informação e diálogo da Câmara Municipal de São Paulo estão vinculados às premissas da comunicação pública e pautados pelo compromisso com a transparência e o diálogo.
- DissertaçãoAudiências públicas na Câmara Municipal de Sorocaba: uma análise comunicacional(2019) Soares, Fernanda BrugnerottoEste projeto está inserido na Linha de Pesquisa Mídia e Processos Socioculturais e tem como objetivo geral identificar e analisar os instrumentos de comunicação institucional utilizados pela Câmara Municipal de Sorocaba para a promoção das audiências públicas no ano de 2018. Tem como objetivos específicos: definir audiências públicas e suas características; entender a comunicação do poder Legislativo à luz da Comunicação Pública; e identificar na estrutura de comunicação da Câmara, quais são e como são utilizados os instrumentos de comunicação institucional utilizadas pela organização para promoção das audiências públicas em 2018. Ao considerarmos audiência pública como um instrumento de participação popular e de comunicação entre a população e a administração pública, apresentamos seu conceito e características baseados em estudos jurídicos, cuja principal base é do jurista argentino Agustin Gordillo. Como base teórica de comunicação pública, temos a contribuição de Pierre Zémor, Jorge Duarte, Elisabeth Brandão e Heloiza Matos. Tem por metodologia o levantamento de informações e análise documental por meio de pesquisa na internet no portal e redes sociais da Câmara, unida à pesquisa bibliográfica sobre os temas acima citados. Como resultados, identificamos a utilização de nove instrumentos de comunicação desenvolvidos pela Secretaria de Comunicação Institucional da Câmara de Sorocaba para a promoção das audiências públicas realizadas no ano de 2018 e a necessidade da revisão de padrões de procedimentos para o uso dos instrumentos identificados, para possibilitar maior acesso da população às informações relacionadas aos eventos em questão
- TeseO “ser e “fazer” do relações-públicas na promoção da abertura parlamentar, transparência pública e participação cidadã(2023) Marquêz, Paulo Antônio de SousaO objetivo deste trabalho é descrever e analisar iniciativas para promover a abertura parlamentar, a transparência pública e a participação cidadã nas câmaras municipais da Região Metropolitana de Sorocaba. A pesquisa tem como base teórica os pressupostos e diretrizes da comunicação pública, comunicação organizacional e das relações públicas. Foram identificadas 31 iniciativas classificadas por sua natureza e função, por meio de uma abordagem descritiva, bibliográfica e documental de natureza quantitativa. Além disso, foi realizada uma Pesquisa-Ação que resultou em um Plano de Ação para implementação de iniciativas de parlamento aberto nas câmaras municipais. Constatou-se que 69% das câmaras municipais têm instrumentos que promovem a transparência pública e a participação cidadã nas câmaras, mas é necessário organizá-los em uma Política de Parlamento Aberto com conceitos, diretrizes e estratégias para fortalecer a comunicação, a transparência pública e a participação cidadã na Região.