Navegando por Assunto "Comunicação na arte"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoModos de referência na arte e o processo comunicacional: um estudo com releituras de Guernica(2012) Santos, Marta Maria Beraldo dosEssa dissertação tem como propósito refletir sobre a comunicação dentro da Arte, ou seja, pensar os processos comunicacionais estabelecidos em processos de criação na Arte. Nosso objeto de estudo são algumas obras constantes do catálogo da exposição comemorativa dos 100 anos de nascimento de Pablo Picasso - “Pablo, Pablo! - uma interpretação brasileira de Guernica” e nosso intuito é avaliar os modos de referência dessas releituras/traduções de Guernica, buscando explicitar que aspectos são nelas proeminentes: se o traço de semelhança ou analogia com a obra/objeto, se a relação que aponta para existentes contidos na obra original ou se é a convenção ou lei que pesa nesse diálogo. Respectivamente, cada um desses aspectos descritos corresponde à tipologia da tradução intersemiótica proposta por Plaza: a transcriação (icônica), a transposição (indicial) e a transcodificação (simbólica). Interessa-nos, também, a maneira como ocorre o diálogo intertextual entre essas representações visuais e a linguagem-objeto, se ela se estabelece com a manutenção da essência do original ou a subverte. Estando inserido no campo da comunicação, dentro do território das mensagens e seus códigos, este trabalho lida com a representação ou linguagem visual. Daí a inserção da semiótica como metodologia de análise. Para o estudo de Guernica, lançamos mão de Schapiro (2002), Ostrower (1998), Salles (2011) e Plaza (2010). Para o estudo de Guernica como metaimagem autorreferencial, fundamentamo-nos em Nöth (apud ARAUJO, 2006). Valemo-nos de Bakhtin (2006), Barros e Fiorin (1999) no exame da intertextualidade. Para a análise do corpus em busca de delinear seu potencial significativo, nos valemos da semiótica peirciana, na esteira do percurso do olhar preconizado por Santaella (2002). A relevância desse trabalho está na possibilidade de abrir brechas para outras reflexões sobre a interferência da Arte no processo comunicacional e que nosso trabalho possa, de alguma forma, elucidar parte dessa questão e instigar outras investigações.
- DissertaçãoProcessos comunicativos da loucura através da arte: a expressão artística como fala em Arthur Bispo do Rosário(2009) Silva, Ana Cristina daEste trabalho é resultado de uma pesquisa teórica que busca demonstrar a possibilidade comunicativa de uma pessoa desagregada emocionalmente com a utilização de um suporte - a arte. Aponta que a existência dessa comunicação é aqui defendida pelo olhar de várias teorias, sejam elas das Ciências da Comunicação e da Psicologia, entre outras; tentando sempre promover o conhecimento tanto do conteúdo como da intenção dessa comunicação. Essa possibilidade comunicativa, conforme demonstrada neste trabalho, não é apenas uma interpretação teórica e psicológica, mas uma realidade que sempre fala do artista esquizofrênico e do seu mundo. Tomados aqui como objeto de estudo, Arthur Bispo do Rosário e suas obras, são vistos como uma rede comunicativa que aumenta e estreita toda tentativa de estar em contato com o mundo e ser por ele compreendido. Além disso, este trabalho relata também a busca constate desse ser desagregado por uma comunicação que promova uma reconstituição de seu próprio entendimento sobre si mesmo e sobre o meio que o rodeio. Fazer-se compreendido através das suas expressões artísticas é apresentado aqui como, não somente uma possibilidade, mas como uma constante na vivência e produção da pessoa acometida pela esquizofrenia, aqui representada por Bispo do Rosário, mesmo que a condição da doença não se trata de uma única condição da produção de arte.