Navegando por Assunto "Construção civil"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoBuilding information model (BIM): uma proposta para interoperabilidade entre softwares disponíveis no mercado brasileiro(2021) Maximo, Maiara Roberta da SilvaBaseando-se no conceito que tem transformado as práticas de desenvolvimento de projetos e a construção civil em todo o mundo, o Building Information Modeling (BIM), proporciona com a sua implementação, uma forma mais assertiva e eficaz na elaboração e execução de projetos. Há uma crescente mudança de cenário no mercado brasileiro, devido ao decreto que visa incentivar a disseminação do “BIM” e estabelece sua utilização de forma gradual direta ou indireta em obras e serviços públicos, iniciativa que trará mais precisão, transparência e menos desperdício. Em um ambiente de transformação digital no contexto de modernização da construção, propõe-se com este trabalho, contribuir com o conhecimento sobre diferentes softwares nos projetos de arquitetura, estrutura, hidráulica, elétrica, compatibilização e cronograma de obra, que de acordo com a sua utilização fazem com que um projeto ou obra esteja alinhado ao conceito BIM através das capacidades de performance que um software deve ter elencados por Eastman et. al. no livro Manual de BIM (2014). O objetivo é apresentar uma proposta de interoperabilidade entre os softwares, para que engenheiros, arquitetos, construtoras, incorporadoras, alunos e professores possam ter uma visão macro do fluxo de trabalho. Como resultado foi desenvolvida uma tabela de Matriz de softwares, no qual os usuários podem se basear para definir qual software que melhor se enquadra em suas necessidades, uma tabela de análise de softwares e aderência aos requisitos BIM e um fluxograma da proposta de interoperabilidade. Através deste estudo foi possível concluir que atualmente existem diversos softwares que necessitam da interoperabilidade para que seja possível a implementação do conceito “BIM” em todo o ciclo de vida de um projeto, pois ainda não há uma solução unificada de ferramentas.
- DissertaçãoMetodologia de execução de obras integrando BIM aos processos construtivos, projeto e execução(2023) Mariano, Daniel Felipe Pereira IwaiO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia de execução de obras que integre o Building Information Modeling (BIM) aos processos construtivos de projeto e execução. Estima-se que, por meio da organização lógica dos processos e de um fluxo de etapas otimizadas, seja possível melhorar as técnicas e serviços atuais do setor da construção. Para tal, foram realizados estudos acerca do tema, a fim de gerar uma base de dados pautada na bibliografia existente, nos documentos relacionados e nos estudos de caso com escritórios previamente selecionados. Foi, então, elaborada uma proposta de metodologia de execução de obras, integrando o BIM aos processos construtivos. Em paralelo, ao decorrer da proposta da metodologia, foram realizados estudos comparativos entre os modelos de execução atuais e a metodologia proposta, que, ao final da pesquisa, correspondeu à abordagem de onze processos construtivos projetuais e vinte e quatro processos executivos. Os indicadores potencializados por meio da metodologia proposta correspondem ao tempo e ao custo das obras, pois um fluxo otimizado de etapas interage diretamente com tais fatores, estimando a melhoraria dos processos construtivos dos profissionais AEC. Contudo, ainda que haja vantagens, os resultados da pesquisa demonstram que BIM apresenta dificuldades para a sua implementação, principalmente pelas suas dificuldades de implementação e pela aceitação do uso da metodologia.
- DissertaçãoSubstrato pós-cultivo de cogumelo shiitake (Lentinula edodes) na produção de tijolo ecológico: avaliação das propriedades mecânicas(2019) Iuama, Miriam RodriguesA imediata necessidade pela sustentabilidade ambiental, haja vista a rápida degradação de algumas regiões do planeta em função da relação do homem com a natureza e principalmente devido as atividades da construção civil, norteou esta pesquisa. O material escolhido para confecção foi o tijolo ecológico por não poluir o meio ambiente, devido à ausência de queima durante sua produção e ainda, por gerar menos resíduos durante a fase de execução de obra. Com propriedades a serem estudadas e agregadas aos tijolos ecológicos, o substrato pós-cultivo de cogumelo tem sido descartado ou utilizado em hortas e lavouras para estruturar o solo. Trata-se de um material lignocelulósico que proporcionaria maior leveza, equalizando a utilização dos recursos naturais. Sendo assim, neste trabalho, pesquisou-se uma maneira de incorporar o substrato pós-produção de cogumelo Shiitake (Lentinula edodes), abundante na região de Sorocaba, em tijolos ecológicos. A metodologia para produção de tijolos de solo-cimento com porcentagem de substrato pós-produção de cogumelo Shiitake envolveu as etapas de secagem a temperatura ambiente do substrato para cogumelo, desfazimento do bloco e passado em peneira metálica para posteriormente ser misturado ao solo, cimento e água e prensado. Após prensado aguardou-se a cura para proceder as análises de resistência à compressão e de absorção de água dos tijolos ecológicos de solo-cimento produzidos com o substrato para cogumelo descartado, pós-cultivo. Os resultados das análises dos tijolos de solocimento produzidos com adição de substrato para cogumelo, pós-cultivo, demonstraram menor resistência à compressão e maior absorção de água em relação aos tijolos ecológicos de solo-cimento convencionais. Tal resultado está em desacordo com a NBR 8492:2012 como material estrutural, porém, pode ser usado como tijolo de vedação, o que não deixa de ser uma possibilidade de uso de recurso descartado que pode agregar valor ao substrato e ter sua aplicação como material de construção, com apelo ecológico por reduzir o consumo de matéria-prima, de energia, de água e a emissão de poluentes na sua produção.