Navegando por Assunto "Contabilidade - Estudo e ensino"
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- DissertaçãoO ensino da contabilidade: do técnico ao superior(2022) Garcia, GilsonEsta dissertação apresenta um estudo da evolução da formação do profissional contábil do técnico ao contador, partindo da Escola Técnica até o primeiro curso Superior em Ciências Contábeis, tendo em parte a cidade de Sorocaba como referência. As fontes de pesquisas foram as bibliográficas a partir das obras de José Carlos Marion, Sérgio de Iudícibus, Clóvis Luís Padoveze, Paulo Schmidt, Dermeval Saviani, legislação e também publicações da grande imprensa. O trabalho foi desenvolvido através da história da contabilidade e da profissão contábil, constando alguns fatos relevantes no Brasil e no mundo referentes ao processo de globalização dos procedimentos contábeis através do International Financial Reports Standards e das funções do profissional contábil nos dias de hoje, frente à necessidade do mercado de trabalho. Trata também da questão do exame de avaliação instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade para fins de registro do diploma de graduação em Ciências Contábeis no respectivo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da federação e do cumprimento em pontos do Programa da Educação Continuada. A vivência profissional no magistério despertou o interesse em pesquisar a história das instituições que oferecem o curso de Ciências Contábeis e correlacionar com a evolução econômica no período entre a década de 70 e 90. 0 objetivo da pesquisa é apresentar a história do surgimento do curso de Ciências Contábeis e sua relação com o desenvolvimento econômico e a necessidade de formar contabilistas para atender às novas demandas econômicas, a partir do processo de industrialização, quando as empresas passaram a necessitar de um maior e melhor acompanhamento das atividades em termos econômicos e financeiros. A criação do curso de Ciências Contábeis, veio a contribuir através dos sistemas de informações contábeis para o gerenciamento, processo de tomada de decisão, análise econômica, análise financeira e consequentemente para cumprir o princípio da continuidade do negócio empresa.
- DissertaçãoO ensino superior de contabilidade diante da revolução 4.0: um estudo na região metropolitana de Sorocaba(2023) Souza, Maria Aparecida SiqueiraEsta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação Superior do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, trata do ensino da contabilidade nos cursos presenciais de Ciências Contábeis, bacharelado, de Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Sorocaba. Nos últimos tempos, as ciências contábeis têm passado por grandes transformações, forçando o profissional contábil a atender novas demandas que perpassam de uma atuação apenas burocrática para a compreensão de uma formação gerencial. Dentre as demandas que surgiram para a transformação da profissão do Contador, a Revolução 4.0 é uma das que causaram maior impacto e estão em voga. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral verificar como os cursos presenciais de Ciências Contábeis, bacharelado, oferecidos por Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Sorocaba estão abordando em seus Projetos Pedagógicos a questão da Revolução 4.0 no que se relaciona à contabilidade. No que tange aos aspectos metodológicos, quanto à sua abordagem, esta pesquisa é qualitativa e, quanto aos procedimentos, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, em um primeiro momento, por meio de um levantamento de artigos, teses e dissertações relacionados com a temática, e em um segundo momento, da análise documental realizada nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s) das Instituições selecionadas no recorte desta pesquisa. O resultado esperado no final da pesquisa é o conhecimento dos Projetos Pedagógicos dos cursos presenciais de Ciências Contábeis das IES da Região Metropolitana de Sorocaba, principalmente no que se relaciona à formação ou não dos estudantes no que se refere às inovações advindas da Revolução 4.0.