Navegando por Assunto "Corpo humano"
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- DissertaçãoCorpos em evidência: reflexões sobre a exposição corporal no curso de fisioterapia(2006) Narcizo, Andrea Luciana GomesEste estudo teve como tema a relação do corpo nas condições de aprendizagem do aluno de fisioterapia. Foi realizada uma pesquisa sobre a relação da exposição corporal dos alunos e sua formação como fisioterapeuta, buscando conhecer melhor a opinião de professores sobre o comportamento dos alunos nas aulas práticas e de estágio. Como procedimento de investigação, foi realizado observações e registros do comportamento de alunos em aulas práticas e estágio, assim como entrevistas com professores de Universidades particulares, utilizando como instrumento um roteiro de questões sobre indicações de comportamentos dos alunos com relação a exposição corporal nas aulas práticas, as possíveis causas e reflexões sobre as condições de aprendizado. As respostas foram agrupadas e realizadas leituras para análise de conteúdo. Os dados apontam para reflexões sobre a vergonha do corpo, o distanciamento ou fragmentação e as condições de aprendizagem oferecidas pela universidade como possíveis motivos para a inibição corporal dos alunos. Assim como uma concordância entre os professores sobre o número grande de alunos para as práticas terapêuticas, necessidade de um trabalho corporal e de auto conhecimento, de preservação da privacidade do aluno, da influencia da sociedade contemporânea com um único padrão de corpo, e da necessidade de refletir sobre a formação no curso, com preocupação ao amadurecimento e aproximação do aluno com o próprio corpo.
- DissertaçãoCotidiano escolar contemporâneo: uma reflexão sobre a mercadoria-corpo(2011) Araujo, Rosângela Gonsalves deEste trabalho desenvolvido na linha de pesquisa cotidiano escolar, pensa qualitativamente sobre o cotidiano escolar contemporâneo, refletindo sobre a mercadoria-corpo. Tendo como objetivo responder a questão da mercadoria-corpo no mundo hodierno, propõe-se observar a presença e o trânsito desse corpo dando a ele uma identidade estabelecida através de mudanças ocorridas na pósmodernidade. Para tanto vai estudar a pós-modernidade em três momentos: o capitalismo tardio com Frederic Jameson, a acumulação flexível com David Harvey e modernidade líquida com Zygmunt Bauman. Agnes Heller, Henry Lefebvre, Silvio Gallo e Maria Lucia de Amorim Soares, abordam, com especificidade o cotidiano escolar. A construção do corpo na construção da história, buscar perceber a relação estabelecida entre corpo, norma e valores sociais, tratando o corpo não na região das formas constituídas mas em um plano de forças e energias do vir a ser. Massimo Canevacci apresenta dizeres definidores dos conceitos atratores, bodyscape, location, dress-code. Após as leituras teóricas e criação de imagens a conclusão constatou que o corpo não é natural porque em cada cultura e em cada indivíduo, o corpo constantemente preenchido por sinais e símbolos, não tem na pele o limite. A pele se liga aos tecidos orgânicos da metrópole comunicacional. À mercadoria-corpo é imposta sem emudecimentos, sem recalques, seu embrutecimento de forma cada vez mais forte e insana. Nesta forma corpo, poder e dominação perdem e devem ser categorias discutidas e colocadas a prova no ambiente escolar, apontando a possibilidade de criarem relações igualitárias ou cotidiana das instituições educacionais, com destaque para a universidade.
- DissertaçãoO corpo no cotidiano: movimentos na comunicação, na cultura e na dança(2010) Martins, Maria de Lourdes AlencarEste trabalho de dissertação tem como objetivo, de modo geral, estudar os processos de comunicação do corpo no cotidiano, no contexto das culturas, mediante suas múltiplas manifestações, como mídia e como texto, mais notadamente, sua linguagem artística, por meio da dança contemporânea. Entre nossos objetivos específicos estão discutir o corpo presente no espetáculo Casa, da Cia. Déborah Colker, que incorpora os movimentos do dia a dia, complexificando-os, fazendo com que trabalhe em constante superação, o que significa também problematizar seu papel como o de um produtor de textos poéticos na comunicação. Para tanto, primeiramente, pretendeu-se fundamentar teoricamente o corpo como objeto de pesquisa da comunicação e da cultura, a partir de sua relação com as teorias da comunicação, com o ambiente urbano, com o espaço e com a educação, na medida em que este se apresenta em cena constantemente rompendo limites físicos, quando se assume como “corpo poético”, aquele que, mais do que se preocupar com detalhes técnicos formais da dança, valoriza a exploração dos movimentos, das habilidades, do resgate de gestos espontâneos. Além disto, refletimos sobre a reconfiguração das posturas corporais, num contexto em que o ser humano se expressa, também, por meio das tecnologias. Assim, o corpo, físico, mas inteiro, integral, não dicotomizado (corpo e alma) é entendido em seus movimentos, sob o ponto de vista da comunicação, com sua linguagem, expressa por signos não verbais. Nossas ponderações dialogam com as reflexões de autores como Foucault, Santaella, Campello, Lotman, entre outros. Em Campello (1997), especialmente, o corpo é entendido como texto, de acordo com Lotman (1978). Buscamos a leveza da escrita poética, por supormos que assim solicita nosso objeto, ainda que com isto assumamos alguns riscos. Porém, cremos no além mais profundo das “linhas e entrelinhas”, nas quais se pressupõe a emergência de novas posturas corporais, em busca do ser humano, pensante, que opina, participa, cria, modifica, enfim, que se expressa mediante as transformações globais que nos envolvem nos dias de hoje.
- DissertaçãoPós-modernidade e corpo: a educação física escolar na sociedade de consumo(2005) Marcolan Júnior, ÁlvaroEste trabalho apresenta um panorama sobre o corpo no atual momento contemporâneo, a partir das práticas corporais realizadas por alunos do ensino fundamental fora da Educação Física escolar. O significado das práticas corporais, do corpo, e da própria Educação Física escolar, se apóia no princípio de que estamos na pós-modernidade, temos corpo, existe Educação Física escolar e vivemos na sociedade de consumo. Buscou-se através da análise de conteúdo conhecer o significado das falas dos alunos sobre os temas entendimento do corpo, das práticas corporais e da Educação Física escolar, numa tentativa de fornecer elementos para uma reflexão contextualizada dentro da própria Educação Física escolar.