Navegando por Assunto "Cuidados com a beleza"
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- DissertaçãoInterfaces comunicação e fisioterapia dermato funcional: a teoria das mídias e a celulite analisadas em sites de beleza(2017) Bertozzo, Renata Puertas ErnandesEsta pesquisa se faz na conexão entre a Comunicação e a Fisioterapia Dermato Funcional. Da primeira, utilizamos as informações dos sites de beleza que abordam o tema da celulite; do segundo, a base científica que possibilita apontar e indicar possíveis incorreções no conteúdo que os sites oferecem, principalmente, às suas leitoras. O objetivo geral desta pesquisa é identificar a fidedignidade das informações relacionadas à celulite contidas nos sites de beleza, e como objetivo específico, discutir , sobre o papel destas informações no padrão de beleza imposto pela mídia, quando se trata da busca do corpo sem imperfeições estéticas. O desenvolvimento da pesquisa tem como corpus uma seleção de sites, com suas respectivas ilustrações e imagens, pesquisadas entre 2016 e 2017. O corpo teórico da pesquisa foi constituído por de autores da área da comunicação, como Norval Baitello Junior, e da área da Fisioterapia Dermato Funcional, como Fábio Borges. A relevância desta pesquisa se dá, em primeiro lugar, pelo diálogo entre áreas, demonstrando a interdisciplinaridade como grande característica da comunicação, assim como na discussão sobre o papel que a mídia exerce sobre a busca da beleza a qualquer custo, mediante as informações sem respaldo científico sobre a fisiopatologia e protocolos de tratamentos para celulite encontradas nos sites analisados.
- DissertaçãoPreenchimento dérmico facial com produto à base de ácido hialurônico: metodologia para ensino médico(2013) Ruiz, Rogério de OliveiraEste trabalho trata da importância da metodização do ensino de preenchimento dérmico facial no treinamento de médicos alunos que pretendem atuar ou já atuam na área da estética da face. Parte-se da premissa histórica do quão preocupante é o envelhecimento e a estética facial, que sempre foram a tônica de grandes inquietações da humanidade. Os pressupostos desse estudo consideram que os profissionais atuantes na área da estética necessitam ter um conhecimento profundo de anatomia, fisiologia da pele, característica dos “fillers”, e de técnicas de aplicação, além de um apurado senso estético, para obter sucesso nessa terapêutica. A metodologia proposta tem como base os procedimentos realizados na Clínica Iz de Cirurgia Plástica entre 2007 a 2010, onde se observaram os resultados do uso de produtos de preenchimentos dérmicos não cirúrgicos (minimamente invasivos). Baseia-se também na experiência adquirida pelo pesquisador, como palestrante e instrutor em vários eventos no Brasil e no exterior. Escolheu-se o ácido hialurônico para a metodização do ensino por suas características físico-químicas bem conhecidas, sua facilidade de manuseio e a grande oferta de formas farmacêuticas apresentada no mercado. Mesmo se mostrando um procedimento seguro, o preenchimento dérmico necessita ser realizado por profissionais bem treinados, uma vez que eventualmente podem ocorrer complicações durante o procedimento.Elas podem, e devem, ser minimizadas por meio da utilização de técnicas de prevenção, indicação individualizada e precisas que levem a resultados satisfatórios e seguros para os pacientes. A discussão teórica de anatomia facial, fisiologia e classificação do envelhecimento, características reológicas dos produtos e técnicas de aplicação embasam a parte prática, na qual a demonstração ao vivo ou a supervisão do procedimento é realizada. A idealização de aulas, teóricas e práticas (demonstração e supervisão), proposta neste trabalho mostrou-se de grande valia no ensino dos médicos. O sucesso deste método pode ser verificado a partir dos resultados obtidos nos preenchimentos realizados pelos alunos e pela observação da queda dos relatos de efeitos adversos. Uma vez aprendidas as técnicas de preenchimento dérmico facial com produtos à base de ácido hialurônico, o médico pode realizar essa terapêutica com outros fillers, com resultados harmônicos.