Navegando por Assunto "Curso de administração de empresas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoImplementação das diretrizes curriculares nacionais do curso de administração em uma instituição privada(2005) Araújo, Gerson deEste texto, é fruto de um trabalho desenvolvido no Curso de Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba - UNISO, com o objetivo de investigar como uma Universidade privada de ensino superior (IES) implantou mudanças no Curso de Administração de Empresas, em um de seus campi, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação, encaminhadas às lES pelo do Parecer CES/CNE n° 146/2002, as quais se propõem "servir de referencia para as instituições na organização de seus programas de formação, permitindo flexibilidade e priorização de áreas de conhecimento na construção dos currículos plenos" (p. 3), tendo em vista formar os profissionais demandados pelos meios de produção, em constante processo de incorporação de novas tecnologias. A pesquisa foi realizada num dos campi da IES situado numa cidade do interior do Estado de São Paulo, e se desenvolveu por meio da análise de informações coletadas em documentos Oficiais e da IES e por meio de entrevistas realizadas com uma parte do corpo docente. Tal análise permitiu concluir que a IES efetivamente apropriou-se das referidas diretrizes, por meio da reformulação do referido curso, porém, sua implementação gerou inconformidade e conflitos entre os professores, pela maneira autoritária como o processo foi conduzido. Assim, na nossa avaliação, a IES estudada ainda não conseguiu que a prática cotidiana dos professores incorporasse a nova pedagogia das competências, visto que estes, em sua grande maioria, continuam a desenvolver o processo ensino/aprendizagem com base nos conteúdos disciplinares e em seu domínio como pressuposto básico do desempenho profissional.
- DissertaçãoO ensino de teoria geral da administração para a compreensão da formação do administrador e do processo de organização do trabalho(2006) Lechugo, Carla PinedaEsta dissertação vincula-se a linha de pesquisa “Cotidiano e Conhecimento Escolar” e tem como finalidade problematizar o processo formativo do Administrador de Empresas, com base na seguinte indagação: os componentes curriculares Teoria Geral da Administração I e II desenvolvidos numa Instituição de Ensino Superior paulista, contribuem para a formação do Administrador na perspectiva de humanização do processo de organização do trabalho? A busca de possível resposta ao problema proposto demandou: (a) o entendimento das práticas sociais que no âmbito do processo de organização do trabalho produzem a desumanização dos trabalhadores; (b) exame dos componentes curriculares Teoria Geral da Administração I e II tentando discernir suas contribuições para o entendimento do processo de organização do trabalho na sociedade em curso; (c) entrevista com o docente responsável pelos referidos componentes curriculares com o objetivo de problematizar sua compreensão sobre a contribuição desses componentes para o processo formativo do aluno do Curso de Administração e (d) análise de relatórios de pesquisa em empresas para observar as tendências relativas aos processos de organização do trabalho.