Navegando por Assunto "Dança na educação"
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- DissertaçãoCartas em três atos: Paulo Freire, Angel Vianna e o cotidiano escolar(2016) Almeida, Laura Helena Jamelli deNesta dissertação apresento algumas experiências de arte-educação e de interpretação em dança que fundamentaram e impulsionaram outras práticas com estudantes da Educação Básica, na disciplina de Arte, considerando o ensino das suas expressões, contemplando o corpo como forma de expressão. Entendo a arte e a educação como encontro de subjetividades, como processo em que se dá o autoconhecimento, através de aprendizagens de todo o tipo, diluindo as fronteiras entre arte e educação, na medida em que há uma conexão com a vida. Por essa razão, vi a necessidade de proporcionar aos (às) estudantes a oportunidade de vivenciarem uma experiência dessa natureza, já que o estudo do corpo sensível e do movimento, enquanto expressão está ausente do meio escolar, pela posição subalterna ocupada pela arte nesse meio. Oriento-me pela teoria de Paulo Freire e sua pedagogia para a autonomia, que entende a educação como um processo baseado no diálogo, no qual educador (a) e educando (a) constroem o conhecimento, construindo-se também, enquanto sujeitos autônomos, portanto, emancipados. Tenho por objetivo demonstrar que a interpretação em dança e a educação possuem estreita ligação no que concerne ao uso dos jogos corporais e cênicos, para promover o conhecimento corporal, inserindo a dança enquanto área do conhecimento no contexto escolar, na medida em que trabalho com os seus fundamentos. Para atingir esses objetivos, optei pela utilização do trabalho de percepção pelo movimento e pelo jogos corporais, proposto pela artista da dança Angel Vianna, que busca uma forma própria de expressão, através do corpo e do movimento, sem a imitação de um modelo de corpo ou de movimento. Por último, apresento tais práticas e as reverberações que elas suscitaram nos (nas) estudantes, demonstradas por eles (as) em diferentes formas de expressão, tais como desenhos, músicas, poemas e relatos por escrito. Entendo o cotidiano escolar como um ambiente complexo, estabelecendo-se nele redes de múltiplas e diferentes relações, exigindo outras lógicas para a sua compreensão, coerentes com as vivências cotidianas. A fim de abarcar essa gama de experiências artísticas e educacionais, optei pela pesquisa narrativa, em que a narrativa pessoal e o protagonismo do sujeito se fazem presentes, o que lhe confere um caráter político, pois o sujeito reivindica o direito de narrar em nome de si próprio, sem a interpretação do (a) outro (a). Por pressupor um (a) interlocutor (a), a narrativa demanda uma escrita em que o diálogo com este (a) esteja em evidência. Desse modo, opto por narrar minhas experiências por meio de cartas, nas quais os imbricamentos entre teoria, prática e vivências se encontram presentes.
- DissertaçãoInspiração, conteúdo e leveza: Pina Bausch adentra o cotidiano escolar(2014) Machado, Carmem SilvaInspiração, conteúdo e leveza: Pina Bausch adentra o cotidiano escolar é uma pesquisa que relata o processo criativo de um percurso pedagógico, que coleciona nas/das histórias do cotidiano o trabalho da professora/artista em dança-teatro nas aulas de arte com alunos e alunas do ensino fundamental da escola Prof. Benedicto Leme Vieira Neto, situada na cidade de Salto de Pirapora (SP). A pesquisa teve como objetivo geral discutir o trabalho com dançateatro enquanto linguagem artística e estética, buscando na educação ambiental, apoio teórico e metodológico, situando o cotidiano escolar numa dimensão política na corrente pósmoderna de educação. Como objetivo específico pretendeu-se conhecer qual o pensamento em teatro e dança, adentrava a escola e como os praticantes desse cotidiano escolar eram influenciados na construção do pensamento artístico produzido nesses espaços. A partir desse cenário inicia-se o processo investigativo e de experimentação das diferentes formas de fazer/pensar arte no cotidiano escolar. O estudo do corpo e do espaço nas atividades em dança-teatro desenvolvidas no decorrer dessa pesquisa demonstra como redes de conhecimento são tecidas entre alunos e alunas e a professora artista, possibilitando maior interação entre os conteúdos curriculares e os conhecimentos adquiridos e compartilhados entre eles e elas durante a pesquisa. A educação ambiental permitiu o relacionamento entre os praticantes do cotidiano escolar nas diferentes conexões e linguagens, e nos diferentes espaços/tempos, possibilitando novas formas de aprender. As práticas discursivas que estão materializadas nesse estudo, resultaram na performance Sentiver onde após oito anos de trabalho, os alunos e alunas começam a se apropriar da linguagem artística e estética em dança-teatro no cotidiano escolar.