Navegando por Assunto "Direito - Estudo e ensino"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoDireito como componente curricular nos cursos de graduação(2017) Corrêa, Vanessa Gurgel GonzallezEsta dissertação de Mestrado buscou evidenciar os motivos que justificam a inclusão, na matriz curricular de cursos superiores de graduação, não pertencentes à Ciência Jurídica, do Direito como componente curricular obrigatório. Para tanto, foi realizado um estudo para vislumbrar a forma como se desenvolve o conhecimento e para desvelar sua abordagem, especialmente, na educação superior. Nesses termos, foi elaborada uma análise a respeito do Currículo, instrumento no qual se realiza a prática educativa, responsável por habilitar o estudante como profissional competente e, inclusive, como pessoa apta a viver/conviver em sociedade. A análise fortaleceu a ideia de que a práxis educacional deve considerar o ser humano como um ‘valor absoluto’, tornando possível compreender a dialética existente entre Educação e Direito como essencial fonte para a formação do Sujeito de Direito. A pesquisa realizada foi proveniente de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico. Os resultados apresentados evidenciaram a relevância de se incluir, nos cursos de graduação, e de se manter, nos que já o incluem, o componente curricular referente ao campo do Direito, concebendo esse procedimento como pressuposto para uma formação crítica, digna e cidadã, associada à finalidade essencial da educação superior: formação técnica e humanística. Nesta dissertação, o estudo evidenciou que, ao se incluírem conhecimentos jurídicos no Currículo dos cursos superiores de graduação não pertencentes à Ciência Jurídica, consegue-se fomentar um processo de ensino-aprendizagem mais reflexivo e consciente sobre a realidade social, contribuindo para a materialização do conhecimento significativo, que deve ser cultivado nas Instituições de Ensino Superior.
- TeseEducação no cotidiano dos valores: a presença das mulheres nos/dos direito(s) na perspectiva freireana(2022) Maranzano, Patrícia Andréa PannunzioEssa pesquisa visou estudar a aplicação de novas práticas educativas no ensino aprendizagem de Direito e direitos, de forma a permitir que a pesquisadora se reinventasse no cotidiano escolar, visto o papel que a educação, como direito fundamental deve ocupar no Estado Democrático de Direito. Neste contexto, a pesquisadora trabalhou com as narrativas ficcionais com o objetivo de relatar as experiências vividas em salas de aula, as dificuldades encontradas de forma a captar as histórias de vida dos discentes e docentes e expectativas em relação ao conhecimento adquirido, e de que forma esse conhecimento contribui para atuação cidadã na comunidade onde vivem e como através de práticas pedagógicas alunos poderiam ser estimulados na aquisição de conhecimento, ético e colaborativo. Além das narrativas ficcionais esta investigação também apresentou pesquisa realizada em diversos Bancos de dados acadêmicos de teses e dissertações que demonstraram práticas pedagógicas utilizadas na graduação em Direito e os direitos humanos fundamentais com o intuito de buscar respostas que permitissem revigorar práticas pedagógicas de docentes. Com isso, busca-se demonstrar a importância do aprendizado ético e contínuo, que devem incorporar possíveis mudanças nas estratégias pedagógicas com a finalidade de contribuir com a edificação de uma sociedade democrática de direitos, visto ser este um dos grandes papeis da educação.