Navegando por Assunto "Educação - Aspectos morais e éticos"
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- DissertaçãoA ética e os valores da pós-modernidade e o cotidiano escolar(2007) Paes, Maria do Carmo Lincoln RamalhoEsta dissertação, articulada com a linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano escolar, traz para a pauta de debates os valores da pós-modernidade e a análise de destacados autores pós-modernos, que afirmam vivermos a era do vazio, da falência dos valores, da ética. Em contrapartida, são introduzidos autores que não concordam com essas teses, enriquecendo e ampliando o debate. Os autores mencionados são: Jean-François Lyotard; Gilles Lipovetsky; Terry Eagleton e Zigmund Bauman. A pesquisa investiga se e como essas teses pós-modernas se refletem no cotidiano escolar, tendo a ética como referência das questões. Para essa análise, são entrevistados professores de uma escola pública e de uma escola particular, ambas da cidade de Sorocaba. Esses dois ambientes diferenciados são escolhidos para possibilitar o estabelecimento de um paralelo entre duas realidades que marcam fortemente o cotidiano da educação brasileira. Os procedimentos adotados são: a pesquisa qualitativa e empírica, por meio da observação, entrevistas semi-estruturadas orais, usando a técnica da gravação, e a aplicação de um questionário respondido por escrito; além disso, são aproveitadas conversas informais, individuais ou em grupo, ora gravadas, ora espontâneas. A pesquisa justifica-se por trazer ao debate uma das mais controvertidas questões da atualidade, tanto na sociedade em geral quanto na educação. A tônica central desse debate é a preocupação com o ‘fim dos valores’. É de grande interesse saber como essa tese se reflete na realidade escolar. A investigação revelou que, na realidade não existe uma falência generalizada de valores, mas uma desestabilização dos valores tradicionais e a busca ainda tateante e insegura de novos pontos de referência para o agir moral. Dessa forma, o trabalho pode contribuir para estimular a reflexão ética entre gestores, professores, alunos e o corpo administrativo da escola sobre um tema que não só está presente no dia dessas pessoas, mas é de fundamental importância para o sucesso do agir educativo.
- DissertaçãoEducação e cultura de paz: um olhar para o cotidiano escolar a partir do encontro com os hibakushas(2022) Oliveira, Givanildo Pereira deDo encontro do pesquisador com os hibakushas – sobreviventes da explosão da bomba atômica de Hiroshima –, esta pesquisa se volta ao conceito de Cultura de Paz, ao apresentar narrativas que giram em torno de trajetórias de sujeitos anônimos que criam possibilidades, através de micro ações, no cotidiano escolar ou fora da escola, envoltos na tentativa de estabelecer a paz. O embasamento teórico gira em torno de autores como Paulo e Nita Freire, Peter Spink, Marcos Reigota e Nei Alberto Salles Filho, que contribuem para fazer brotar as narrativas dos atravessamentos vividos ao longo da trajetória e ganham relevância no enfrentamento das violências cotidianas, para superá-las. A escolha metodológica pelas narrativas vem da perspectiva ecologista de educação, que propõe ao pesquisador tornar-se parte da própria pesquisa, trazendo à cena, caminhos percorridos, reflexões experimentadas e aquilo que vai lhe atravessando: textos, encontros, filmes, músicas, exposições, enfim, o cotidiano em que atua e pode ser o palco para a construção de sentidos que nosso tempo anda carente. Com a força e empatia dos hibakushas; a postura freireana do esperançar e; a transcendência indígena que nos convida a adiar o fim do mundo, o objetivo da pesquisa é evidenciar as subjetividades como potência para disseminar a cultura de paz, mesmo diante de um cenário de pandemia que aterroriza e mata.