Navegando por Assunto "Educação - Historiografia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAção docente em tempos de abertura: considerações sobre a história da educação pública paulista de 1985 a 2000(2011) Almeida, Antonio de PáduaA dissertação analisa a ação docente no período de transição da ditadura civil-militar para a redemocratização e faz considerações sobre a política educacional implantada pela ditadura civil-militar, que privilegiou o aumento quantitativo de alunos e professores em detrimento da qualidade do ensino. O governo ditatorial rompeu com o Projeto Nacional Desenvolvimentista e implantou uma política econômica dependente, alinhando-se aos Estados Unidos na esfera capitalista, ao contexto da Guerra Fria. Visando a formação de mão-de-obra para as indústrias multinacionais que se instalavam no país, a educação teve reformas de caráter tecnicista e a formação de professores foi aligeirada através da licenciatura curta. Logo, a concentração profissional dos professores da escola pública paulista se tornou numerosa e suas atividades sofreram um processo de proletarização com os baixos salários, multiplicação das horas de trabalho, falta de infra-estrutura nas escolas. Os professores reagiram a essa realidade, se organizando em torno da APEOESP, entidade sindical representativa. Por meio dela lutaram por melhores condições de trabalho, tendo atuação importante no processo de abertura política como realização de fóruns de discussão para participação dos professores no trabalho de elaboração da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que foi promulgada quase uma década depois do início de seu projeto. O texto aponta alterações que a LDB assimila em seu percurso baseadas em princípios neoliberais, identificados na elaboração final da Lei. Foi o momento em que o Brasil se inseriu no mundo globalizado, assumindo compromissos internacionais relacionados à educação. A pesquisa foi realizada tendo como metodologia: consulta bibliográfica, levantamento de arquivos e leitura de jornais da época e, do acervo de material publicado pela APEOESP durante o período pesquisado. Teoricamente, utiliza o pensamento e as obras de DREIFUSS (1981), LIBÂNEO (2001, 2002, 2003), SAVIANI (1999, 2003, 2010).
- DissertaçãoHistória dos jogos escolares do município de Sorocaba em meados do século XX(2006) Santos, Edson Segamarchi dosEste estudo tem por objetivo recuperar uma das possíveis histórias das primeiras edições das competições escolares ocorridas no município de Sorocaba, os Jogos Escolares. Concentramos nossos esforços em retratar o período histórico referente ao início dessas competições, que foi a partir dos anos 40 do século anterior. Para produzir a pesquisa, recorremos a fontes documentais, escritas e, principalmente, orais. Encontramos nos depoimentos - de alguns agentes envolvidos nesses eventos - informações, que permitiram identificar os personagens, e os fatores que determinaram o início desse processo, tendo em vista que as competições escolares estão presentes até os dias atuais. Também realizamos um diálogo, com alguns dos autores da produção historiográfica dos anos 1980 e 1990, da Educação Física brasileira. Tendo-se como base as informações colhidas nas fontes, procuramos questionar as teses apresentadas por alguns desses autores, através principalmente, dos depoimentos. Ao analisar o conteúdo das falas, foi possível refutar as afirmações apresentadas por alguns autores, segundo as quais, a Educação Física e o esporte escolar teriam sido manipulados e teriam se tornado, inclusive, um dos "braços operacionais" do regime militar instalado no Brasil a partir de 1964. Inquirimos os agentes quanto à questão política, e da sua possível interferência no âmbito do esporte escolar. Os depoentes não estabeleceram relação alguma entre esporte escolar e políticas oficiais de cunho conspiratório, em qualquer momento na história dessas atividades no município de Sorocaba. Encontramos no decorrer da pesquisa consistentes informações que nos permitiram concluir que as demandas sociais locais e a iniciativa de pessoas simpatizantes das atividades esportivas, na década de 1940, determinaram o surgimento das primeiras competições entre escolas da cidade.