Navegando por Assunto "Educação - Teses"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAtividade participativa na formação de policiais: o direito e a educação no cotidiano escolar do policial civil(2011) Ueda, Fernanda dos SantosNo mundo contemporâneo em que prevalecem as incertezas, buscar caminhos alternativos para fazer o outro falar e ser ouvido, demonstrou ser importante na formação de pessoas, em específico de policiais que irão interagir com pessoas muitas vezes em situações limites. Essa dissertação teve como foco um estudo de caso no cotidiano escolar para a formação de policiais civis. A ACADEPOL, Academia de Polícia Coriolano Nogueira Cobra, que pertence a Polícia Civil de São Paulo, foi o locus de uma experiência educacional utilizando como referência o teatro do oprimido de Augusto Boal em atividades participativas. A presente pesquisa abrangeu os anos de 2005 a 2007, período de elaboração e implantação experimental, por um grupo de professores, de dramatizações de situações do cotidiano do policial civil com enfoque no Direito Administrativo. O estudo de caso foi analisado a partir de dados coletados com professores, alunos, fotos e documentos do processo de criação e implantação das atividades. Utilizou-se de referencial interdisciplinar para entender o processo das encenações. O estudo de caso como um todo mostrou o envolvimento de professores com a necessidade de mudar o cotidiano escolar, a busca de alternativas não convencionais e os resultados nas falas de alunos. Os resultados das avaliações com os alunos envolvidos no teatro na sala de aula apontaram para um reconhecimento positivo, no que refere a aprendizagem, a empatia, interação, e o entendimento do conteúdo de forma interdisciplinar.
- DissertaçãoDemocratizando o acesso à educação superior: o caso da UFSCAR - Campus Sorocaba(2011) Camargo, Elenita Ferreira MeiraO presente estudo apresenta uma reflexão sobre o processo de democratização do acesso à Educação Superior Brasileira. Em especial, foi realizado aqui um estudo de caso, o da Universidade Federal de São Carlos –Campus Sorocaba, implantado no contexto de uma política de expansão formulada pelo Ministério da Educação (MEC). Através de investigação empírica e bibliográfica, este trabalho apresenta um histórico da evolução da educação superior desde o caso dos excedentes, da década de 60 até o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 – 2010). A expansão da educação superior é representada por números em tabelas e em gráficos. Frente a esta expansão são descritos os diversos programas que buscam formas de atender à demanda da Educação Superior. Entre estes programas enfatizou-se o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o REUNI, mostrando que ele busca levar a universidade pública a todos. Neste contexto de expansão e reestruturação é apresentado o Campus Sorocaba, cuja implantação veio preencher uma lacuna na educação superior em Sorocaba e região, que por longos anos só contava com instituições privadas, em sua maioria, particulares e algumas comunitárias. Neste novo contexto, através de uma análise dos dados dos candidatos ao vestibular de 2009 da UFSCar – Campus Sorocaba, procurou-se identificar se as oportunidades atingiram ou estão atingindo progressivamente os estudantes de Sorocaba e região; se estes estudantes estão tomando ciência desta nova oportunidade de poder usufruir de uma universidade pública reconhecidamente de qualidade. Os resultados deste estudo demonstram avanços na democratização, mas também demonstram que há muito a ser feito e que merece novos acompanhamentos e novos estudos.
- DissertaçãoFormação continuada de professores: análise de teses e dissertações em educação(2007) Figueiredo, VanessaA formação continuada para professores foi o tema desta dissertação, que teve como objetivo geral compreender o que pesquisadores investigaram sobre o tema, identificando as pesquisas em educação que apresentam em seu contexto o professor. O aprofundamento das análises foi feito em 4 teses e 9 dissertações da Universidade Estadual de Campinas, que abordaram o tema sobre formação continuada de professores. A investigação teve como problemática o que as pesquisas em educação já estudaram sobre este tema, quais os problemas, objetivos, tipos de pesquisas e conclusões levantadas por pesquisadores em educação. Adotou-se como procedimento a análise de conteúdo de teses e dissertações desenvolvidas no período de 2001 a 2006 na área da educação, pela Universidade Estadual de Campinas. Com o total de 1.545 pesquisas desenvolvidas neste período, investigando o professor, apenas treze tiveram como foco a formação continuada. As análises apontam para uma tendência em pesquisa qualitativa, com análise documental, entrevista, narrativa e estudo de caso, como principais procedimentos investigativos adotados. Os problemas e os objetivos apresentam o foco na eficiência dos cursos de formação relacionado com a prática pedagógica dos professores participantes, e as conclusões reforçam a importância do diálogo com professores para conhecer o contexto de trabalho na escola, a coerência dos planejadores ao elaborar esses cursos e o comprometimento do professor em seu processo formativo.
- DissertaçãoO ensino da matemática e o cotidiano escolar: uma abordagem apoiada no filme Matrix(2011) Lima Junior, Haroldo AleixoEssa pesquisa aborda o ensino de matemática no cotidiano escolar de escolas públicas no município de Salto de Pirapora, interior do Estado de São Paulo, tendo como abordagem a observação das práticas pedagógicas e sociais cotidianas e o filme Matrix como parâmetro de análise da sociedade atual na qual a escola e o ensino de matemática se inserem. Particularmente enfoco os impactos das novas tecnologias, como as originadas da informática e seus programas de computador (“Matrix”), e a sua presença no ambiente escolar. Destaco o papel do professor (a) no processo pedagógico frente a esses desafios contemporâneos dando ênfase ao professor de matemática. Nesse sentido, como professor de matemática, faço uso das observações e análise de minhas próprias práticas pedagógicas e sociais. Procuro através desta pesquisa mostrar como um jovem professor de matemática do interior de São Paulo se vê confrontado cotidianamente com diversos desafios em sala de aula e como é possível explicitar as possibilidades de mudanças sociais através da educação (matemática) utilizando novas tecnologias. A dissertação está fundamentada em referenciais teóricos, entre outros, do ensino de matemática (D‟Ambrosio), do cotidiano escolar (Marcos Reigota), das novas tecnologias (Pierre Levy) e no filme Matrix.
- DissertaçãoO personagem negro em lições de história do Brasil: olhares oitocentistas(2011) Conti, Maria Lígia; 1955-Este trabalho, que se desenvolve na linha de História e historiografia: políticas e práticas escolares, teve como fio condutor a busca do personagem negro, africano ou nascido no Brasil, nas lições de história do Brasil, nos anos 1800: sua relação com a sociedade da época e sua participação no desenrolar histórico das transformações do país. A motivação condutora para tal estudo foi a Lei 10639/03, que determina o ensino da história e cultura africanas nas escolas brasileiras. Objetivou-se encontrar material informativo que trouxesse o conhecimento das relações sociais dos negros em tempos de tráfico negreiro e movimentos pró e contra a escravidão, estendendo-se aos momentos de tensão que levaram à assinatura da lei Áurea, libertando do cativeiro todos os negros, que passaram então a ser considerados cidadãos brasileiros, segundo a Constituição de 1824. Para este estudo, na busca das obras em questão, foram consultados os acervos em diferentes repositórios da memória nacional, como: bibliotecas universitárias, públicas e associativas, nacionais e estrangeiras e, ainda, acervos particulares. De posse de material significativo para a investigação, foram levantados dados e investigadas as efetivas citações referentes aos negros e à sua participação na narrativa histórica de cada autor. Após análise do conteúdo, teceram-se considerações baseadas em fatos históricos, como também em documentação paralela e apoio teórico referente à própria pesquisa histórica. As constatações feitas referentes à narrativa aqui investigada estimulam o interesse por novas questões na busca de propostas de ensino, no que tange a história e cultura africanas.
- DissertaçãoPrivatização do ensino superior no Brasil e a profissão docente(2011) Medeiros, Frediana Vezzaro deO presente trabalho deseja contribuir para a discussão de algumas determinantes relacionadas aos desafios dos docentes no ensino superior e a questões da privatização do ensino superior bem como da profissão docente. Pretende-se oferecer aos leitores reflexões acerca das contradições, dos problemas e dos avanços que norteiam o tema. Nesta perspectiva, Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, privilegiando autores tais como: Luiz Antonio Cunha, José Dias Sobrinho, Valdemar Sguissardi, José Contreras, Selma arrido Pimenta, Miguel Zabalza, Fernando Gil Villa, Pedro Goergen, Marcos Masetto entre outros autores que discutem a temática proposta para este trabalho. Dentro do foco central relacionado à privatização do ensino superior no Brasil e à profissão docente, procura-se explorar os seguintes tópicos: a Analisar os pressupostos teóricos a respeito do tema em questão; b) Refletir sobre os aspectos sociais, econômicos e educativos do mundo globalizado contemporâneo; c) Discutir os problemas do trabalho docente universitário oriundos da privatização do ensino superior. Para tanto, apresentamos neste trabalho uma análise do campo da Educação Superior no Brasil com destaque para a profissão docente nas IES privadas com fins lucrativos.