Navegando por Assunto "Educação baseada na competência"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAs reformas educacionais, a apropriação da noção de competências e sua efetiva aplicação pelos professores de uma escola técnica(2007) Pinto, Neucy Donizeti XavierA discussão apresentada nesta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Instituição Escolar, História, Políticas e Práticas, relacionada com a pesquisa intitulada “Competências e prática social: o trabalho como organizador e estruturador das reformas educacionais brasileiras no Ensino Médio na Educação Profissional de Nível Técnico e sua concretização nas instituições escolares nos primeiros anos do século XXI” sob a responsabilidade de João dos Reis Silva Junior e Celso João Ferretti. Visa identificar e discutir a apropriação e a objetivação da noção de competências pelos professores de uma escola técnica pública de nível médio no Estado de São Paulo. A discussão está ancorada nas modificações ocorridas na produção capitalista ao final do século passado e as novas demandas por formação de trabalhadores, as quais resultaram nas reformas capitaneadas pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96) e pelo DL 2208/97, hoje revogado pelo DL 5154/04. Num primeiro momento são apresentadas as modificações ocorridas na produção e o novo perfil requerido do trabalhador. Em seguida são discutidas as reformas na educação decorrentes destas novas demandas requeridas e os meios encontrados para solucionar o problema de formação do novo trabalhador. No momento seguinte são apresentadas as análises das entrevistas feitas com os professores, no intuito de determinar as apropriações que estes realizam da noção de competência, e como as objetivam, em seu planejamento de curso e em sala de aula. As categorias para análise das apropriações e objetivações foram desenvolvidas a partir de estudos realizados por Newton Duarte e Agnes Heller sobre o tema. A conclusão das análises sugere que a instituição escolar pesquisada exerce pouca ou nenhuma influência na apropriação da noção de competência mesmo entre os professores do ensino médio que recebem uma carga maior de capacitações. Pretende-se com este trabalho contribuir para a compreensão da influência das propostas da reforma entre os professores do ensino técnico, vários dos quais, além da atividade docente, exercem funções profissionais em empresas privadas, serviço público ou serviços.
- DissertaçãoConvergências entre yoga e educação no brasil: um caminho para competência e para formação humanista?(2021) Pires, Cristiane SalesO Yoga é considerado uma prática milenar de corpo-mente que se especializou na conscientização da atenção, na regulação do controle do estresse e das emoções por meio de práticas respiratórias, posturas corporais, relaxação e meditação. Há um processo em curso que resulta na fragmentação do ser humano. O contexto escolar atual é caracterizado por declínio da saúde física e mental de estudantes e professores sendo urgente testar e implementar programas de bem-estar. A Educação pode e deve ser espaço de reconhecimento, reflexão e transformação desta realidade. Nesta pesquisa, procurou-se responder à pergunta: quais são as possíveis convergências entre o Yoga e a Educação? Essa pesquisa se justifica porque buscou suprir a lacuna de pesquisa que buscasse os fundamentos que justificariam a integração do Yoga e da Educação sob a ótica da construção de competência e formação humanista. O objetivo primário deste trabalho foi avaliar a relação entre o Yoga e a Educação. Dentre os objetivos secundários estavam comparar os fundamentos do Yoga com o triplo processo da Educação (CHARLOT, 2014), formação humanista (GOERGEN, 2005) e o conceito de competência (PERRENOUD, 1999); descrever diferentes experiências de Programas de Yoga em escolas brasileiras; avaliar se e como os programas podem contribuir para a formação humanista e desenvolvimento de competência. Fazem parte da metodologia: a pesquisa bibliográfica; o estudo de campo, com aplicação de entrevistas com roteiro semiestruturado direcionadas a responsáveis por programas de Yoga no Brasil; e a análise de documentos, como apostilas e anotações feitas em seminários. Dentre alguns resultados, foram encontrados que o Yoga constitui-se um campo de investigação recente, mas em crescimento; não foram localizados trabalhos que relacionam Yoga e Educação Superior com foco nas convergências deste estudo; que a BNCC é mais um vetor de implantação do Yoga em escolas; e - mais relevante – que há aproximações entre o Yoga e a Educação, no que diz respeito ao processo de humanização, socialização e singularização, na origem do conceito de competência, possibilitando a formação humanista.
- DissertaçãoDocência e reforma do ensino técnico: o plano de trabalho docente como instrumento de implementação em uma escola técnica estadual paulista no período 2001-2004(2006) Vieira, Ana Maria ContiEste trabalho é resultado de pesquisa elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Nível de Mestrado da Universidade de Sorocaba, na linha de pesquisa “Instituição Escolar: História, Políticas e Práticas”. O trabalho tem por objetivo a verificação de como os professores se apropriaram das propostas de reforma da Educação Profissional de Nível Técnico desencadeada no Brasil na segunda metade da década de 1990 e conseqüentemente como as objetivam em suas práticas. Propusemo-nos investigar como as apropriações e objetivações referidas ocorrem em no curso de Administração de uma determinada escola estadual de Ensino Técnico de Nível Médio, levando em consideração apenas uma das práticas do professor: a elaboração do Plano de Trabalho Docente. Partimos do suposto que esse Plano é uma prática na qual o professor objetiva as variadas apropriações que realizou a respeito da referida reforma. Para este estudo utilizamos vasta bibliografia documental e entrevistas efetuadas com um grupo de professores, do curso investigado. A escola está situada em uma cidade do interior paulista e que apresenta um vasto parque industrial e uma grande oferta de serviços. Essa escola faz parte de uma Rede de escolas técnicas estaduais, com unidades em todo o território do Estado. Utilizamos como base teórica os autores Agnes Heller e Newton Duarte. A escolha desses autores dá-se pelas contribuições que oferecem, tomando a obra de Marx e Lukács como principais bases e tendo como tema as categorias trabalho e formação. Os autores Heller e Duarte trabalham com as categorias apropriação, objetivação e cotidiano que nos ajudam na análise dos dados desta pesquisa. Como resultado da pesquisa efetuada, consideramos que os professores se posicionam contrários ao novo modelo de ensino, embora não tenham conseguido, de fato, apropriar-se das objetivações efetuadas pela reforma educacional, não o implementando em suas práticas.
- DissertaçãoO conceito de competência: origem e aplicações na educação(2021) Mota, Cristiane BevilaquaO conceito de competência é amplamente utilizado em várias áreas do conhecimento: Administração, Psicologia, Economia e Educação. A amplitude de usos do conceito, somada à sua relevância intrínseca, especialmente no que diz respeito à Educação, sinaliza e legitima pesquisas sobre ele. Nesta pesquisa, procurou-se responder à pergunta: como o conceito de competência foi introduzido na Educação? O objetivo geral foi compreender a origem e as acepções do conceito de competência até o início da sua utilização em documentos e propostas, e da crítica por parte de alguns estudiosos da Educação. Para atingir este objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica diacrônica para analisar diferentes definições do termo e compreender os seus desdobramentos. Dentre alguns resultados, o mais significativo apontou para a base da Teoria do CHA, remontando a Pestalozzi e suas chaves da aprendizagem, com a tríade “cabeça, mãos e coração”. Antes de chegar a Pestalozzi, há referências de autores à obra de Dewey ([19--?]) e de Bloom et al. (1956). Este último, referenciado por onze autores como o precursor da Teoria do CHA.
- DissertaçãoPráticas docentes no ensino por competência em um curso de turismo do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza(2006) Serpa, Esmeralda MacedoEsta pesquisa tem por objetivo analisar as práticas docentes desenvolvidas por professores do Curso de Turismo de uma Escola Técnica Estadual localizada em um dos municípios do interior de São Paulo, pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, doravante citado como CEETEPS, supondo-se que tais práticas derivam das apropriações/objetivações que fazem da reforma do ensino técnico, mediadas pelas apropriações/objetivações que o CEETEPS realizou com relação a essas reformas. Procurou-se investigar se as práticas docentes privilegiaram ou não o ensino por competência, conforme consta nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação profissional, bem como as razões que os levaram a orientá-las para uma ou outra direção. Os procedimentos de pesquisa adotados consistiram no levantamento e leitura de documentos, observação de aulas, na realização de entrevistas, bem como na análise dos dados obtidos, cobrindo temas relacionados à implementação da reforma do ensino técnico. Os dados foram discutidos considerando os debates sobre a formação por competências e sua inspiração pelo CEETEPS. Os resultados levaram a constatação de que os professores trabalham inseridos em um cotidiano criado por eles mesmos como alternativa, sem aplicar a legislação no que tange a pedagogia do ensino por competências, talvez por desconhecê-la. Para os professores que necessitam atuar desta forma, os planos de trabalho docente são documentos burocráticos, elaborado apenas para cumprir as normas de instituição. Palavras-chave: ensino técnico, competências, plano de trabalho, educação profissional, prática docente.