Navegando por Assunto "Educação cristã"
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- TesePedagogia inaciana: humanismo ou mercado(2018) Torres, Andréa SanhudoEsta pesquisa busca apresentar uma análise das formações discursivas sobre humanismo e globalização na gestão acadêmica da Pontificia Universidad Javeriana (PUJ), na Colômbia, da Universidad Católica de Córdoba (UCC), na Argentina, e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Brasil, mantidas pela Companhia de Jesus. Secular, a missão educadora e evangelizadora dos jesuítas na América Latina tem por princípio os valores do humanismo cristão de orientação tomista. No contexto atual, as instituições pesquisadas vêm elaborando e reformulando seus documentos de gestão acadêmica a fim de contemplar os princípios da Pedagogia Inaciana e atender às demandas mercadológicas de globalização da educação superior. Dessa forma, o estudo apresenta-se a partir de dois contextos referenciais. O primeiro aborda a trajetória dos jesuítas, desde a criação da Companhia de Jesus, a implantação da Ratio Studiorum e a participação no desenvolvimento da educação na América espanhola e portuguesa. O segundo apresenta o viés econômico da globalização que levou a educação superior a repensar suas funções enquanto universidade e o papel na formação do sujeito da educação. Para as análises das formações discursivas, foram utilizadas as categorias paráfrase e polissemia em análise do discurso, com base em Michel Pêcheux e Eni Orlandi, buscando identificar se os esforços inacianos para a preservação das origens da Companhia de Jesus, quanto à formação humana integral, têm sido contemplados nas universidades pesquisadas. Propõe-se, ainda, verificar se as formações discursivas de orientação mercadológica vêm se sobressaindo nestas gestões. Como corpus de análise, selecionou os documentos das universidades, como Missão, Visão, Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Plano de Desenvolvimento Institucional(PDI), no caso da universidade brasileira; para as universidades argentina e colombiana, o corpus foi composto por Missão, Visão, Proyeto Educativo, Planeación Universitária e Plan de Desarrollo Institucional (PDI). Para base referencial de contexto ao humanismo cristão inaciano, foram utilizados os documentos Características da Educação da Companhia de Jesus (1986), Pedagogia Inaciana - uma proposta prática (1994) e Projeto Educativo Comum da Companhia de Jesus na América Latina (PEC), publicado em 2005. Estes documentos almejam oferecer um aporte significativo para a educação quanto aos processos formativos, ao papel do professor e às instituições jesuítas. Para a compreensão de modelos globalistas, buscou-se como referencial Carlos Eduardo Martins (2011), que apresenta cinco interpretações para globalização, a partir da interpretação de estudiosos com base no materialismo histórico; e as propostas apresentadas pelo Banco Mundial para a área da educação superior, destacadas por Boaventura Sousa Santos (2007). Resgatando a caminhada da Companhia de Jesus durante séculos pela missão de educar e evangelizar, percebe-se que a Ordem vem se esforçando para manter seus princípios humanísticos e entende que são necessárias adaptações às diversidades, especialmente às novas demandas que do mercado globalizante que exige educação superior em termos de qualificação e excelência.
- DissertaçãoSistema preventivo de educação: vivência e prática da cultura escolar nas olimpíadas salesianas(2009) Cabrino, Janaína PaulonO presente estudo é uma dissertação de mestrado que tem objetivo analisar o Sistema Preventivo de educação salesiana idealizada no século XIX pelo padre italiano João Bosco, mais conhecido como Dom Bosco, sendo praticado até hoje nas escolas e obras da Congregação. Este sistema se desenvolve por meio de práticas educativas que compõem a cultura escolar dos colégios salesianos. Dessas práticas, merecem especial atenção as Olimpíadas, realizadas nas escolas que trazem a marca de Dom Bosco. O estudo percorre ideais e realizações que culminaram na organização do Sistema Preventivo e tem por hipótese mostrar como as atividades esportivas presentes nas Olimpíadas concretizam os princípios da preventividade, promovendo a formação do aluno de ontem e de hoje de acordo com a premissa deixada por seu idealizador: “Formar bons cristãos e honestos cidadãos”. Para fundamentar este estudo, realizou-se levantamento bibliográfico, documental e pictográfico delimitando-se o objeto de estudo a um colégio da congregação salesiana, localizado na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Trata-se do Colégio Salesiano São José, fundado em 1961 pelo Padre Pazini. Dentre os estudiosos da vida e obra de Dom Bosco que serviram de referência para compor este estudo, destacam-se Lemoyne, Pietro Braido e João Modesti, todos pertencentes à Congregação Salesiana. Agregando valor ao trabalho teórico, realizou-se pesquisa de campo por meio de entrevistas com sujeitos que, de formas variadas, têm participado da história das Olimpíadas. Após o estudo, observou-se que a sua prática contribui para a formação do jovem desenvolvendo em sua vida valores morais e de conduta, por meio da incorporação dos princípios deixados pelo grande mestre. Com particular ênfase o texto trabalha a alegria, o esporte, o lazer e a proximidade entre alunos e educadores – meios de se assegurar a preventividade.