Navegando por Assunto "Educação e Estado - São Paulo (Estado)"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoEducação de tempo integral: entre entraves e possibilidades(2015) Caiuby, Bianca BarrocheloA pesquisa Escola de Tempo Integral busca nos fundamentos e na história da educação elementos que possam responder à necessidade de uma intencional e efetiva ação socialmente integrada que venha representar uma contribuição ao processo de democratização da educação. O trabalho reflete sobre o sentido da educação em tempo integral por meio de fundamentações históricas e da experiência concreta. Esta apresenta o contexto de escola integral possível e, vislumbra o significado dos seus processos educativos para todos que vivenciam a experiência e entendem que essa escola tem mais que um horário estendido, tem sua responsabilidade estendida também. Oscilando entre o passado, o presente e o futuro a fim de costurar a pesquisa, o texto cruza fundamentações, e, traz à tona indagações e análise do que houve, o que se tem e o que se pretende com essa proposta educativa. Justifica-se a pertinência do estudo pelo desenvolvimento da educação em tempo integral sob a perspectiva histórica que permite conjugar o passado com a proposta de uma sociedade realmente educativa. Como problema de pesquisa para guiar a investigação, formula: Quais são as possibilidades e os entraves das escolas de educação em tempo integral atualmente? Quais são as hipóteses e vivências relatadas pelos professores sobre a proposta de educação em tempo integral do estado de São Paulo? Os objetivos específicos buscam: apontar as bases legais da educação em tempo integral e entender como se tem realizado políticas públicas para a implantação de escolas em tempo integral. Nesta perspectiva o texto faz um estudo de caso de uma Escola Estadual de Sorocaba, que aderiu em 2013 a um novo Programa de Ensino Integral. O caminho metodológico desenvolve-se pela pesquisa bibliográfica, pela apresentação de fontes legais e pelo estudo de caso de uma escola estadual. A investigação baseia-se principalmente na reflexão dos seguintes autores: Anísio Teixeira (1968), Jaqueline Moll (2012), Saviani (2006,2011), além de documentos oficiais, como legislações e manuais. Quanto às conclusões, pode-se afirmar que a escola de tempo integral apesar de muitos entraves, aponta para as possibilidades de uma jornada escolar expandida, ampliada em suas responsabilidades, com resultados concretos no processo de ensino-aprendizagem e na formação integral do aluno.
- DissertaçãoEscola de tempo integral no Estado de São Paulo: sua implementação na E. E. Prof. Renato Sêneca de Sá Fleury, em Sorocaba(2008) Chanes Junior, José GarciaA presente pesquisa tem como tema principal o projeto das escolas de tempo integral do estado de São Paulo (ETIs), implantado em Sorocaba. O objetivo deste trabalho é sistematizar as informações que envolveram toda a implantação e funcionamento das ETIs dessa cidade, principalmente a escola estadual Prof. Renato Sêneca de Sá Fleury localizada no jardim Europa no município de Sorocaba. Vale destacar, que uma das motivações do trabalho é tentar compreender a concepção, a aceitação e a implantação do projeto, iniciado no final de 2005 em 500 unidades que fizeram a adesão. E buscar pistas de se a proposta de tempo integral para a escola púbica no Brasil pela lógica neoliberal pode ser um avanço sem se submeter lógica do controle e da segregação social? Trata-se de um texto que procura contribuir para o estudo das políticas públicas implantadas no país e das escolas de tempo integral.
- DissertaçãoO SARESP e suas implicações no ensino de língua portuguesa na rede pública estadual: um relato de experiência(2013) Luz, Zelinda Honorato SoaresEsta dissertação resulta de uma pesquisa qualitativa realizada em cinco salas de aula, do 9º ano, na disciplina de Língua Portuguesa, em uma escola do ensino fundamental, na cidade de Sorocaba/SP, tendo como objeto analisar os conteúdos abordados na avaliação do SARESP- Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, com especificidade os gêneros textuais e as tipologias textuais embasados no conceito bakhthiniano de gênero do discurso, para compreender a relevância desses conteúdos no cotidiano escolar para identificar a defasagem que ocorre entre o processo ensino – aprendizagem e o resultado insatisfatório das provas externas realizadas pela SEESP – Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Os referenciais teóricos estão embasados fundamentalmente em Mikhail Bakhtin e trabalhado no Brasil por Luiz Antonio Marcuschi. Os procedimentos adotados seguiram o seguinte ritmo: aulas expositivas contemplando as variantes dos gêneros textuais e as tipologias textuais; sistematização de atividades sobre as questões apresentadas pelos SARESPs anteriores; reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem através do auxilio de protocolos construídos pelos próprios alunos com registro de impressões, medos, angustias e ansiedades antes e depois das provas; considerações sobre os registros redigidos pela professora pesquisadora sobre o desenvolvimento das atividades propostas. Dentro do universo pesquisado e através das intervenções pontuais elencadas houve evolução nos índices de aproveitamento, conforme indicam valores obtidos em 2011 = 224,2 e 2012 = 238,00 referentes ao 9º ano do ensino fundamental.