Navegando por Assunto "Educação integral - São Paulo (Estado)"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoEducação de tempo integral: entre entraves e possibilidades(2015) Caiuby, Bianca BarrocheloA pesquisa Escola de Tempo Integral busca nos fundamentos e na história da educação elementos que possam responder à necessidade de uma intencional e efetiva ação socialmente integrada que venha representar uma contribuição ao processo de democratização da educação. O trabalho reflete sobre o sentido da educação em tempo integral por meio de fundamentações históricas e da experiência concreta. Esta apresenta o contexto de escola integral possível e, vislumbra o significado dos seus processos educativos para todos que vivenciam a experiência e entendem que essa escola tem mais que um horário estendido, tem sua responsabilidade estendida também. Oscilando entre o passado, o presente e o futuro a fim de costurar a pesquisa, o texto cruza fundamentações, e, traz à tona indagações e análise do que houve, o que se tem e o que se pretende com essa proposta educativa. Justifica-se a pertinência do estudo pelo desenvolvimento da educação em tempo integral sob a perspectiva histórica que permite conjugar o passado com a proposta de uma sociedade realmente educativa. Como problema de pesquisa para guiar a investigação, formula: Quais são as possibilidades e os entraves das escolas de educação em tempo integral atualmente? Quais são as hipóteses e vivências relatadas pelos professores sobre a proposta de educação em tempo integral do estado de São Paulo? Os objetivos específicos buscam: apontar as bases legais da educação em tempo integral e entender como se tem realizado políticas públicas para a implantação de escolas em tempo integral. Nesta perspectiva o texto faz um estudo de caso de uma Escola Estadual de Sorocaba, que aderiu em 2013 a um novo Programa de Ensino Integral. O caminho metodológico desenvolve-se pela pesquisa bibliográfica, pela apresentação de fontes legais e pelo estudo de caso de uma escola estadual. A investigação baseia-se principalmente na reflexão dos seguintes autores: Anísio Teixeira (1968), Jaqueline Moll (2012), Saviani (2006,2011), além de documentos oficiais, como legislações e manuais. Quanto às conclusões, pode-se afirmar que a escola de tempo integral apesar de muitos entraves, aponta para as possibilidades de uma jornada escolar expandida, ampliada em suas responsabilidades, com resultados concretos no processo de ensino-aprendizagem e na formação integral do aluno.
- DissertaçãoEscola de tempo integral no Estado de São Paulo: sua implementação na E. E. Prof. Renato Sêneca de Sá Fleury, em Sorocaba(2008) Chanes Junior, José GarciaA presente pesquisa tem como tema principal o projeto das escolas de tempo integral do estado de São Paulo (ETIs), implantado em Sorocaba. O objetivo deste trabalho é sistematizar as informações que envolveram toda a implantação e funcionamento das ETIs dessa cidade, principalmente a escola estadual Prof. Renato Sêneca de Sá Fleury localizada no jardim Europa no município de Sorocaba. Vale destacar, que uma das motivações do trabalho é tentar compreender a concepção, a aceitação e a implantação do projeto, iniciado no final de 2005 em 500 unidades que fizeram a adesão. E buscar pistas de se a proposta de tempo integral para a escola púbica no Brasil pela lógica neoliberal pode ser um avanço sem se submeter lógica do controle e da segregação social? Trata-se de um texto que procura contribuir para o estudo das políticas públicas implantadas no país e das escolas de tempo integral.