Navegando por Assunto "Engenharia - Estudo e ensino"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA educação à distância nos cursos de graduação em engenharia(2019) Oliveira, Rafael Barbosa deO presente trabalho é baseado em resultados obtidos de uma pesquisa exploratória sobre o que pensam alunos, professores e empregadores sobre a implementação da modalidade de Educação à Distância (EAD) nos cursos de graduação em engenharias. A pesquisa contemplou a aplicação de questionários junto a alunos dos 9º e 10º períodos dos cursos de engenharia que cursaram disciplinas na modalidade presencial e a aplicação de questionários a professores e empregadores. Este estudo visou identificar e analisar as impressões e opiniões sobre a modalidade EAD aplicada nas engenharias e como percebem a formação e capacitação do aluno dentro dessa modalidade para sua atuação profissional. Os resultados indicaram que a maioria dos pesquisados tanto alunos, professores e empregadores aceitaram a implementação da modalidade EAD nas engenharias, mas não para todas as disciplinas, propondo uma opção semipresencial ou híbrida.
- DissertaçãoA temática ambiental na formação acadêmica dos engenheiros e engenheiras em Sorocaba(2012) Silva, Ariane DinizA pesquisa tem por objetivo investigar como a temática ambiental está inserida nos cursos de Ensino Superior de Engenharia da cidade de Sorocaba. A cidade oferece hoje 29 cursos na área de Engenharia, porém o estudo será baseado em 25 cursos, pois foram retirados 3 cursos de Engenharia Ambiental e 1 curso de Engenharia Florestal. Foi realizado o levantamento da grade curricular de todos os cursos em análise e destacadas as disciplinas cujo título tem alguma aproximação com a temática ambiental. Após o levantamento das disciplinas, foram destacados os conceitos mais comumente utilizados em seus títulos. Foi feita a contextualização de cada um dos temas principais e posteriormente a identificação dos professores responsáveis por estas disciplinas. O último passo foram entrevistas com professores que ministram essas disciplinas para identificar de que maneira eles abordam com os seus alunos esses temas, tendo em vista hoje a grande importância de um consistente conhecimento e comprometimento com a temática ambiental por parte desses novos profissionais.
- DissertaçãoEducação de engenheiros no mundo líquido(2011) Laiate, Maria Luísa Liesack de CarvalhoPartindo da complexidade que advém do início do processo de globalização que ocorreu a partir da segunda metade do século XX, essa dissertação tem por objetivo examinar a educação dos alunos de graduação em engenharia, levantando e expondo algumas das características mais importantes desse momento, tentando alinhavar algumas considerações pertinentes à formação humana e ao desenvolvimento científico-tecnológico. Metodologicamente essa pesquisa apoia-se na leitura de Zygmunt Bauman e primordialmente em seu conceito de modernidade líquida. O trabalho está dividido em quatro capítulos, sendo que no primeiro é examinado o conceito de modernidade líquida de Bauman e suas consequências para diversas esferas da vida humana, abrangendo a sociedade, a política e a economia. No segundo, é discutida a incerteza que é postulada no conhecimento a a partir da teoria de Einstein. No terceiro capítulo são resgatados alguns dos conceitos do mundo líquido que possuem uma relação direta com o processo de aprendizagem e com a educação. E, finalmente, no quarto, são analisadas dentro de uma perspectiva estática as grades curriculares de cursos de engenharia de uma universidade pública e também, é examinada a coerência da proposta dada pela instituição à formação desse futuro engenheiro entrelaçando com as questões levantadas a partir da modernidade líquida.
- DissertaçãoParceria universidade-empresa: estudo de caso Uniso-Walter do Brasil no ensino e aprendizado de engenharia(2019) Belchior, AlexandreEste trabalho apresenta uma descrição da parceria firmada entre a Universidade de Sorocaba - Uniso e a empresa Walter do Brasil, no compartilhamento do espaço industrial para realização de atividades práticas relacionadas aos componentes curriculares dos cursos de engenharia com foco na indústria metal mecânica. Segundo o que se observa na literatura boa parte das parcerias entre as universidades e empresas apresentam características voltadas para as áreas de pesquisa científica, desenvolvimento de produtos e soluções de problemas. No caso da parceria UnisoWalter do Brasil, o foco é a melhoria do ensino de engenharia da universidade. O objetivo deste trabalho foi, portanto, analisar essa parceria através da opinião dos estudantes, professores da Uniso e funcionários da Walter em relação as atividades realizadas dentro da empresa. A metodologia utilizada foi através de pesquisa baseada na escala de Likert, onde utilizou-se questionários pontuando vários aspectos envolvidos no processo. Com o resultado dessa análise foi possível identificar aspectos positivos e negativos sobre esta parceria, como também apontar possíveis dificuldades encontradas no uso do espaço cedido pela empresa. Por fim, essa parceria viabilizou a doação de equipamentos para desenvolvimento de um novo laboratório dentro da universidade.